Desde sempre, me reconheço como um bom curioso, sempre interessado em conhecer coisas, pessoas e assuntos novos. E essas descobertas sempre me fizeram evoluir e perceber mais o meu entorno e as oportunidades que ele me propõe.
Foi nesse sentido que, nos anos 2000, iniciei meu curso de Turismo com uma formação específica em Gestão e Organização de Eventos. O tema me fascinava e me fazia mergulhar em conteúdo, experiências e pra mim os trabalhos em grupos eram os mais prazerosos, já que nesses exercícios podia conhecer mais de outras percepções e forma de olhar a vida e o mundo.
Me lembro muito de um trabalho interdisciplinar que marcou a minha formação, logo em seu primeiro ano, onde o objetivo principal deste trabalho era conhecer profundamente um ponto turístico de nossa cidade e construir uma visita guiada para os demais colegas de sala, conectando a história, a arquitetura e o contexto daquele local ao cotidiano dos alunos e, também, munícipes da cidade de São Paulo. Foi um momento de descobertas incríveis e eu nem poderia imaginar que, 20 anos depois, essa atividade seria base do meu empreendimento.
Durante esse período, desenvolvi diversos projetos, empresas e negócios que atingiram as metas propostas e os objetivos dos envolvidos, mas ainda faltava algo para que me sentisse completo, ou que pudesse imprimir o meu melhor, do individual para o coletivo de algo que, por meio de sinais, experiências e sentidos, pudesse me levar para algo além.
Foi então que, em meados de 2016, comecei a mergulhar naquilo que chamei do meu EU, já que a curiosidade estava em um plano externo, mas a essência dela estava em mim, e eu não conseguia perceber isso.
Mas uma coisa que não posso negar é que a minha vida sempre foi repleta de boas pessoas que caminham lado a lado nessa jornada que é a vida, nesse momento estávamos 5 líderes (Daniel, Oliver, Victor, Wellington e eu, contando com uma mentoria única de Keine Alves), com as mesmas inquietudes e os mesmos desejos de mudar, mas cientes de que qualquer mudança efetiva só seria real, se começasse primeiro em nós.
E assim começamos a construir o que hoje chamamos de nossa trama, que surge a partir de um propósito que é “Contribuir com a sociedade por meio de nossas realizações, com transparência e cuidado, gerando significado na vida das pessoas para um mundo melhor.” Que está ancorado em valores virtuosos que congregamos todos os dias, tais como: Integridade, Comprometimento, Alegria, Humildade e Prosperidade, nos movendo pelo interesse genuíno no outro, para que possamos conhecer ainda mais o que precisamos para Cuidar, Fomentar, Solucionar e, por fim, Comunicar o que há de melhor nas pessoas e no ambiente em que elas vivem e transformam diariamente.
Foi aí que cheguei ao ponto de encontro daquilo que mais gostei na faculdade, agregado ao que mais gostei do que vivi no mundo corporativo e ao que mais me encanta na forma de dar vida à vida: promover ações que vão de pessoas para pessoas e que se retro alimentam com sentimentos, aprendizados, realizações e legado. Assim, aos poucos, fomos posicionando a VMO Turismo como um grande ambiente de transformação e engajamento de pessoas, para que possam imprimir o seu melhor para compartilhar todos os conteúdos, percepções, informações dos atrativos naturais, históricos, esportivos, gastronômicos, de entretenimento entre outros, sempre por um olhar particular único e integrativo.
Fundada em 2011, nos últimos anos, a VMO Turismo se consolidou no fomento e desenvolvimento de atividades de Turismo e Eventos de São Paulo, objetivando a promoção de destinos.
Operadora oficial das Centrais de Informações Turísticas da Cidade de São Paulo (CIT’s), é responsável pelas visitas monitoradas nos edifícios Matarazzo e Martinelli, no centro antigo da cidade, atuando fortemente no guiamento contemplativo por diversos pontos turísticos da capital.
Atualmente, a VMO é composta por pessoas que são inteiramente elas em todos os momentos de suas atuações e realizações, seja no planejamento de roteiros, no guiamento contemplativo ou monitorado em atrativos da cidade, em uma das CITs, ou em atividades esportivas e culturais, norteadas e compartilhando do mesmo propósito e com comprometimento de entregar sempre o melhor conhecimento técnico que adquiriram em seus cursos técnicos e/ou bacharelados e/ou pós-graduações nas áreas de hospitalidade e turismo.
E, assim, seguimos sempre do indivíduo para o coletivo, integrando pensamentos, falas e ações para a grande transformação que queremos viver.
@vmoturismo
Escrito por: Thiago Dantas