Informações de contato
Avenida Dona Helena Pereira de Moraes , São Paulo, São Paulo 05708-290, Brasil
Descrição

O Parque Burle Marx é um oásis da grande São Paulo, localizado em uma das poucas áreas remanescentes de vegetação nativa de Mata Atlântica da cidade, que também conta com diversificadas espécies de flora e fauna, paisagismo e atividades de lazer.

Informações adicionais

A área do Parque, antiga Chácara Tangará, foi adquirida na década de 40 pelo então empresário Francisco Matarazzo Pignatari, que ali pretendia construir uma residência para si e sua esposa, Nelita Alves Lima. Para isso, contratou o arquiteto paisagista Roberto Burle Marx para projetar e executar o jardim da casa, que estava sob autoria de Oscar Niemeyer.

Devido a separação do casal, as obras foram interrompidas e a área foi abandonada desde a década de 50 até meados dos anos 90, quando a então chácara se transformou em um parque público sob administração privada da Fundação Aron Birmann.

Sob nova administração, o local passou por um plano de restauração que foi executado também por Roberto Burle Marx, homenageado pela Fundação que deu ao parque seu nome. Já o projeto de residência do arquiteto Oscar Niemeyer foi então demolido e deu lugar ao complexo do hotel hoje conhecido como Palácio Tangará.

Dentre as principais atrações do parque, encontramos o jardim idealizado por Burle Marx, composto por tipos de gramas diferentes que formam um tabuleiro de xadrez, além de uma escultura de alto e baixo relevo e um espelho d’água. Além do jardim, o parque oferta três trilhas de corrida, para qualquer nível de condicionamento físico, que passam pela mata. Predominam na vegetação do parque remanescentes de Mata Atlântica, gramados, áreas ajardinadas e eucaliptal. No inventário da flora de 2020, foram registradas cerca de 137 espécies vasculares das quais estão ameaçadas de extinção. Também de acordo com o inventário, o parque conta com cerca de 164 espécies de Fauna.

Tanto as espécias da Fauna quanto da Flora, estão registrados no guia da fauna e mapa botânico disponibilizados no site oficial do parque (http://parqueburlemarx.com.br/oparque).

Uma das principais regras é respeitar a natureza e os animais que ali vivem, portanto, até mesmo em tempos normais, é limitada a quantidade de pessoas nas áreas de piquenique e proibida a alimentação das espécies com alimentos que não sejam vendidos pela administração do local. Além disso, é proibida a entrada com animais domésticos.

No parque também é possível encontrar diversas opções de alimentação com os Food Parks, que ofertam uma gastronomia do salgado ao doce. A programação é composta por uma série de incríveis atividades gratuitas, sendo elas Tai Chi Chuan, Meditação, Yoga, Aula de Dança, Constelação Familiar e Plantão Psicológico. Infelizmente, devido a pandemia de COVID-19, todas essas atividades gratuitas estão suspensas temporariamente.

Entretanto, uma nova atividade está sendo produzida no espaço de estacionamento do parque pela Chaim Entretenimento. É um megaevento drive-in chamado Jurassic Safari, que apresenta inúmeras réplicas animadas de dinossauros em tamanho real. O evento está acontecendo desde outubro de 2020, com as últimas apresentações previstas para o mês de fevereiro de 2021. Os ingressos variam de R$ 160,00 a R$200,00 e podem ser adquiridos de forma online através do site https://www.jurassicsafari.com.br/

Horário de funcionamento

O parque está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Fechado aos sábados, domingos e feriados. Entrada gratuita. Atendimento da Administração: segunda a sexta, das 9h às 17h.

Capacidade

Devido as regras atuais do plano São Paulo de contingencia a COVID-19, os estabelecimentos públicos e comerciais poderão retomar as atividades com até 40% limite de ocupação.

Como ir
À pé, Veículo próprio, Transporte público, Veículos de aplicativo
Categorias