Os consórcios intermunicipais multifinalitários surgem como uma estratégia eficiente na gestão pública, unindo esforços de municípios vizinhos para enfrentar desafios comuns de forma colaborativa. Essa modalidade de cooperação permite a otimização de recursos, o compartilhamento de expertise e a implementação de projetos abrangentes em diversas áreas. Saúde, segurança e educação são temas basilares que incentivam a criação de câmaras técnicas, a fim de trazer mais eficiência em toda a gestão, neste sentido vemos que a atividade turística tem ganhado protagonismo e espaço para discussão e aprimoramento em nível regional.
Em relação à gestão pública em turismo aplicada em consórcios no Estado de São Paulo, podemos destacar dois exemplos, em especial: CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo e CONISUD – Consórcio Intermunicipal da Região Sudeste da Grande São Paulo. Atuando de forma multifinalitária, promovem a sinergia de secretários e dirigentes municipais de turismo, trade regional, sociedade civil organizada e instituições de ensino através das Câmaras Temáticas de Turismo que tem como objetivo planejar e executar ações que posicionam o turismo como mola propulsora para o desenvolvimento econômico e social regional.
E é neste cenário estratégico que se faz necessário a assessoria de turismólogos e profissionais do turismo em cada município, para que possam assegurar que políticas públicas sejam elaboradas e executadas de forma assertiva e em conformidade com as regulamentações e normas vigentes, sendo o turismo uma pauta multidisciplinar, com seu alcance sobretudo nas áreas sociais, econômicas e ambientais, esta assessoria não pode ser negligenciada com a ausência de profissionais devidamente capacitados.
Dentro de todas as responsabilidades e assuntos que cabem ao turismólogo e profissionais em turismo assessorar seus municípios e consórcios intermunicipais, pode-se destacar os temas de maior relevância:
- Criação e acompanhamento do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo;
- Criação e acompanhamento do FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo;
- Criação e atualização periódica do PDTM – Plano Diretor de Turismo Municipal;
- Assessoria para criação e atualização de leis municipais que promovam turismo;
- Inclusão do Município no Mapa do Turismo Brasileiro;
- Acompanhar a política de ranqueamento das Estâncias Turísticas e MITs;
- Assessoria para gestão da Região Turística – Programa de Regionalização.
Considerando todos os benefícios do turismo, quando bem estruturado em um município e região, não há justificativa para não contar com turismólogos e profissionais do turismo nas repartições públicas.
31 de Julho de 2023
Renato Ferreira – Turismólogo
Filiado ABBTUR-SP
Turismólogo na Secretaria de Turismo em Cotia
Integrante Câmara Temática de Turismo CIOESTE
Integrante Câmara Temática de Turismo CONISUD
Interlocutor Técnico RT – Mananciais, Aventura, Arte e Negócios