
O local é um espaço cultural independente brasileiro, se caracterizando uma associação sem fins lucrativos. A sua programação conta com atrações com foco em todos os tipos de públicos, sendo apresentações de música, cinema, artes cênicas e visuais que priorizam uma linguagem contemporânea, que se comunica com a pesquisa da Kompanhia do Centro da Terra.
O espaço foi criado e é gerido pela Kompanhia do Centro da Terra, fundada em 1989 por Ricardo Karman, que produz e apresenta seus espetáculos, bem como, apoia e incentiva artistas emergentes, projetos independentes e grupos que se enquadram na mesma linha de sua produção e pesquisa.
A escolha da programação é realizada por uma equipe de curadores, que a partir de suas pesquisas autorais, trazem para o local trabalhos experimentais tanto de artistas emergentes como de consagrados, com lançamentos, remontagens, temporadas pós estreia e projetos especiais.
Além disso abriga a escola de Arte Grão do Centro da Terra, que desenvolve curso livre, em que crianças e adolescentes participam de diversas experiências nas diversas linguagens artísticas, e que tem como foco a liberdade de criação, a ludicidade e a participação coletiva.
As instalações contam com um teatro com palco italiano, um ateliê, uma praça de convivência com café, terraço e salas multiuso. O teatro está situado a doze metros abaixo da superfície da terra. Inaugurado no dia 3 de setembro de 2001, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro do Sumaré.
100 pessoas.