ONG Visão Mundial e Senac São Paulo realizam Mostra fotográfica ‘Camina Conmigo’

senac-sao-paulo

Projeto da ONG Visão Mundial usa a arte para chamar atenção para a realidade dos migrantes; exposição abriu no no Dia Mundial do Refugiado

 

No dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, a Visão Mundial, em parceria com o Senac, lançou uma exposição fotográfica sobre a chegada dos venezuelanos ao Brasil. O evento aconteceu nesta segunda-feira (20), na unidade Francisco Mattarazzo, onde a exposição está fixada e aberta ao público até o dia 02/07. Participaram do lançamento representantes de instituições ligadas a causa de refúgio

e migração no país, além de empresas parceiras tanto das duas organizações.

Durante o evento, as coordenadoras de projeto da Visão Mundial, Amanda Ferreira (Vem, Tú Puedes – PRM) e Gabriela Santos (IntegrAção – Instituto BRF), falaram sobre as dificuldades que pessoas migrantes ou em situação de refúgio enfrentam no novo país, como as barreiras na comunicação por conta do idioma, a dificuldade de conseguir emprego e estabilidade financeira e questões ligadas às diferenças culturais.

Elas também destacaram o quanto a abertura de oportunidades para pessoas de diferentes nacionalidades pode ser benéfico para as empresas que contratam. Gabriela pontua que “não basta que apenas o setor de recursos humanos esteja preparado para atender as demandas de funcionários não brasileiros, mas é preciso criar um ambiente amigável, livre de xenofobia e aberto a troca de experiências e pontos de vista“.

Em coro com a palestra da Visão Mundial, Marcos Brogna, professor, jornalista e autor do livro Viva (e entenda) a diversidade, publicado pela editora Senac São Paulo, falou sobre o quanto é importante refletir e entender a diversidade e compartilhou suas experiências ao escrever o livro que discute a diferença na sociedade e compila histórias de pessoas diversas.

Camina Conmigo” é uma iniciativa da Visão Mundial que tem o objetivo discutir o tema da migração e refúgio a partir da história daqueles que foram forçados a migrar. Simultaneamente à mostra fotográfica em São Paulo, está a exposição artística em Roraima (no Pátio Roraima Shopping). São 20 obras, todas feitas com objetos de migrantes e refugiados. As telas foram produzidas pelo Coletivo de Arte Urbana: “PLAC, os carimbadores malucos”. A exposição está aberta ao público, gratuitamente, até o dia 30 de junho.

Serviço

Camina Conmigo – Mostra Fotográfica 

Local: Senac Francisco Matarazzo

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 249 – Água Branca, São Paulo

Data: De 20/06 à 02/07

Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts