Gigante e importante por sua própria natureza o Vale do Anhangabaú foi por muito tempo uma área abandonada e com as transformações passou a ser considerado cartão postal e sala de visitas da cidade de São Paulo, tornando-se ainda mais conhecido com a construção do primeiro viaduto da cidade, o Viaduto do Chá. Mas a história do vale leva em consideração muitos fatos e curiosidades, dentre elas o seu nome, Anhangabaú, em tupi, significa Rio dos Malefícios, do Diabo ou simplesmente Águas assombradas, antes ser reformado o vale era composto por um ribeirão e a Chácara do Chá, ribeirão este que em 1906 foi canalizado, já a Chácara resistiu por mais alguns anos quando houve a necessidade de remodelação, assim surgiu propostas de ajardinamento do vale para integrar a região em sua volta e com isso em 1910, tornou-se o Parque do Anhangabaú.
Atualmente o vale do anhangabaú é conhecido por ser um local de respiro em meio ao agito da cidade, mas também serviu como palco para manifestações, shows e tudo isso em constantes transformações, inclusive no ano de 1950 o vale do Anhangabaú era uma rua aberta aos carros, hoje o vale se encontra na fase final de seu mais recente projeto de reurbanização que tem o intuito de transformar a região em uma área animada, segura e atraente, deixando sem dúvidas a necessidade de um [Re]Conhecimento.
O vale encontra- se fechado para pedestres até o fim da reforma. Apenas a pista de skate foi inaugurada e é aberta 24h, o acesso pode ser feito através da Avenida São João.
Com 43 mil metros quadrados o vale não tem uma capacidade máxima de pessoas por ser considerado como área de transitação de pessoas.