Carnaval em São Paulo – Curiosidades e muitas histórias!

Dentre tantos elementos que caracterizam o brasileiro, sem dúvida nenhuma o carnaval está entre as principais festividades do nosso calendário. Na cidade de São Paulo isso não é diferente: milhões de paulistanos aguardam o feriado para, literalmente, botar o bloco na rua e brincar incansavelmente em 4 dias ininterruptos de folia. Nos últimos anos, o carnaval dessa grande metrópole vem conquistando muitos foliões e, somente em 2020, mais de 790 blocos reuniram 15 milhões de pessoas, movimentando assim R$2,6 bilhões na economia local, de acordo com a prefeitura da capital.

A técnica em turismo Vanessa Ricarte nos lembra que o amor do paulistano pelo carnaval remonta ao ano de 1914 , com a criação do “Grupo Carnavalesco Barra Funda”, que brincava no carnaval pelas ruas do bairro localizado na zona oeste de São Paulo. Já os primeiros blocos de rua foram realizados alguns anos depois, em 1930, na região central da cidade, próximo ao Largo São Francisco. De lá pra cá, a cidade já vivenciou o carnaval de muitas formas, incluindo desfile de escola de samba em plena Avenida São Paulo e também na Avenida Tiradentes.

Tanta história e tradição foram reconhecidas como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo no ano de 2020. A herança desse patrimônio histórico cultural vem sendo amplamente repassado por diversas gerações e, graças a isso, verificamos a significativa contribuição das práticas carnavalescas para São Paulo, principalmente nas questões de identidade coletiva e relação de pertencimento à nossa cidade.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts