Porque a Sala São Paulo é uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País, é um equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo e está sob gestão da Fundação Osesp.
A Sala São Paulo é ainda a sede da Orquestra Sinfônica do Estado e está localizada no que foi o imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana no período áureo do café, é Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, e foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler.
A Sala recebe a temporada anual da Osesp e seus grupos, concertos e eventos de diversas outras instituições.
Para conhecer é possível fazer uma visita monitorada onde é abordado sobre o projeto de construção, acústica, estrutura, detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos, é abordada também a importância do Espaço como patrimônio histórico, marco da cidade e é contado também sobre o restauro/revitalização que ocorreu no final da década de 90, há também a visita virtual. A presencial acontece nos intervalos de suas atividades e é necessário agendamento prévio, por e-mail pelo visita@osesp.art.br ou pelo telefone +55 (11) 3367 9573 — de segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 10h30 às 18h. Agendamento sujeito a confirmação de acordo com disponibilidade.
Para pessoas com deficiência visual a Sala São Paulo oferece Visitas Monitoradas com audiodescrição, a inscrição é feita pelo mesmo e-mail, visita@osesp.art.br.
Em dias de apresentações 1h antes do início de cada concerto.
480 pessoas.