Parque Ecológico Imigrantes: conheça o primeiro parque sustentável do mundo próximo a São Paulo

Que tal pegar a estrada em direção às praias do Litoral Sul e conhecer uma reserva da Mata Atlântica? Isso é o que você vai encontrar ao visitar o Parque Ecológico Imigrantes (PEI), que está localizado em uma área de 484 mil m², às margens da Rodovia dos Imigrantes, no município de São Bernardo do Campo. 

Sendo o primeiro parque do mundo a receber a certificação internacional AQUA-HQE, de construção de alta qualidade ambiental, o PEI tem como premissa causar o menor impacto possível na natureza. Da fundação de suas bases ao funcionamento do parque, tudo está focado na otimização e reutilização de recursos naturais. Essa constante preocupação resultou em uma atração única, que alia conscientização, preservação e contemplação da Mata Atlântica. Além disso, todo o projeto foi idealizado para ser acessível a pessoas com deficiência, por isso, o local conta com um funicular, elevadores, rampas de acesso e plataformas elevadas para locomoção de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

Para que os visitantes possam explorar a área e conhecer mais sobre esse bioma tão diverso, o parque oferece cinco trilhas: dos Macacos, das Samambaias, das Antas, das Orquídeas e a Trilha Sensorial. Esta última promete aguçar os sentidos, já que por lá é possível observar de perto e até mesmo tocar em algumas plantas, ter experiências olfativas com flores, frutos e plantas aromáticas, contemplar o canto dos pássaros, ou mesmo sentir o frescor que emana da mata fechada. A passarela que dá acesso às trilhas é, por si só, uma atração incrível. Elevada na altura da copa das árvores e construída com madeira plástica, permite a circulação dos visitantes pelas áreas do parque e oferece uma visualização única da fauna e flora do local. Não deixe de pegar carona no funicular para ter acesso ao Mirante do PEI e contemplar a Mata Atlântica sob uma perspectiva diferente. 

O passeio pelo Parque Ecológico Imigrantes é feito com o apoio de monitores ambientais e tem duração média de três horas. As visitas devem ser agendadas com antecedência e, para ingressar no local, é cobrada uma taxa de contribuição de R$20,00 por pessoa, que custeia a manutenção e o funcionamento do parque. Fique ligado: visitas individuais ou de grupos com até cinco pessoas são realizadas às sextas-feiras. O local não abre aos finais de semana nem nos feriados. 

Parque Ecológico Imigrantes

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts