Informações de contato
Rua Peixoto Gomide , São Paulo, São Paulo 01332-030, Brasil
Descrição

Projetado pelo paisagista frânces Paul Villon e o inglês Barry Parker e inaugurado em 3 de abril de 1892, o Parque Trianon está no coração de São Paulo e decora a Avenida Paulista com 48,6 mil m² de vegetação tropical, remanescente da Mata Atlântica. Seu nome oficial é Parque Tenente Siqueira Ramos, em homenagem ao militar e político brasileiro de mesmo nome que participou da Revolta Tenentista (1924), um dos maiores conflitos bélicos que ocorreram em São Paulo.

Sua vegetação é composta por bosque heterogêneo, áreas ajardinadas e horta. Destaques da FLORA: abacateiro (Persea americana), alfeneiro (Ligustrum lucidum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), bambu-imperial (Bambusa vulgaris), cabeça-branca (Euphorbia leucocephala), cacto-candelabro (Euphorbia ingens), cinamomo (Melia azedarach), eucalipto (Eucalyptus sp.), falsa-seringueira (Ficus elastica), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jambeiro (Syzygium jambos), jatobá (Hymenaea courbaril), jerivá (Syagrus romanzoffiana), magnólia-amarela (Magnolia champaca), paineira (Ceiba speciosa), pau-d’água (Dracaena fragrans), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-formiga (Triplaris americana), suinã (Erythrina speciosa), tipuana (Tipuana tipu) e unha-de-vaca (Bauhinia variegata). Já foram registradas 73 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e também é lar de animais silvestres, são observadas 34 espécies de aves comumente encontradas em áreas abertas e bosques da cidade. São elas: gavião-carijó, tuim, anu-preto, beija-flor-de-peito-azul, pica-pau-do-campo, bentevizinho-de-penacho-vermelho, pitiguari, tico-tico e sabiás. Corujinha-do-mato e coruja-orelhuda representam as rapinantes noturnas e o título das migratórias fica com tesoura e andorinhão-do-temporal. A última se reproduz no interior de chaminés, onde o pedinchar de seus filhotes, faz com que o leigo as confunda com morcegos. Ocorrem na área 8 espécies de borboletas, e também oferece playgrounds, aparelhos de ginástica e a trilha do fauno (caminho com 11 estações e 600 metros que liga a avenida Paulista com a Alameda Santos), na qual é possível avistar ainda duas belas esculturas: “Fauno” de Victor Brecheret e “Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.

Informações adicionais

No início da década de 1910, no local onde hoje se localiza o MASP, foi construído um belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que ficou conhecido como Trianon. Durante as décadas de 1920 e 1930, frequentado pela intelectualidade paulistana, o parque e o belvedere transformaram-se em símbolo da riqueza da elite paulistana e formaram um harmonioso conjunto integrado.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 17h30.

Como ir
À pé, Veículo próprio, Transporte público, Veículos de aplicativo
Categorias