Reconheça SP realiza a primeira edição do ReConheça Experience

No último sábado, 27, novas conexões foram criadas com a primeira edição do Reconheça Experience, série de tours guiados organizada pelo Reconheça SP.  A partir das temáticas Ecossistema, Ásia e Caminho Cultural, esses roteiros foram realizados em diferentes localidades e trouxeram uma nova perspectiva de turismo e entretenimento em São Paulo ao desbravar atrativos pouco conhecidos ou mesmo locais que já fazem parte do repertório turístico dessa grande metrópole. Os participantes foram recepcionados pelos anfitriões de cada roteiro, guias de turismo especializados, que complementaram a experiência de Reconhecimento da cidade com informações, curiosidades e muita história sobre os locais visitados.

Com a realidade imposta pela Covid-19, as viagens inaugurais do Reconheça Experience trouxeram uma nova proposta de turismo personalizado para pequenos grupos em São Paulo. Com capacidade reduzida de participantes, os tours seguiram todas as recomendações de distanciamento e segurança previstas pelas autoridades para garantir total segurança durante a realização das atividades.

Confira detalhes da primeira edição do ReConheça Experience:

Ecossistema – Viagem pela selva de São Paulo

Nossa cidade é conhecida como Selva de Pedra, mas os participantes desse roteiro mudaram seus conceitos e descobriram que na zona Sul de São Paulo existe uma selva de verdade, onde é possível curtir a natureza exuberante da mata atlântica e praticar esportes radicais. No passeio Ecossistema, comandado pelos anfitriões Rocco Belletti e Renato Góes, os turistas fizeram sua primeira parada na Central de Informação Turística – Polo de Ecoturismo, em Parelheiros, para conhecer a oferta de atrativos naturais, culturais e religiosos da região. Na sequência, partiram rumo à Área de Proteção Ambiental Municipal do Capivari-Monos, unidade de conservação que tem entre seus tesouros naturais o rio Capivari e a Cachoeira do Marsilac. Com o apoio da guia Cibele Eloá, da SelvaSP Eco Aventura, os visitantes desbravaram a mata e se aventuraram em atividades como Rapel, Tirolesa e Bóia-Cross. Por lá, também puderam se deliciar com os sabores típicos da mata em forma de sucos naturais e doces.

Caminho cultural – História daqueles que escolheram São Paulo como morada

Acolhedora por definição, São Paulo sempre recebeu imigrantes das mais diversas nacionalidades, e muitos deles passaram pelo Bom Retiro, bairro que foi explorado no passeio Caminho Cultural. Ao percorrer as ruas da região e visitar prédios históricos, a anfitriã Lilian Puga Moraes entrelaçou narrativas sobre os diferentes povos que viveram e ainda permanecem ali e mostrou como a contribuição dos imigrantes foi fundamental para a construção da nossa cidade. Para dar cor às memórias de tempos passados, o roteiro contou com uma intervenção artística encenada pelo ator David Carolla, que fez o papel de um mercador mascate, figura tradicional que vendia suas mercadorias pelas ruas do bairro. A parada final foi na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde os participantes puderam conferir as exposições em cartaz no espaço, bem como acompanhar a doação de alimentos naturais à comunidade do Bom Retiro promovida pela Casa do Povo. Os turistas também foram convidados a provar diferentes quitutes da culinária colombiana, produzidos pelo Café Colombiano, localizado dentro da oficina.

Ásia SP – Outras histórias sobre o bairro mais oriental de São Paulo

O bairro da Liberdade, na área central de São Paulo, foi palco de muitos acontecimentos históricos na cidade. Os participantes do roteiro Ásia fizeram uma viagem no tempo com o apoio da anfitriã Denyse Kirihara e conheceram detalhes que remontam a época em que a região abrigava apenas uma chácara. Com destaque para as memórias dos escravos negros que povoaram o local e foram duramente sacrificados ali, o roteiro ilustrou a história de diversos imigrantes que também residiram no bairro e apresentou reliquias ligadas a esses povos, como a Capela dos Aflitos, a Vila Portuguesa e a Vila Italiana. A cultura oriental não ficou de fora e, além do workshop básico de origami, a tradicional arte japonesa de dobradura em papel, promovido pela própria anfitriã Denyse, os visitantes também marcaram presença em tradicionais livrarias e docerias orientais. Para encerrar o tour, foi feita uma visita ao Templo Lohan, que realizou uma sessão especial aos turistas do ReConheça SP com a tradicional Dança do Dragão em celebração ao ano novo chinês, que tem o Boi de Metal como representante do ano lunar em 2021.

Para Thiago Dantas, sócio e diretor de desenvolvimento de negócios da VMO Turismo e co-founder do Reconheça São Paulo, o turismo local tem capacidade de movimentar setores prejudicados com a pandemia e é uma forma de retribuir tudo aquilo que a cidade sempre nos ofereceu. “Valorizar São Paulo passa pelo sentimento de pertencer à ela e, por isso, conhecer o que ela tem de melhor é a chave para ampliarmos nossas perspectivas e engajar aqueles que moram ou visitam São Paulo de uma maneira diferente e inovadora”. Dantas comemorou o sucesso da primeira edição do Reconheça Experience e revela que o time do Reconheça SP já está trabalhando para oferecer novas experiências de turismo guiado pela metrópole. “Após pesquisa de satisfação com todos os participantes desse Reconheça Experience, pudemos entender melhor os anseios de quem busca opções de entretenimento em São Paulo. Partiremos dessas demandas para realizar as próximas edições e seguir com a missão de ressignificar o turismo aqui na nossa cidade. Temos certeza de que nossos tours guiados têm o potencial para ser uma excelente ferramenta disruptiva para ações de branding e engajamento de grandes marcas”.

O Reconheça SP pode alavancar a presença da sua marca em diferentes atrativos turísticos de São Paulo. Acesse reconhecasaopaulo.com.br/parceiros-2/

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts