Informações de contato
306 Rua da Cantareira , São Paulo, São Paulo 01022-070, Brasil
Descrição

Trata-se um edifício de relevância histórico-cultural com destaque para sua arquitetura monumental de estilo eclético e seus vitrais suntuosos trazidos da Alemanha. O Mercado Municipal é reconhecido como um dos principais polos gastronômicos da cidade. No local há concentração de opções variadas de produtos regionais e especiarias importadas que encantam os visitantes pelas cores e formas que são apresentados, além de abrigar restaurantes e bares renomados como o Hocca Bar, no qual é possível degustar o famoso pastel de bacalhau e o Bar do Mané que oferece o tradicional sanduíche de mortadela. Cabe destacar que no TripAdvisor o Mercadão está entre os 10 atrativos favoritos dos viajantes que visitam a cidade de São Paulo.

Informações adicionais

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal é considerado um marco arquitetônico na metrópole paulista, sendo um espaço que reúne história, cultura e gastronomia. No primeiro aspecto, as origens do Mercadão relacionam-se ao antigo Porto existente na região central de São Paulo, hoje o mesmo lugar dá nome à Ladeira Porto Geral – conhecida anteriormente por Ladeira do Tamanduateí, em homenagem ao Rio Tamanduateí (hoje canalizado), por onde chegavam toneladas de produtos através do Porto de Santos até meados do século XIX. É importante destacar que a Ladeira Porto Geral é considerada uma extensão da Rua 25 de Março, maior polo de comércio popular do país. Em termos de cultura, sua construção foi projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo na segunda década do século XX e possui arquitetura em estilo eclético – sendo este um misto de elementos combinados com diferentes estilos reunindo aço, concreto e vidro, com destaque para os vitrais que proporcionam uma iluminação natural e trazem cenas representativas da agricultura e da agropecuária, criados por Conrado Sorgenicht Filho. O local é reconhecido como patrimônio histórico e cultural tombado pelo CONPRESP e pelo CONDEPHAAT, órgãos oficiais de tombamento em esfera municipal e estadual respectivamente. Quando se fala em gastronomia, o Mercadão é referência na metrópole paulista por oferecer uma variedade de frutas exóticas como mangostão, atemoia, quino, além de legumes, verduras, temperos, peixes e carnes – sempre frescos. O local é tão consolidado entre os paulistanos que possui até um hino próprio em forma de samba. Atualmente o Mercado Municipal é um dos atrativos mais cobiçados pelos turistas que visitam a cidade de São Paulo.

Horário de funcionamento

Atacado (compras) – seg. à sáb. das 22h às 06h. Varejo (visitação) – seg. à sáb. das 06h às 18h. Dom. e Fer. das 06h às 16h.

Capacidade

Antes do coronavírus, circulavam diariamente cerca de 15 mil pessoas no local. Durante o período de pandemia houve redução e, atualmente, o Mercado atende uma média diária de 5 a 6 mil pessoas.

Como ir
À pé, Veículo próprio, Transporte público, Veículos de aplicativo
Categorias