Informações de contato
s/n Praça da Luz , São Paulo, São Paulo 01120-010, Brasil
Descrição

Com um nome bem sugestivo, o Museu da Língua Portuguesa é o único no mundo que tem como acervo um idioma. Como espaço de celebração de um patrimonio imaterial, aproxima falantes e nativos da língua portuguesa e é um marco para a cidade de São Paulo, idealizado estrategicamente na cidade com a maior população de falantes de português do mundo.

Informações adicionais

O projeto foi desenvolvido por uma grande equipe de sociólogos, historiadores, museólogos e pesquisadores, e foi idealizado em um dos prédios mais emblemáticos da cidade, a Estação da Luz, local que chegou a ser a principal porta de entrada para imigrantes em São Paulo. Infelizmente, o museu foi atingindo por um incêndio no ano de 2015, devido a um curto-circuito que também atingiu parte da estação da Luz, e está fechado para obras de restauração desde então. Como grande parte do seu acervo era digital/tecnológico, 80% do material que o compunha foi recuperado após os incêndios. A reconstrução do museu se deu por iniciativa do governo do Estado em parceria com empresas privadas, e está prevista sua reinauguração para o dia 17 de julho de 2021, com a reexibição do seu acervo fixo e mais duas exposições de curta duração.
A programação contava com exposições permanentes e temporárias. Em seu acervo de longa duração está uma linha do tempo da língua e os aspectos históricos, etimológicos, sociais e antropológicos do português. Essa linha do tempo data de 4 mil anos a.C., passando pelo ano mil, quando o galego português se originou na Europa, até os anos 2000. Nesse acervo encontra-se uma cópia do primeiro testamento do Rei D. Afonso II de Portugal, sendo esse o primeiro registro do mundo de um documento escrito em português. Já as exposições de curta duração tinham como característica homenagear o trabalho de grandes artistas brasileiros, e nomes como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rubem Braga, Guimarães Rosa, Agustina Bessa-Luís e Gilberto Freyre, e o cantor e compositor Cazuza já foram homenageados com exposições no museu. Além disse, o museu dispunha de biblioteca e e uma agenda educativa com projetos, palestras, produções de textos e atividades voltadas a educação e interação do público com o espaço.
O Museu da Língua Portuguesa já foi premiado com 12 grandes prêmios de 2006 a 2015, sendo alguns deles o Prêmio Pritzker para Paulo Mendes da Rocha (considerado o “Prêmio Nobel da Arquitetura”), Prêmio da Fundação Luso-Brasileira na categoria Cultura e Ciência, Troféu/Homenagem do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan por sua contribuição à museologia brasileira, Diploma de reconhecimento da Unesco como melhor projeto na área de Comunicação e Informação, Prêmio “O Melhor do Brasil” na categoria Museu, concedido pela Revista Viagem e Turismo (voto dos leitores), entre outros.
Por se tratar de um espaço dedicado a um material intangível, a interatividade do visitante com as obras é a principal característica do acervo, que contava com tecnologia de ponta capaz de proporcionar essa interação. Entretanto, com a retomada das atividades essa interação passará a acontecer através de comandos de voz, onde o visitante poderá interagir com as obras, porém, sem tocá-las.
A língua portuguesa está em constante construção, e reconhece-la nos permite conhecer a nossa história e a nós mesmo, e é essa a experiência que o Museu da Língua Portuguesa busca proporcionar ao seu visitante.

Horário de funcionamento

Fechado para obras de reconstrução. Atendimento administrativo de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Como ir
À pé, Veículo próprio, Transporte público, Veículos de aplicativo, Bicicleta
Categorias