100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: confira os eventos comemorativos que se iniciam já no próximo mês

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um divisor de águas na cultura brasileira. Realizado no Theatro Municipal de São Paulo, o evento lançou as bases para o Modernismo brasileiro e ainda hoje é reconhecido como um dos principais movimentos artísticos do país. Para comemorar o centenário da Semana de 22, o Governo do Estado de São Paulo está organizando uma série de atrações que se iniciam já no próximo mês e se estendem até o segundo semestre do próximo ano. 

Fizemos uma seleção com as principais atrações que ocorrem no segundo semestre para você se programar! Confira: 

Exposições

  • Em 1º de julho, a Casa Mário de Andrade inicia a exposição “Fantoches da Meia-Noite”, que exibirá o raro álbum de gravuras homônimo de Di Cavalcanti colorido à mão pelo artista. 
  • No dia 11 de junho, o Museu da Língua Portuguesa receberá visitantes para a exposição “SP Vinte e Dois”, sobre identidades nacionais e regionais na literatura, à luz do modernismo e da relação centro-periferia em São Paulo. 
  • A partir de julho, a Pinacoteca de São Paulo realizará a exposição “Acervo Modernista”, na qual o público poderá ver obras de artistas modernistas que fazem parte da instituição. 

Música

  • A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) prepara a série “Modernismo na Música Brasileira”, que será apresentada na Sala São Paulo. Haverá o concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone, regência de Neil Thomson e como solista Fábio Zanon nos dias 09, 10 e 11 de setembro. Já nos dias 23, 24 e 25 de setembro, é a vez do concerto n. 2 para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-Lobo, regência de Isaac Karabtchevsky e como solista Antonio Meneses. 
  • De 20 a 25 de setembro, grupos da EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo) marcam presença nas festividades com as apresentações “Revirada Musical – Ares de 22”, inspiradas na Semana de Arte Moderna de 1922 e no modernismo. Os eventos vão ocorrer no Theatro São Pedro e nas instalações da escola.

Fábricas de Cultura

  • A partir de julho, será iniciada a série de contação de histórias “Contações de 22” sobre autores modernistas nas Fábricas de Cultura da Zona Leste e São Bernardo do Campo. 
  • Entre agosto e outubro, as Fábricas do Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Diadema terão a oficina e intervenção urbana “Grafitti Moderno”, com releituras de obras modernistas a partir do atual movimento da arte urbana. 
  • No dia 29 de setembro, a Fábrica de Cultura Sapopemba será palco do concerto “Villa-Lobos em Cordas e Funk” com a Orquestra de Cordas das Fábricas de Cultura da Zona Leste e intervenção de MCs de Funk. 
  • De outubro a novembro, as unidades da Zona Leste e em São Bernardo do Campo disponibilizarão os cursos “Trilhas Modernistas” nas linguagens das artes visuais, música, dança e tecnologia 4.0, com enfoque na arte modernista. 

Debates online

  • Entre os dias 08 e 10 de julho, a Casa Guilherme de Almeida contará com o ciclo de palestras “Guilherme de Almeida em Cena” sobre a Semana de 22 e o movimento modernista, tendo como referência a palestra histórica do poeta “Revelação do Brasil pela Poesia Moderna”. 
  • De 06 de outubro a março de 2022, a Casa das Rosas realizará a série de debates “Do Modernismo à Pós-Utopia”, que discutirá desde o primeiro movimento de vanguarda brasileiro até o atual movimento de saraus de periferia. 
Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts