A Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, ela conecta as principais linhas centrais entre linhas de trens e metrôs.
Sua localização tem grande prestígio por também estar conectado e próximo a importantes legados culturais como o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca de São Paulo, referências cruciais em registros históricos e memórias da cidade, além do Jardim da Luz e a histórica estação Júlio Prestes, que complementam esse complexo turístico.
A construção da estação marcou um novo momento para a cidade, possibilitando o tráfego e deslocamento entre tropeiros da época e muitos imigrantes. O projeto inicial da sua construção nasceu da necessidade de conectar as fazendas paulistas e o Porto de Santos no transporte do café, elemento fundamental no desenvolvimento econômico e social da época . Ela foi aberta ao público em 1901, já com a inspiração das estruturas que remontam o Big Ben de Londres, um grande relógio no alto de uma torre.
É uma das mais estimadas visitas da cidade que interligam pontos importantes da cidade. Sua estrutura é um ícone urbano, tombado em 1982 como Patrimônio Histórico, artístico, Arqueológico e Turístico.
A Estação da Luz conecta as principais linhas de trens e também possui conexões com as linhas amarela e azul do metrô.
Dentre os principais atrativos próximo a estação estão:
– A Pinacoteca de São Paulo
– Jardim da Luz
– Estação Júlio Prestes
– Bairro Bom Retiro
– Museu da Língua Portuguesa
– Expresso Turístico e Aeroporto
Diariamente, das 4h às 24h.