O parque Olavo Egydio Setúbal ou popularmente chamado parque do Carmo, está localizado na zona leste da cidade de São Paulo, em Itaquera. O parque foi inaugurado em 1976, com mais de 1,5 milhão de m2, sendo o segundo maior parque urbano do município. Com mais de 6 mil árvores nativas e não nativas podemos encontrar cerejeiras, eucaliptos, ipês, copaíba, pau-brasil entre outras. Foram registradas mais de 193 espécies de animais e insetos no parque como 25 tipos de borboletas, veado-catingueiro, preguiça-de-três-dedos, caxinguelê, gavião-pega-macaco, coruja-orelhuda entre outras.
O parque conta com uma estrutura completa para receber bem os turistas e moradores da região, como anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueira e quiosques.
Ao visitar o parque, um passeio imperdível é o planetário do Carmo. Desde 2005 é o planetário mais moderno da América do Sul e um dos mais modernos do mundo, ele é capaz de projetar 9100 estrelas, os planetas do sistema solar, a Via Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos.
No mês de agosto de cada ano acontece a festa das cerejeiras, desde 1978, o bosque das cerejeiras celebra a florada de mais 4000 árvores, um símbolo Japonesa trazida pela comunidade nipônica que vive na região. Todos os anos a comunidade tem a tradição de realizar o “hanami”, costume japonês de contemplar as árvores. Além de assistir as expressões artísticas como dança, música e gastronomia preparada pela federação e comunidade japonesa.
- Fase Amarela: 6h às 20h
- Fase Laranja: 06h às 18h
- Fase Vermelha: Permanece fechado