Sesc são paulo apresenta cursos da programação de férias do centro de música

A partir do ensino não formal e da promoção de atividades lúdicas e acessíveis, os Centros de Música do Sesc São Paulo, presentes nas unidades Consolação, Guarulhos e Vila Mariana, continuam suas atividades remotas e divulgam os cursos do mês de julho. As ações promovidas pelos Centros de Música são protagonizadas pelos educadores da instituição, convidados e de outros contratados, ações que impulsionam a economia criativa neste período de crise sanitária. A programação também atende os mais variados públicos, de iniciantes a experientes no fazer musical e a interatividade, proporcionada pelo meio digital, facilita a aproximação das pessoas com os profissionais e a troca de experiências.

Entre os cursos do mês, está a série Impro!, que apresenta workshops e masterclasses dedicados ao desenvolvimento da linguagem da improvisação musical. A musicalização infantil é o tema das atividades Oficinas Batuca Bebê – A educação do gesto musical e Musicalização para crianças: brincando em casa com a música.

E a formação em artes Mil Pássaros, trazida pela Companhia de Música Teatral de Portugal traz atividades práticas que combinam música e o corpo, que podem servir de alicerce para a construção de ferramentas de ensino.

As inscrições para as atividades podem ser realizadas a partir de 6 de julho em sescsp.org.br/centrodemusica. Credenciados do Sesc São Paulo e estudantes possuem descontos nas atividades pagas.

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Atividades de julho

Workshops

Impro!

A série Impro! integra workshops e masterclasses dedicados ao desenvolvimento das diferentes linguagens da improvisação musical. A cada dia é apresentado um instrumento novo e diferentes abordagens para se chegar ao exercício do fazer musical com liberdade e criatividade.

Michele Cordeiro | improviso na guitarra de rock

Com Michele Cordeiro. Mediação: Pedro Beviláqua

Dia 13 de julho, terça, às 17h

YouTube

Livre. Grátis.

Para iniciar as atividades, a guitarrista Michele Cordeiro realiza um workshop ao vivo sobre improviso na guitarra de rock.  com interatividade com o público; a mediação é de Pedro Beviláqua, educador do Centro de Música do Sesc Consolação.

A proposta é que o workshop se desenvolva através de uma linha do tempo, demonstrando-se os fundamentos da guitarra no rock, tanto em sua estrutura propriamente técnica/musical, quanto, brevemente, do contexto social e da época em que se desenvolveu. A partir disso, serão apresentadas as possibilidades de fraseado e diferentes sonoridades, mesmo dentro de um gênero. Michele também tratará de timbres e o quanto isso influencia na improvisação e caracteriza uma linguagem.

Michele Cordeiro – Formada em música com bacharelado em guitarra, iniciou sua carreira há doze anos e ao longo desse tempo integrou shows de diversos artistas, como Emicida, Paulo Miklos, gravações com Pitty, Gaby Amarantos, Jaloo, entre outros. Com esses projetos já se apresentou em importantes palcos ao redor do Brasil, como Rock In Rio e João Rock (2019), além de se apresentar em palcos internacionais, durante turnê pela Europa. Paralelamente, a artista está em processo de produção de seu primeiro disco autoral, onde imprime sua personalidade e pesquisa musical do rock e incorpora elementos regionais do Brasil.

Pedro Beviláqua – Iniciou-se na Escola Municipal de Música de São Paulo e é bacharel pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Foi primeiro violoncelo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Arte Barroca. Hoje, desenvolve a música popular no violoncelo com o grupo Cello Choro. Como educador musical, atuou no Projeto Guri e nas escolas Rudolf Steiner e Manacá. Desde 2014 leciona música para crianças e adultos no Centro de Música do Sesc Consolação.

Improviso no saxofone

Com Thiago França. Mediação: Pedro Beviláqua
Dia 14 de julho, quarta, às 19h – Zoom

Dia 20 de julho, terça, às 19h – YouTube
Livre.
Inscrição. Grátis.

No segundo encontro do ciclo dedicado à improvisação, o compositor e saxofonista Thiago França realiza masterclass sobre improviso no saxofone. Nessa aula aborda diferentes formas de improviso, desde as sonoridades mais clássicas ao Free Jazz,  quais características definem cada uma dessas possibilidades dos tradicionais arpejos e escalas aos experimentos estéticos e busca por novas possibilidades de sonoridades no instrumento.

Thiago França – Multi-instrumentista, tendo o saxofone como seu principal instrumento, compositor e arranjador. Entre seus trabalhos estão o projeto solo Sambanzo, que mistura composições do músico com temas recolhidos da umbanda e candomblé, com fortes influências do Free Jazz, Afrobeat e música latina e que possui 3 discos lançados.  Com o grupo Metá-Metá, ao lado de Kiko Dinucci e Juçara Marçal, lançou 3 discos e 3 EP’s e com o projeto “A Espetacular Charanga do França” se tornou um dos principais nomes do carnaval paulistano, dando ênfase nos instrumentos de sopro, saindo em cortejo da Santa Cecília sem carro de som junto aos foliões.

Improvisação na música corporal e Circlesongs
Com Zuza Gonçalves. Mediação: Pedro Beviláqua
Dia 15 de julho, quinta, às 15h – Zoom

Dia 23 de julho, sexta, às 19h – YouTube
Livre

Inscrição. Grátis.

No terceiro dia deste ciclo dedicado à improvisação, Zuza Gonçalves, educador de canto e música corporal do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, realiza masterclass dedicado aos circlesongs e à música corporal.

Circlesongs ou Cantos Circulares são composições vocais coletivas criadas de forma improvisada por um condutor e executadas por um grupo de cantores. O termo foi cunhado pelo artista Bobby McFerrin e é também o nome do álbum dele de 1997, constituído exclusivamente de composições com esse caráter circular e improvisativo. É uma prática inovadora que traz contribuições importantes para o nosso fazer musical contemporâneo e ao mesmo tempo remete a estruturas ancestrais e arquetípicas.

A música corporal no Brasil conta com um incrível repertório de jogos desenvolvidos por Stênio Mendes e Fernando Barba, que proporcionam um laboratório para a exploração da voz e sons do corpo, convidando a um estado de jogo, prontidão, relação e escuta, componentes fundamentais para a improvisação.

Nesse encontro serão explorados esses jogos, adaptados ao contexto virtual, vivendo um fluxo de improvisação com voz e corpo e depois buscando entender os caminhos utilizados e como eles podem alimentar a prática musical dos participantes.

Zuza Gonçalves – Músico formado em Composição e Regência na Unesp, com pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Desde 2001 tem pesquisado os caminhos da música vocal como cantor, regente e educador. Desde 2016 trabalha com Bobby McFerrin como parte do corpo docente do Workshop de Circlesongs que acontece anualmente em Nova York. É cofundador do projeto “Música do Círculo” e desde 2014 atua no Centro de Música do Sesc Vila Mariana.

Improviso no violoncelo

Com Jaques Morelenbaum. Mediação: Pedro Beviláqua

Dia 16 de julho, sexta, às 19h

Youtube.

Livre. Grátis.

Encerrando o ciclo semanal dedicado à improvisação, Jaques Morelenbaum  realiza live/workshop sobre improviso no violoncelo com interatividade com o público; a mediação é de Pedro Beviláqua, educador do Centro de Música do Sesc Consolação.

Jaques Morelenbaum – o violoncelista iniciou a carreira musical como integrante do grupo A Barca do Sol, participou também da Nova Banda em dez anos de parceria com Antônio Carlos Jobim, atuando em espetáculos e gravações que os levaram a vencedores do Grammy com o CD Antônio Brasileiro. Em 1995 integrou o Quarteto Jobim Morelenbaum (juntamente com Paula Morelenbaum, Paulo Jobim e Daniel Jobim) com o qual excursionou várias vezes à Europa.

Como arranjador, atuou ao lado de Tom Jobim (Passarim, O tempo e o vento, Tom Jobim: inédito, Tom canta Vinícius e Antônio Brasileiro), Caetano Veloso (Circuladô, Circuladô vivo, Fina estampa, Fina estampa, ao vivo, O quatrilho, Tieta do agreste, Orfeu do Carnaval, Livro, Prenda minha, A Foreign Sound e Omaggio a Federico e Giulietta), Gal Costa (Mina d’água do meu canto), Paula Morelenbaum, Ivan Lins, Barão Vermelho e Skank, além do álbum Piazzollando (homenageando a obra de Astor Piazzolla), no qual atuou também como instrumentista, regente e produtor musical.

Cursos

Aprenda a ensinar com Scratch: curso para educadores

Com Renato Veras
De 16 de julho a 13 de agosto, sextas, às 19h

Zoom.

Não recomendado para menores de 18 anos
Inscrição – R$80,00 (Credencial Atividades ou não credenciado) / R$40,00 (Meia) / R$24,00 (Credencial Plena)

Neste curso o músico Renato Veras apresenta o programa Scratch, visualizando cenários, personagens e os diversos itens de comandos de programação, sem entrar nos elementos mais sofisticados, como banco de dados ou outro. Cada aluno deve desenvolver um projeto próprio com apoio do grupo durante este curso, pautado pela linguagem musical.

A atividade é voltada a professores, especialmente do ensino básico, e interessados no ensino de programação lógica e visual usando o aplicativo Scratch (Google/MIT). O objetivo é desenvolver intimidade com o uso de ferramentas da tecnologia com vistas às ciências e à arte, de forma organizada em torno de uma linguagem livre.

Pré-requisitos: Os alunos obrigatoriamente precisam ter um computador, com navegador Chrome. Pode ser com sistema da Apple, da Microsoft ou Linux. Além das aulas, pelo menos mais duas horas de dedicação durante a semana para desenvolvimento do projeto que servirá de base para sua vivência de programação.

Renato Veras Baptista – Pós-graduado em Semiótica, sob orientação do professor Norval Baitello Júnior, na PUC/SP. Foi pioneiro no ensino e estudo de MIDI e programação de sintetizadores, tendo sido aluno de Lucas Shirahata, Jorge Poulsen e Conrado Silva. É professor de instrumentos de madeira no Sesc Vila Mariana desde 1998, participando também dos cursos infantis. Tem formação em flauta transversal com Toninho Carrasqueira, clarinete e saxofone com Hector Costita, manutenção de instrumentos com José Augusto e arranjo com Nelson Ayres.
O papel do arranjo na música brasileira – história, escuta e debate
com Paulo Serau e Allan Abadia
De 20 de julho a 12 de agosto, terças e quintas, às 19h30

Zoom

Livre.

Inscrição – R$60,00 (Credencial Atividades ou não credenciado) / R$30,00 (Meia) / R$18,00 (Credencial Plena)

 

O curso tem como objetivo mostrar a importância dos arranjadores na construção de uma estética musical brasileira através da audição de sons conhecidos da discografia nacional, mapeamento das suas fichas técnicas e registros de gravação, e da discussão online com os participantes dos encontros. Serão apresentadas breves análises musicais, históricas e sociais, as semelhanças e diferenças entre os trabalhos apresentados de cada arranjador e as abordagens estilísticas de cada época.

Não é necessário conhecimento musical prévio.

Allan Abbadia – músico, compositor e arranjador. Bacharel em Música pela Faculdade Souza Lima Berklee, com especialização em Composição e Arranjo e mestrando em Música pela UNICAMP. Tem atuado com artistas como: Elza Soares, Baby Do Brasil, Mano Brown, Racionais MC’s, Emicida, Pepeu Gomes, Toni Tornado, Nelson Sargento, Rômulo Fróes, Luiz Melodia, Dona Ivone Lara, entre outros. Realizou turnês internacionais, se apresentando nos Estados Unidos, na Argentina, Alemanha, Holanda, França, Rússia, Inglaterra e no Marrocos. Compôs a trilha sonora dos filmes “Um dia de Jerusa”(2014) e “Um dia com Jerusa”(2019), da diretora Viviane Ferreira. Lançou em 2019 seu primeiro disco chamado “Malungos”, disco autoral que funde suas referências musicais e ancestrais a contemporaneidade.

Paulo Serau – músico, compositor, arranjador e diretor artístico da Serau Produções Musicais. Professor do curso Técnico em Processos Fonográficos com Ênfase em Produção Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima. Tem trabalhos ao lado de Alaíde Costa, Ângela Maria, As Galvão, Ayrton Montarroyos, Cauby Peixoto, Elba Ramalho, Inezita Barroso, João Donato, Leci Brandão, Marcelo Jeneci e Maria Alcina. Produziu e dirigiu na Secretaria Municipal de Cultura os projetos “Samba na Formosa” (Centro Cultural Vila Formosa/2018) e o “Choro no Mercadão” (Mercado Municipal Paulistano/2016). Recebeu o prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012 para lançar o songbook e play along “O Choro de Luiz Gonzaga” (Choro Music/2012), e anteriormente lançou o songbook e play along “Choro para Big Band” (Choro Music/2011).

 

Oficinas Batuca Bebê – A educação do gesto musical

Com Patrícia Amorim. Mediação: Sheila Ferreira
Dias 24 de julho e 7 de agosto, sábados às 16h

Zoom
Recomendado para maiores de 16 anos
Inscrição – R$30,00 (Credencial Atividades ou não credenciado) / R$15,00 (Meia) / R$9,00 (Credencial Plena)

A proposta da oficina é uma investigação das manifestações musicais vivenciadas pelos bebês a partir dos seus próprios corpos. Através de exercícios de musicalização, Patrícia Amorim apresenta diferentes possibilidades de interação entre adultos e crianças na primeira infância, em um processo de mútuo aprendizado e muitas descobertas. No primeiro encontro, Patrícia falará aos adultos sobre sua metodologia, e no segundo encontro, serão iniciados os exercícios práticos de sua pesquisa com a musicalização infantil.

Patrícia Amorim é pedagoga e mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Fundadora do Projeto Batucadeiros juntamente com Ricardo Amorim, atua com música corporal no Instituto Batucar, no Recanto das Emas (DF). Como criadora da abordagem educativa musical “Batuca Bebê”, pesquisa o desenvolvimento da musicalidade dos bebês, tendo como foco a educação do gesto musical, a partir da música corporal. Ministrou workshops de música corporal no Brasil e Argentina (América do Sul), Cabo Verde e Guiné-Bissau (África) e, na Suécia (Europa).

Musicalização para crianças: brincando em casa com a música
Com Mariane Oliveira
De 24 de julho a 14 de agosto, sábados, às 10h

Zoom.

Para famílias com crianças entre 1 e 4 anos.

Inscrição. Grátis.

A atividade busca oferecer ao público da primeira infância uma experiência musical realizada em casa junto às famílias. A partir do processo de musicalização, tornar o ambiente familiar em um ambiente musical, oferecendo ferramentas para as famílias como, por exemplo, músicas para brincar, dançar, explorar objetos ou ninar, explorando objetos familiares à criança.

Mariane Oliveira – Graduada em música, mestre em educação, especialista no método Suzuki de ensino de música e educadora de atividades infanto juvenil do Sesc Guarulhos

Mil Pássaros

Com Helena Rodrigues e Companhia de Música Teatral. Mediação: Sheila Ferreira

De 27 a 30 julho, terça a sexta, e 6 de agosto, sexta, às 14h

18 anos

20 vagas

Zoom

Livre
Inscrição – R$60,00 (Credencial Atividades ou não credenciado) / R$30,00 (Meia) / R$18,00 (Credencial Plena)

Atividade formativa em artes voltada para a infância e regida pelo trabalho da Companhia de Música Teatral (POR). Os encontros buscam aproximar as pessoas, partilhar experiências e, principalmente, envolver os inscritos em vivências de atividades práticas que combinam música e o corpo, que podem servir de alicerce para a construção de ferramentas de ensino.

Companhia de Música Teatral (CMT) – mantém atividade regular ao longo de mais de 20 anos. O trabalho da CMT privilegia a criação de relações entre arte e educação, a articulação entre a investigação acadêmica, a produção artística, a formação, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação da importância da experiência musical e da arte em geral no desenvolvimento social e humano. A CMT Tem apresentado os seus trabalhos em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Brasil, Estados

Unidos da América, África do Sul, Macau e China. O projeto “Mil Pássaros” é originado no z.Lab

Mil Pássaros, Laboratório de Formação Online em Arte Para a Infância.

Consulte a programação do Centro de Música: sescsp.org.br/centrodemusica

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+ CENTRO DE MÚSICA DO SESC SÃO PAULO

Os Centros de Música do Sesc são espaços para fazer, ouvir, conhecer, aprender e pensar a música. Sua história remete a uma trajetória de mais de 40 anos de experiência na formação de artistas, de plateias, de educadores, e no desenvolvimento de novas experiências em torno da pedagogia musical. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu propostas de ensino que privilegiam a prática coletiva, a convivência criativa, a experimentação e a democratização do acesso ao fazer musical. São três unidades na Grande São Paulo, com mais de 1300 vagas ofertadas ao público semestralmente, em atividades como cursos, oficinas, práticas de conjunto e vivências para diferentes idades e níveis de conhecimento musical.
Saiba +: Centro de Música | Instagram | Twitter | Facebook

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