Informações de contato
Beco do Pinto , São Paulo, São Paulo 01017-010, Brasil
Descrição

Na antiga Rua do Carmo, hoje Roberto Simonsen, 136; localiza-se o Solar da Marquesa de Santos, um imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico (CONDEPHAAT), constituindo, sem dúvida, um bem histórico da cidade de São Paulo.

É um raro exemplar de residência urbana do século XVIII que sobrevive e acompanha as evoluções e transformações ocorridas à sua volta. Nos seus dois séculos de existência passou por incontáveis reformas. O andar superior mantém até hoje paredes de taipa de pilão e pau-a-pique do século XVIII e conserva as características ambientais das intervenções do século XIX, como forros apainelados, pinturas murais e artísticas e pisos assoalhados, entre outras.

Lá viveu Domitila de Castro Canto e Melo – a Marquesa de Santos que dá nome ao local -uma aristocrata que exerceu forte influência na São Paulo do século 19, uma vez que ela possuía uma relação muito próxima à família real, além de promover diversos eventos em seu casarão, que hoje é sede do Museu da Cidade de São Paulo.

Informações adicionais

A entrada é gratuita e todos podem acessar o Solar.

No local, é possível encontrar diversos artefatos utilizados pela marquesa naquela época e partes de diversas paredes foram deixadas aparentes, com o intuito de informar sobre as antigas e as novas técnicas construtivas encontradas no Solar, como a taipa de pilão, o pau-a-pique, a taipa francesa e a alvenaria de tijolos. Quanto ao tratamento dado à fachada, a opção foi conservar sua feição neoclássica, já incorporada à paisagem do centro.

O Museu da Cidade de São Paulo é uma instituição constituída em rede com 13 espaços culturais, dedicados a promover o (re)conhecimento e a reflexão sobre a cidade de São Paulo e seu patrimônio. Portanto, além do Solar recomenda-se visitar todos eles: Museu das Culturas Brasileiras, Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem, Casa do Butantã, Casa do Caxingui, Casa do Grito, Casa do Sítio da Ressaca, Casa do Tatuapé, Casa Modernista, Chácara Lane, Cripta Imperial, Sítio Morrinhos.

Observações: Casa da Imagem, Chácara Lane, Casa do Butantã, Casa do Tatuapé e Solar da Marquesa de Santos, estarão fechadas entre os dias 11 e 22/02/21.

A abertura total ou parcial das exposições está agendada para os dias 23 e 26/02/21, a confirmar em função da pandemia do COVID-19.

Permanecem abertas para visitação a Casa Modernista e o Beco do Pinto, em horário reduzido, das 11h as 15h, terça a domingo.

Horário de funcionamento

Terça a Domingo: das 11h às 15h

Capacidade

O local está apenas com o horário reduzido.

Como ir
À pé, Veículo próprio, Transporte público, Veículos de aplicativo, Bicicleta
Categorias