Você conhece os viveiros municipais de São Paulo?

Quem frequenta os parques do Ibirapuera, do Carmo e Cemucam pode aproveitar o passeio e conhecer um dos três viveiros municipais de São Paulo. Sob administração da Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM), os viveiros produzem e fornecem mudas para plantio em áreas públicas e também em órgãos da administração municipal. E o melhor: você pode retirar mudas de forma gratuita se deseja cultivá-las em ruas, praças, canteiros, entre outras áreas verdes da cidade, e até mesmo na sua casa!

O Viveiro Manequinho Lopes é uma atração imperdível para quem está passeando por um dos principais cartões postais da cidade. O local semeia mais de 200 espécies em suas 10 estufas, 97 canteiros suspensos e nas 3 estruturas cobertas com tela de sombreamento. Mais recentemente, também é possível encontrar por lá plantas alimentícias não convencionais (PANCs)! Você certamente terá uma experiência agradável e colorida ao caminhar por suas quadras e estufas, já que estará rodeado de mudas herbáceas, arbustivas, trepadeiras, medicinais e aromáticas. 

O Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo, também se dedica ao cultivo de herbáceas, arbustivas e trepadeiras. De Costela de Adão a Jequitibás, passando por bromélias e diferentes tipos de bambu, diversas espécies são desenvolvidas ali desde a década de 80. Com 40 mil metros quadrados, este viveiro tem capacidade de produção de cerca de 1 milhão de mudas por ano. Não deixe de conhecer o Bosque das Frutíferas e ver de perto a produção de frutas como mexerica, pêssego, amora, jabuticaba e cambuci.

O terceiro viveiro municipal está no Parque Cemucam, que fica na cidade de Cotia, região metropolitana de São Paulo. Considerado o maior viveiro da capital, com 665 mil metros quadrados, o Viveiro Harry Blossfeld está em funcionamento desde 1969 e é de lá que saem as árvores que arborizam a nossa cidade. Por lá são cultivadas mais de 170 espécies de árvores resistentes ao ambiente urbano, com destaque para o ipê-amarelo e a sibipiruna, e também espécies nativas ameaçadas de extinção como a peroba-rosa e o jacarandá-da-bahia.

São Paulo conta com a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização, na qual munícipes podem retirar até cinco mudas de árvores para plantio em casa ou em áreas públicas da cidade. Os interessados devem fazer a requisição pelo Portal 156 e fazer a retirada em um dos três viveiros da capital. Para conhecer mais detalhes, acesse o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts