Esse mapa é um instrumento de grande importância que contribui para o desenvolvimento do Turismo e que diretamente contribui para a elaboração de políticas públicas, além disso ele define por área através de categorias como, A,B,C,D e E, definindo o que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Art. 1º, Portaria MTur nº 313, de 03 de Dezembro de 2013 (MTur, 2013).
Além disso, é importante frisar que ele é atualizado bienalmente e sua última versão do ano de 2019 conta com 2.694 municípios, divididos em 333 regiões turísticas.
Uma das coisas interessantes desse mapa é o comparativo de evolução de Regiões por Unidade Federativa, que no caso de São Paulo como exemplo no ano de 2016 tinha 28 regiões turísticas e no último ano aumentou para 49, outro estado que teve uma evolução importante foi o Pará que no ano de 2016 contava com apenas 6 regiões turísticas e no último ano apresentou 14 regiões turísticas.
Dessa forma o mapa de turismo brasileiro contribui para o turismo pois através dele os municípios e regiões receberão investimento de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações.
Referência
http://www.turismo.gov.br/images/pdf/Publica%C3%A7%C3%B5es/Glossario_do_Turismo_-_1%C2%AA_%20edi%C3%A7%C3%A3o.pdf