Para que as cidades e as empresas do setor turístico estejam preparadas para receber os turistas na retomada das atividades, especialistas têm realizado alguns estudos, com o objetivo de identificar as novas expectativas e tendências pós-pandemia.
Numa nova realidade em que a saúde deve ser a maior preocupação, as empresas deverão priorizar os novos protocolos de segurança, ainda que isso represente um maior investimento. São adaptações essenciais, que representam o ponto de partida para a retomada da receptividade ao turista.
O turismo, em sua essência, é um setor de contato com o público, em que há a valorização do atendimento acolhedor e humanizado, trazendo outros desafios a serem trabalhados pelo segmento.
Em um mundo digital, no qual a tendência é termos um turista cada vez mais conectado à oferta novos serviços digitais, pensando na segurança de turistas e colaboradores, como não permitir que a arte de encantar o cliente, fator primordial para que um hóspede sinta-se acolhido no hotel reservado, se perca com as novas regras de distanciamento?
Quais as medidas podem ser adotadas para que o turista se sinta motivado e seguro para retornar àquele destino?
Se antes os atrativos e equipamentos eram preparados para receber a demanda que busca alternativas para relaxar no seu tempo livre, com boas dicas de hotéis e restaurantes, agora é o momento de se reinventar para recebermos um turista mais preocupado com sua saúde e bem-estar.
Seguindo esta linha, sairá na frente os equipamentos e destinos que realmente possuam práticas sustentáveis, em benefício do meio ambiente e da comunidade local, que tenham conhecimento da infraestrutura turística de sua cidade, a fim de ofertar, de forma responsável, alternativas de lazer e colaborar para a experiência segura e marcante durante sua viagem.
Escrito por: Jamile Linaldi