Para quem ama história a Casa das Rosas é visita obrigatória na cidade de São Paulo! A casa foi projetada pelo renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, a mesma mente criativa por trás dos prédios históricos tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Prédio da Light e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café.
Entre 1935 e 1980 a mansão foi residência dos herdeiros de Ramos de Azevedo e mesmo com as bruscas mudanças sofridas pela Avenida Paulista como os prédios comerciais, bancos, edifícios modernos e o característico trânsito de pessoas e veículos, a Casa das Rosas acabou preservada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural, inaugurada em 1991.
Para ter acesso a visita é necessário realizar agendamento de dia e horário pelo site. A lotação máxima por horário é de 10 pessoas. Cada visita deverá durar cerca de 45 minutos, reservando-se um intervalo de 15 minutos entre uma visita e outra para preparo e higienização do ambiente. As visitas ocorrerão, portanto, de hora em hora. É necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário reservado de sua visita. O não comparecimento pode liberar a vaga para pessoas que estão aguardando para marcar vagas presencialmente.
10 visitantes por hora