Nova série de lives do Café Filosófico CPFL debate intolerância e o convívio com as diferenças

O Café Filosófico CPFL estreia em junho uma nova série de lives #ficaemcasa com a temática “O eu e o outro: a (difícil) arte da convivência nas diferenças. Sob a curadoria da socióloga Isabelle Anchieta, a série abordará o paradoxo que se estabelece entre a busca pelo reconhecimento do espaço individual no mundo e o efeito reverso que tem reorganizado movimentos contrários. O Café Filosófico CPFL é um programa realizado pelo Instituto CPFL com transmissão online e gratuita pelo Youtube.

A crescente reivindicação por reconhecimento da nossa face nesse mundo, da nossa cor, etnia, gênero, posições políticas e orientação sexual, no Ocidente Moderno, tem produzido um efeito reverso no contemporâneo. O orgulho negro, reorganizou os supremacistas brancos; os gays, os héteros; o feminismo, o machismo”, contextualiza Isabelle.

A série também reflete sobre o crescimento da intolerância e do ódio que impedem o diálogo e reafirmam a disputa do “nós contra eles”, além de debater alternativas para pacificar o convívio entre essas diferenças. “O que podemos fazer para virar a página belicosa das relações culturais e sociais de nossa época e renovar nossa aposta no convívio e no pluralismo?” questiona a socióloga.

Episódio de estreia

Na estreia, o episódio “Em busca de um lugar comum” aborda a necessidade de reconhecimento, de atenção, do olhar do outro para a formação da imagem de cada um. O episódio tem a participação da curadora da série, Isabelle Anchieta, que é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

“As lutas por reconhecimento nos conduziram a uma crescente humanização e individualização no Ocidente Moderno. Esse processo, ainda em curso, depara-se atualmente com o que podemos chamar de hiperindividualismo, acirrando ainda mais as disputas dos grupos e dos indivíduos por autoconfiança e autoestima”, explica Isabelle.

Composta por quatro encontros, a nova série de lives do Café Filosófico CPFL vai ao ar às quintas-feiras, às 18 horas, no canal do Café no Youtube. A classificação é de 14 anos.

Confira as datas das exibições:

10/06 – Em busca de um lugar comum, com Isabelle Anchieta – lembrete aqui

24/06 – As definições nos definem?, com Maitê Schneider – lembrete aqui

08/07 – O que nos une: raça e diversidade no Brasil, com Carlos Medeiros – lembrete aqui

22/07 – Convívio: como viver juntos em sociedades plurais, com Eduardo Wolf – lembrete aqui

 

Fotos dos episódios: aqui (créditos em cada pasta)

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. 

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts

Parabéns, São Paulo!

São Paulo, SP, Sampa, “megalópole”, metrópole, a cidade que não dorme, que não para, a cidade da cultura, da arte, do lazer, do esporte, dos