O Centro de Arqueologia de São Paulo iniciou suas atividades no início de 2009, sendo um espaço de grande relevância para a história da Zona Norte e São Paulo como um todo. Está localizado dentro do Sítio Morrinho, um importante conjunto histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo, datado do ano de 1702.
Ali, encontramos um acervo coletado e estudado a partir das escavações arqueológicas ocorridas no Sítio Lítico do Morumbi, bem como o material que compõe o acervo arqueológico decorrente das escavações e pesquisas arqueológicas em várias regiões da cidade feitas pelo Departamento de Patrimônio Histórico desde 1979, quando foi firmado acordo entre DPH e o Museu Paulista da USP, no sentido de desenvolver um programa de arqueologia histórica da cidade de São Paulo.
Seu acervo é composto por 53 coleções e mais de 1 milhão e 600 mil fragmentos de vestígios arqueológicos que contam a história da cidade e de seus habitantes que aqui estiveram a partir de 5 mil anos atrás. O visitante poderá ver a exposição permanente “Escavando o passado – Arqueologia na Cidade de São Paulo” e, ocasionalmente, exposições temporárias.
Atualmente fechado devido as restrições da pandemia de COVID-19.