Conheça locais em São Paulo projetados pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha

São Paulo é uma cidade que conta com diferentes estilos arquitetônicos. Dos edifícios históricos da região central aos prédios inteligentes da Faria Lima, nossa cidade é única no quesito arquitetura. Diversos arquitetos brasileiros já deixaram a sua marca em construções espalhadas pela capital paulistana, a exemplo do Edifício Copan projetado por Oscar Niemeyer, e do Hotel Unique de Ruy Ohtake. Paulo Mendes da Rocha, renomado arquiteto brasileiro que morreu no último domingo, 23 de maio, deixou em São Paulo alguns de seus principais legados. Confira:

Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) 

Com muitas características peculiares das obras de Paulo Mendes da Rocha, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) foi um de seus principais projetos. Tendo o concreto aparente como protagonista, o espaço chama a atenção de quem está do lado de fora com o seu vão livre de 60 metros e sua área que se estende até o Museu da Imagem e do Som (MIS). Ainda na parte externa encontra-se o jardim elaborado pelo paisagista Burle Marx, diversas esculturas e o espaço para a realização de eventos. Para acompanhar o terreno irregular, Mendes da Rocha criou espaços semi-subterrâneos abaixo do nível da rua para abrigar as galerias de exposições, auditórios, área administrativa, entre outros.

  • Endereço: R. Alemanha, 221 – Jardim Europa
  • Telefone: 11 2594-2601
  • Site: www.mube.space

Sesc 24 de Maio

Um dos mais recentes projetos do arquiteto, o SESC 24 de Maio está localizado na região central de São Paulo, próximo à Praça da República e ao Teatro Municipal. A partir da  revitalização do prédio que abrigou a sede da loja de departamentos Mesbla, Paulo Mendes da Rocha transformou os espaços para receber diversas áreas de convivência, como bibliotecas, locais para práticas esportivas, galerias para exposições e piscina na cobertura. Aqui, as longas rampas de acesso que levam de um andar ao outro favorecem o fluxo de pessoas e permitem aos visitantes observar o entorno sob diferentes perspectivas. 

Museu da Língua Portuguesa

Paulo Mendes da Rocha e seu filho, Pedro, trabalharam na adequação de áreas da Estação da Luz para abrigar o Museu da Língua Portuguesa. Sem interferir no trânsito dos passageiros que utilizam os trens e metrôs que passam ali, os arquitetos mantiveram as características da construção original para criar as áreas expositivas e trouxeram novos elementos, como 4 elevadores modernos e as coberturas metálicas nos pátios laterais. A reconstrução e ampliação do museu, após o incêndio que paralisou as atividades em 2015, também está sob o comando de Pedro Mendes da Rocha. A previsão é que o espaço seja reaberto para visitação ainda este ano. 

  • Endereço: Praça da Luz, s/nº, Portão 1 – Centro, São Paulo – SP
  • Telefone: 11 4770-1515
  • Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br

Pinacoteca e Centro Cultural da FIESP

Paulo Mendes da Rocha também esteve à frente das reformas realizadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo e também no Centro Cultural FIESP. Essas modernizações foram concebidas para tornar os espaços mais funcionais sem que suas estruturas fossem descaracterizadas. Na Pinacoteca, o arquiteto trabalhou na instalação das clarabóias em vidro sob os vãos livres, ampliou os espaços internos e acrescentou as largas passarelas que permitem o fluxo dos visitantes entre as áreas expositivas. Já no Centro Cultural FIESP, Mendes da Rocha comandou as mudanças na parte térrea, incluindo a demolição da laje de entrada para aumentar a largura da calçada e a reorganização da biblioteca e da área de exposições. 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Centro Cultural FIESP

  • Endereço: Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César
  • Telefone: 11 3284-9787
  • Site: www.centroculturalfiesp.com.br
Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts