Exposições do Museu Afro Brasil sobre o centenário da Semana de Arte Moderna e o aniversário de SP vão até o próximo dia 30

Visitantes poderão ver pela primeira vez a obra ‘Navio Negreiro’ (1961), do modernista Di Cavalcanti, após trabalho de restauro que levou dois meses, entre outras obras

 

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, encerra no próximo dia 30 de junho a série de exposições inauguradas entre os dias 25 de janeiro e 25 de fevereiro, em celebração à cidade de São Paulo e ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Inaugurada em 25 de janeiro, a mostra Arqueologia Amorosa de São Paulo, com curadoria de Emanoel Araujo, é uma homenagem à metrópole, enquanto a exposição Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade, com curadoria de Maria Silvia Barsalini e Emerson Ribeiro, iniciou as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna no museu. Em fevereiro, as exposições Esse Extraordinário Mário de Andrade, A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall, Os Artistas Modernistas e Os Artistas da Academia somaram-se à programação comemorativa da instituição.

O tríptico Navio Negreiro (1961), do artista Di Cavalcanti, foi restaurado e está em exposição pela primeira vez após o trabalho realizado pelo Ateliê Raul Carvalho – Conservação e Restauro de obras de arte, em São Paulo. O restauro da obra, que pertence à coleção do banco J. P. Morgan, contou com uma equipe de seis profissionais e levou cerca de dois meses para ser concluído. Foram realizados procedimentos como remoção de verniz antigo, sujeira, preenchimento de perfurações, planificação, retoques pontuais, e, por fim, aplicação de vernizes de proteção.

Também estão entre as principais obras da exposição “Os Artistas Modernistas” uma das raras pinturas a óleo de autoria do artista pernambucano Cícero Dias e a belíssima tela Religião Brasileira I, de Tarsila do Amaral. Já na mostra “Esse Extraordinário Mário de Andrade” destacam-se a escultura Nossa Senhora das Dores (século XVIII), de Aleijadinho, e os milagres recolhidos por Luís Saia durante a Missão Folclórica de 1938.

Na exposição “A volta do Baile da SPAM de Lasar Segall” o público poderá conhecer um pouco da cenografia produzida pelo artista para os bailes de carnaval da Sociedade Pró-Arte Moderna, na década de 1930, e assistir a uma animação projetada em grandes dimensões.

Serviço

Exposições: “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mario de Andrade”, “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, “Os Artistas da Academia”, “Os Artistas Modernistas” e “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall”

Visitação: até 30 de junho de 2022, das 10h às 17h (permanência até as 18h)

Local: Museu Afro Brasil

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10/ Estacionamento pelo Portão 3

Ingressos: R$ 15 (meia-entrada R$ 7,50) / Entrada gratuita às quartas-feiras

Sobre o Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu Diretor Curador, Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil é um espaço de história, memória e arte.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O Museu exibe parte deste acervo na exposição de Longa Duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts