Criar moradias que tenham conceitos inovadores para proporcionar experiências exclusivas de compartilhamento, focadas nas necessidades e desejos de uso, com praticidade, sempre foi o objetivo da Uliving, que trouxe o conceito de residência estudantil ao país, com formato desenvolvido para jovens que saem de casa para estudar ou trabalhar.
Referência do mercado no país, a empresa conta com cinco unidades em funcionamento no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, além de três unidades em desenvolvimento. Porém, a marca não foca apenas na estrutura: a Uliving vai além dos tijolos, ressignificando áreas importantes das cidades onde está localizada, criando o senso de comunidade que gera um legado que marca a vida das pessoas.
E cultura é um pilar fundamental. Pensando nisso, a Uliving convidou a Casa Jacarepaguá, galeria de arte focada em street art, para a colab que resultou no “Artistas em Residência”, uma iniciativa inédita: a student housing receberá dois artistas plásticos, que passarão a ser moradores da unidade da Avenida Paulista e terão um ateliê no local. Eles desenvolverão projetos artísticos e culturais, como eventos, palestras, exposições, durante um ano, para o público interno, mas também aberto a visitantes.
“Queremos tornar a Uliving um hub cultural, contribuindo com arte para o morador, para o bairro, criar vínculos entre as pessoas e a sociedade. Neste momento que atravessamos, o programa contará com todos os protocolos de segurança para a saúde”, conta de Juliano Antunes, CEO e cofundador da Uliving. O executivo também contou com a contribuição de Ken Wainer, sócio-fundador da Gestora de Fundos VBI, que investe no crescimento da student housing no Brasil. “Morei em uma residência estudantil em Harvard. Para mim, além do aprendizado acadêmico, foi muito rico o convívio cultural no ambiente estudantil e gostaria de trazer isso para cá. São Paulo tem o potencial de acolher pessoas diversas e, por isso, acreditamos que podemos gerar uma comunidade com uma identidade, que deixe boas memórias”.
Os artistas selecionados
O paraibano Célio (@_celio1) tem se destacado nos últimos anos por sua articulação no chamado “artivismo” (arte + ativismo) com o “Projeto Voltando à Escola” (@projetovoltandoaescola), que reúne artistas, que transformam escolas públicas com a pintura de painéis em salas de aula, quadras, áreas sociais, etc. O projeto já transformou mais de 40 escolas, creches, e instituições sociais, em 4 estados do país e envolvendo mais de 200 artistas voluntários.
O segundo artista selecionado é Fabiano Senk (@senk.011). Novo talento das ruas, começou na cena do grafite em 2007, em São Mateus, São Paulo, tendo participado de diversas feiras e exposições. Seu trabalho navega no universo do surrealismo e exagero, mixando sua referência rural, pela origem de sua família (que veio do Sertão do Vale do Jequitinhonha) e o universo urbano do street art. Senk retrata garotos e meninas de periferia, mas também homens e mulheres mais velhos com expressões sofridas de uma vida dura no sertão.
José Brazuna, sócio e curador da Casa Jacarepaguá, conta um pouco de como essa história aconteceu: “Quando fomos procurados para ser curadores deste projeto, ficamos surpresos com a ‘entrega’ dos executivos e dos artistas. Percebemos que o que se quer aqui não é um mero projeto corporativo. Sentimos uma visão legítima de usar a cultura como instrumento de transformação, criação e laços. E, a partir daí, abraçamos com afinco e estamos muito ansiosos para ver esta transformação”.
Sobre a ULIVING
A ULIVING Brasil foi fundada em 2012 e trouxe para o país um novo conceito de hospedagem estudantil. A empresa oferece aos moradores toda a estrutura e suporte para proporcionar experiências únicas para os jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência como sala de estudos, sala de tv, cozinha comunitária, dentre outros, a Uliving cria um ambiente onde os estudantes se sentem em casa, fortalecendo entre eles o senso de comunidade e pertencimento. A Uliving já possui 5 unidades em funcionamento no estado de São Paulo e Rio de Janeiro e, no início de 2018, se associou à VBI Real Estate, uma gestora de Fundos de Private Equity, consolidando assim seu plano de expansão.
Sobre a Casa Jacarepaguá
Dedicada ao universo do street art, a Casa Jacarepaguá, criada em 2015, realiza diversas exposições da cena e já participou de feiras como Feira Parte 2016 e 2017, SP-Arte 2018 e Arte-BH 2018. A galeria está instalada em um galpão de 400m², com pé direito de 8m, localizado no Butantã.
Local: Rua João Della Manna, 1228 – Butantã, São Paulo – SP