O Shopping Parque da Cidade recebe duas exposições gratuitas que convidam para uma reflexão sobre as cores. São elas Color of Colors, de Renato Gosling, e A gramática de Luiz 83, de Luiz 83 (nome artístico de Luiz dos Santos Menezes), ambas de curadoria de Oscar D’Ambrosio.
A primeira é uma pesquisa pictórica de cor proposta por Gosling por meio de cinco pinturas, explorando a própria capacidade técnica de lidar com as tintas para obter os matizes desejados. Na mostra, Gosling compartilha sua interpretação sobre o que é a cor. “Em Color of Colors, pode-se pensar na simbologia das cores, mas existe, principalmente, uma busca das próprias tonalidades. Cada pincelada, nesse contexto, é um passo em direção a um efeito visual”, comenta o artista. “Seja em tonalidades mais escuras ou quentes, a cor sempre tem algo a dizer. Cada pessoa enxerga as cores de uma maneira. É um assunto em que não há unanimidade de preferência e de visualidade. A exposição justamente abre esses portais de percepção”.
Oscar D’Ambrosio convida para a reflexão: “O que é a cor? Definições oriundas da física a entendem como a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. Nesse sentido, o branco é associado à somatória das sete cores do espectro luminoso (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), enquanto o preto está vinculado à inexistência de cor ou ausência de luz. Existem convenções culturais na interpretação das cores, mas há também as preferências individuais em um autêntico prisma simbólico, que passa pela discussão das fronteiras das memórias coletivas e individuas relacionadas com a cor”.
Gramática
Já na mostra A gramática de Luiz 83, o artista apresenta 12 pinturas e uma escultura mergulhando no processo de criar formas abstratas e aplicar cores e tonalidades, a partir da vivência de Luiz 83 com arte de rua, de sua experiência como montador de exposições e de suas pesquisas constantes. “Cada artista visual tem uma gramática própria. Isso significa que ele realiza diversos graus de escolhas para dar o melhor de si em cada trabalho. Ao se escolher uma cor, por exemplo, outras são deixadas de lado, em um processo contínuo de decisões, que levam a abraçar estéticas e conceitos, abdicando de outros”,
O curador, Oscar D’Ambrosio, define como um jogo em que os ganhadores são o artista, a sua obra e o público. “A resposta oferecida pelo artista não é simples ou simplista, mas complexa e própria, resultado de um processo próprio em que cada obra é uma nuvem que pode ser vista no infinito céu. Mas essa nuvem não é tangível. Como areia, ela se se esvai pelas nossas mãos, pois integra todo um processo do que significa fazer e pensar a arte, não necessariamente nessa ordem. Luiz 83 vivencia o seu trabalho intensamente e isso lhe permite, seja no bi ou no tridimensional, construir a sua interpretação do mundo, que não é um espelho ou um vitral. Suas conexões levam a uma outra dimensão: a de uma gramática regida pela capacidade de linhas, formas e cores apontarem para as novas dimensões que ele nos apresenta”.
“As atrações fazem parte de um dos pilares e objetivos do Shopping Parque da Cidade, que é democratizar o acesso à cultura”, afirma Stella Pinheiro, gerente de marketing do empreendimento.
Agenda
Exposições: Color of Colors e A gramática de Luiz 83
Diariamente, das 12h às 20h, até 29/8
Curadoria: Oscar D’Ambrosio (@oscardambrosionista)
Entrada gratuita
Local: Piso 1 do Shopping Parque da Cidade (Av. das Nações Unidas, 14.401 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP)
Visita guiada com agendamento: (11) 98292-4540
Mais informações – Pub Comunica:
Ana Cecília Panizza – cecilia.panizza@pubcomunica.com.br – (11) 96644-5727
Valéria Masson – valeria.masson@pubcomunica.com.br – (11) 95651-7474
Sobre os artistas
Renato Gosling
São Paulo-SP, 1976
Artista multidisciplinar, utiliza a alteração do sentido e o lugar original das coisas, criando novas narrativas. Deflagra questões sobre nossa maneira de lidar com o que nos rodeia, através da observação da vida mundana ressignificando ícones, com a intenção de tornar o banal em eterno.
Possui obra no acervo do Museu da Fotografia, em Fortaleza, Ceará. Participou em 2020 das exposições Arte Sem Fronteira, em Lausanne, na Suíça, e Percursos na Galeria Detalhe, em São Paulo. Participou, em 2019, da ExpoArtSP, na Lab Art Gallery, e também da coletiva M.U.S.A – Movimento do Universo das Artes Contemporâneas, na Casa Bossa, em São Paulo.
Luiz 83
Luiz 83 é o nome artístico de Luiz dos Santos Menezes, nascido em 1983 na cidade de São Paulo ele trabalha e reside nesta cidade. Autodidata sua formação decorre da experiência adquirida nas ruas da cidade como “pichador” atividade que ofereceu o princípio de um vocabulário plástico que vem sendo refinado á partir de pesquisas que o artista desenvolve com considerável grau de inventividade em de meios mais convencionais como o desenho, a pintura e a escultura. Sua experiência profissional como montador de exposições de arte também lhe oferece a oportunidade de permanecer em íntimo contanto com obras de caráter clássico e contemporâneo, oportunidade que resulta em conhecimento sensivelmente assimilado. Nas suas obras é possível perceber um concretismo de tipo bastante peculiar e sem dúvida sofisticada nas soluções formais e nos arranjos conceituais e de natureza POP qualidade também percebida através de um cromatismo que em geral privilegia cores brilhantes de luminosidade intensa. O artista também tem se dedicado a performances onde coloca em questão o lugar social do negro e tematiza a relação do corpo com seu fazer artístico e interações com a cidade. O artista participou de várias mostras individuais e coletivas entre quais se destacam a individual “Z” na galeria Tato e as coletivas “Tendências da Street Art no Museu Brasileiro de Escultura e “Pretatitude: insurgências, emergências e afirmações na arte contemporânea afro-brasileira” nos SESC Ribeirão Preto, São Carlos, Vila Mariana e Santos”.