É no bairro de Santa Cecília que encontramos um dos hospitais mais antigos e conhecidos da cidade SP e além disso conta com um museu inédito, formado por objetos de diferentes naturezas – cerimoniais, religiosos, documentos textuais, fotográficos e periódicos, indumentárias, pinturas, esculturas, mobiliário, equipamentos médicos, entre outros.
Quem visita o museu encontra um objeto inusitado, a roda dos expostos ou roda dos enjeitados que consistia num mecanismo utilizado para abandonar recém-nascidos que ficavam ao cuidado de instituições de caridade.
[Re]conhecer esse museu é desbravar a cidade de São Paulo em seus detalhes.
Inaugurado em 2001, o museu se encontra dentro da Santa Casa de Misericórdia, considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo, fundada há mais de quatro séculos. Considerando sua importância e evolução identificou-se a necessidade de preservar essa memória através de um acervo. A formação do seu acervo teve início no ano 2000 pelas mãos do Sr. Mordomo Augusto Carlos Ferreira Velloso, os objetos em sua maioria eram da Santa Casa ou doados pela equipe médica e irmãos que passaram por esta instituição.
Entrada franca. Não é necessário agendar.