Informações de contato
25 Avenida São João , São Paulo, São Paulo 01010-001, Brasil
Descrição

Além de sua beleza arquitetônica com uma rica ornamentação e luxuoso acabamento, o edifício é muito importante pois sua concepção simboliza o progresso da cidade de São Paulo, uma vez que, representa o ensejo coletivo de desenvolvimento e de modelo urbano de expansão que os paulistanos prosseguem adotando: a verticalização da metrópole.

Não obstante, o Martinelli permite visitação gratuita que dá acesso a um mirante com uma vista única da capital paulista, onde pode-se observar outros pontos turísticos como: Edifício Altino Arantes – antigo “Banespão” e atual Farol Santander, Av. Ipiranga e São João, SESC 24 de Maio etc. Para aqueles que gostam de lendas urbanas, o edifício pode ser uma boa opção para a prática de turismo mórbido.

Informações adicionais

O edifício foi idealizado e projetado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, que deu o nome ao local. Em 1929 foi inaugurado ainda em construção, com 20 andares, as obras continuaram e em 1934 o projeto foi concluído, sendo entregue o monumento com 30 andares, possuindo 105 (cento e cinco) metros de altura. Na época, foi considerado o primeiro arranha-céu da América do Sul.

Durante algumas décadas o prédio fora abandonado e esquecido, no entanto, em 1979 foi reinaugurado, sendo ocupado por diversas repartições municipais, como: Emurb e a Cohab, além de possuir várias lojas no piso térreo.
Já foi ponto de encontro da alta sociedade paulistana. Por lá já passaram estabelecimentos como o Cine Rosário e o luxuoso Hotel São Bento, além de barbearias, lojas e até uma igreja. É atualmente um dos principais símbolos arquitetônicos do Brasil.

Horário de funcionamento

Das 11h às 19h30

Capacidade

15 pessoas por visita

Como ir
À pé, Veículo próprio, Transporte público, Veículos de aplicativo