A pandemia do Covid-19 e o confinamento nos trouxeram uma grande aceleração de mudanças que, apesar de estarem anunciadas há muito tempo, fizeram com que fôssemos “obrigados” a repensar diversas coisas e os seus devidos valores.
Dados da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo mostram que o Turismo paulista já sofreu um impacto na casa de R$50.000.000,00 bilhões e mais de 400 mil empregos do setor foram perdidos ou estão prestes a serem suprimidos, em empresas que enfrentam grandes dificuldades financeiras fazendo com que, por consequência, essa mesma crise chegue às milhares de famílias paulistanas, paulistas e brasileiras.
Em conversas com colegas de profissão, de parceiros de negócios do trade de turismo ou de áreas correlatas como Educação, Tecnologia, Varejo entre outras, além da preocupação com a retomada e com os impactos que a pandemia trouxe ao mundo, uma das coisas que mais são faladas em nossos bate-papos é o desejo pela próxima viagem, pelo próximo passeio, pelo próximo encontro, ou seja, pela próxima experiência.
E é justamente esse tema que quero tratar neste artigo, como um Paulistano da ZL e já tendo conhecido e visitado algumas dezenas de países e cidades por todo o mundo, ainda não consegui conhecer um local tão diverso, tão único, tão maravilhoso como a nossa terra da garoa!
São Paulo, umas das cidades pais populosas do mundo, que ostenta a 4ª melhor noite dentre as capitais do planeta, segundo a CNN e a National Geographic, a mesma que tem 670 espaços dedicados a diversos tipos de atividades culturais, religiosas, históricas e abriga cidadãos de mais de 190 países. Essa mesma cidade que tem mais de 107 parques, alguns mais distantes, outros localizados em meio a milhares de arranha-céus, abrigando, também, mais de 1120 espécies de animais diferentes nessa metrópole, que é a que mais tem escritórios na América Latina.
Um destino para quem quer fazer negócio, um pouco de aventura, tranquilidade, grandes multidões (por hora suspensas, rs), entretenimento diurno e/ou noturno, com a família e/ou amigos ou até mesmo sozinho, que tem infinitas histórias a serem conhecidas, vividas e contadas.
É isso tudo que me faz vislumbrar uma retomada triunfal, onde toda essa diversidade será apresentada e reapresentada à sua população e aos cidadãos de cidades de seu entorno para que resgatem memórias e ativem a curiosidade e o desejo por conhecer e experenciar a sua, a minha, a nossa cidade.
Para isso, é imprescindível que o trade de Turismo se una ainda mais para que possamos impulsionar essa retomada de São Paulo para o mundo e, a partir desta conexão, iremos preparar ainda mais a nossa Hospitalidade, pois, a melhor maneira do turismo se fortalecer é por meio do seu próprio povo.
Chegou a hora de nos reconectarmos com a nossa história e com a rica oferta turística que São Paulo nos oferece, ressignificando assim, nossa identidade, nosso amor, nossa responsabilidade para essa que é uma grande cidade de fomento ao turismo, que por sua vez contribui com a educação, saúde, economia e diversas outras áreas, que juntas e interrelacionadas, impulsionam o desenvolvimento!
E nós da VMO Turismo nos colocamos como os verdadeiros Anfitriões para esse novimento!
Escrito por: Thiago Dantas