A possibilidade de provar sabores latinos em um dos espaços culturais e mais legais de São Paulo e conhecer a Cultura Colombiana de perto.
A história do café colombiano (como produto)
Segundo diz a lenda, foram os missionários jesuítas que levaram o café para a Colômbia, em meados de 1700. Mas dados históricos afirmam que a produção e a comercialização das primeiras sacas para o exterior tiveram início em 1835, a partir de Salazar de las Palmas, Norte de Santander. De Cúcuta, principal porto do país da América do Sul na época, o fruto dos cafeeiros era comercializado para cidades da Europa e, em 1860, o café já figurava como o principal produto de exportação da Colômbia.
Desde então, o cultivo de café se espalhou principalmente por meio da agricultura familiar, desenvolvida em pequenas propriedades de altitude elevada, com média entre 1,2 mil e 2 mil metros. O solo vulcânico – extremamente fértil -, a presença de microclimas (com temperaturas que variam de 8 a 24 graus), a variedade de elevação das lavouras, o regime peculiar de chuva e de exposição das plantas ao sol foram fatores determinantes para a qualidade superior dos grãos produzidos ali, quase que na totalidade de varietais arábica. Vem justamente daí – das especificidades do terroir colombiano – uma das razões para a qualidade da produção dos cafés locais: varietais arábica se dão bem em altitude elevada, característica que exige o manejo artesanal das lavouras. Não por acaso, a colheita das cerejas de café é 100% manual, selecionada fruto a fruto. Com isso, a Colômbia foi um dos primeiros países do mundo a despontar na produção e no comércio de cafés direcionados ao mercado premium.
Café Colombiano (como um estabelecimento gastronómico)
Idealizado pelo casal Patrícia (brasileira) e Rubén (colombiano), a decoração colorida, com as cores da bandeira da Colômbia e cheia de detalhes, é inspirada em Cartagena, cidade histórica colombiana. O bairro do Bom Retiro reserva boas surpresas para quem adora explorar a gastronomia de outros países. E uma das preciosidades encontradas por lá é o Café Colombiano, provavelmente o lugar mais colorido e alto astral.
A possibilidade de provar sabores latinos em um dos espaços culturais legais de SP é o Achado Elo da casa. A casa serve o melhor da culinária latino-americana, com grande destaque para iguarias colombianas, a um preço super justo. E esse é o Achado Elo do local.
Todos os pratos são preparados de maneira artesanal e essas práticas conversam totalmente com a proposta do espaço cultural onde está localizado o Café Colombiano: a Oficina Cultural Oswald de Andrade. O local é bastante democrático e recebe peças de teatro, mostras de cinema, exposições, debates e outros tipos de manifestações artísticas.