O Sesc Vila Mariana promove “Vamos Falar do Quê?”, ação que cria espaços de diálogo, de escuta e de criação com as crianças a partir de assuntos como: amor, morte, presença e ausência. O público-alvo do projeto são crianças de 7 a 12 anos e por meio dos temas são elaboradas histórias, brincadeiras e outros projetos. Música, teatro, literatura e expressões corporais são usadas como norteadoras para as atividades. Os encontros acontecem na plataforma Zoom® de 11 de setembro a 16 de outubro, sempre aos sábados, das 14h às 15h30 (crianças de 7 a 9 anos) e das 16h às 18h (10 a 12 anos). As inscrições iniciam no dia 3 de setembro e custam de R$9 a R$15.
Inscrições
7 a 9 anos – https://bit.ly/7_9anos
10 a 12 anos – https://bit.ly/10_12anos
Para mediar as atividades foi chamada a produtora Ana Luiza Bruno e os encontros também têm as presenças das arte-educadoras: Ana Lívia Castro, Juliana Notari, Melina Sanchez, Vivian Pereira. A ação ainda conta com a participação especial Valdir Maia, Daniele Padovani e Ana Cristina Nogueira, educadores do Sesc São Paulo. As atividades são gravadas pelo Sesc e acessadas apenas pelas mediadoras do projeto para uso pedagógico restrito e com prazo de validade definido.
Com o propósito de instigar a criatividade das crianças, os participantes recebem um kit contendo um livro (“O Passeio”, de Alexandre Rampazo e Pablo Lugones, para o público de 7 a 9 anos; e “A Parte Que Falta”, de Shel Silverstein, para o público de 10 a 12 anos), um novelo de lã e um diário de observação (caderno). Os kits devem ser retirados na unidade entre os dias 8 e 10 de setembro.
Confira abaixo as propostas de cada encontro:
11/09. Ana Lívia Castro – O fio das histórias e o afeto
As histórias que contamos sobre nós mesmos e a origem dos nossos nomes são os disparadores deste primeiro encontro de apresentação. Ana Lívia Castro apresenta um repertório de histórias que podem “construir e curar” em cada momento de vida.
18/09. Juliana Notari – Construir mundos e pensar o futuro
Nesse encontro, as crianças são levadas a imaginar seus futuros e aquilo que desejam a partir das atividades propostas por Juliana Notari. A artista sempre inventou seres para acompanharem sua passagem pela vida. Nunca deixou de lado seu mundo paralelo e onírico que escuta desde criança e que foi fonte para as inúmeras peças escritas e atuadas durante seus mais de 20 anos de marionete.
25/09. Vivian Parreira – A cultura que é de todos e o rimar popular.
Participação: Valdir Maia (educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana)
A música é a capacidade de improvisar e rimar as situações da vida, e é por ela que se desenvolve o encontro proposto por Vivian Parreira, educadora, fundadora do grupo Girafulô de danças brasileiras e brincante da cultura popular. Também participa da dinâmica o educador Valdir Maia, professor de cordas do Sesc Vila Mariana e do Projeto Guri.
2/10. Ana Lívia Castro – O fio das histórias e o afeto.
Participação: Ana Cristina Nogueira (educadora do Espaço de Brincar do Sesc Vila Mariana)
Quase finalizando o caminho entre vida e morte, amor e despedidas, são retomadas as histórias elaboradas pelas crianças e que servem de relato de suas experiências. Com um pouco de histórias terapêuticas e de um jeito integrado, a narradora Ana Lívia Castro vai deixar pequenas doses de histórias curativas para situações desafiadoras. Para apoiar na ação é chamada a Ana Cristina Nogueira, educadora do Sesc Vila Mariana que atua no Espaço de Brincar e semanalmente protagoniza contações de história nos perfis da unidade.
16/10. Melina Sanchez – A dança é o trabalho do corpo.
Participação da Daniele Padovani (educadora do Núcleo Físico-esportivo do Sesc Vila Mariana)
Chegando ao final do caminho é descoberto que o lugar onde o pensar, as emoções e ações se encontram é no corpo. Por isso, a dinâmica se desenvolve a partir da dança e da expressão corporal, meios possíveis para gravar boas memórias e deixar marcas de saudade deste encontro. A dança permite a bailarina e educadora Melina Sanchez ajudar o corpo a “acordar” e a reconhecer a expressão mais genuína em cada gesto. A educadora Daniele Padovani também participa do encontro auxiliando as crianças no alongamento e aquecimento para as atividades.
Convidadas:
- Ana Luiza Bruno – Formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Estudos Literários. É produtora cultural, artista e mãe. Foi técnica de programação no Sesc São Carlos (2012 a 2018). Idealizadora do projeto “Quando nasce um bebê, nasce uma mãe” na mesma instituição. Fundadora da Serena Infância Produções Artísticas, produtora voltada a projetos artísticos para infância. Representa diversos espetáculos, entre eles “Cuco” e “A vida secreta das fraldas”.
- Juliana Notari – Artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica, Juliana tem dedicado sua pesquisa à marionete contemporânea e à pedagogia da marionete livre há mais de 20 anos. Com seus espetáculos, realizou por diversos países, tais como México, Bolívia, Argentina, Colômbia, Espanha, Letônia, França, Portugal, República Checa, Itália, Suíça e Coreia do Sul.
- Vivian Parreira – Fundadora e coordenadora do grupo Girafulô, integrante do grupo de samba de coco Chinela Baixa, realiza trabalhos em educação tendo como fundamento as brincadeiras, danças e tambores. É doutora em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
- Ana Lívia Castro – Formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Estudos Literários pela mesma instituição, contadora de histórias, psicanalista lacaniana em formação e idealizadora d´A Barca, que atua com arte, educação e saúde. Supervisiona e orienta projetos pedagógicos para instituições como Sesc, Senac, Funarte, Fundação Bienal, Fundação Casa e Salas de Leitura de Redes de Ensino Público e Privado.
- Melina Sanchez – Mestre em Educação e graduada em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Especializou-se em Dança Educação pelo Trinity Laban (Londres) e em Laban e Didática da Dança pelo Instituto Caleidos. Professora de dança para bebês, crianças, pessoas com deficiência e educadores em escolas de arte e de ensino regular. Foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo. Concebeu e coordena o Ateliê de Dança para Bebês e Crianças (SP).
Educadores do Sesc SP:
- Ana Cristina Nogueira – Formada em pedagogia, possui pós-graduação em Linguagens das Artes na ECA/USP. Educadora encantada pela primeiríssima infância, atua no programa Espaço de Brincar da Unidade Sesc Vila Mariana, onde desenvolve projetos como o Cada Canto uma História – ciclo de leitura de histórias destinadas às famílias e suas crianças, e Balaios – experimentações sensoriais e artísticas para primeira infância. Atuou por 11 anos no Centro de Educação Infantil (Cedei) do Sesc São Paulo.
- Daniele Padovani – formada em Educação Física com especialização e aprimoramento na área do Esporte, Saúde e Qualidade de Vida pela UNESP – Faculdade de Medicina de Botucatu. Também graduada em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Cásper Líbero, Radialista – locutora pelo SENAC. Atuo há mais de 10 anos no Sesc Vila Mariana como educadora de atividades físicas, trabalhando com pessoas de todas as idades.
- Valdir Maia – Formado em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes, leciona desde 2001 em projetos musicais como Guri, Santa Marcelina e já atuou artisticamente com a Orquestra Jovem Tom Jobim, Camerata Erudita, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Atua no conjunto Quartula e no Centro de Música do Sesc Vila Mariana como professor de cordas (violino e violoncelo).
Livros (sinopses):
“O Passeio” (autor: Alexandre Rampazo; ilustrador: Pablo Lugones) – O empurrãozinho de um pai faz uma menina superar o medo de andar de bicicleta sem rodinhas e dá início a um passeio singular. Durante um longo trajeto, a filha revela as sensações e emoções que vive em cada momento na companhia de seu pai, e estas a fazem perceber como de uma hora para outra tudo pode mudar.
“A Parte Que Falta” (autor: Shel Silverstein) – O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de si mesmo.
____________________________________
Ação Urgente Contra a Fome – Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades em todo o estado. São mais de 40 pontos de coleta na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc São Paulo, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente Contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade. Saiba +: sescsp.org.br/doemesabrasil
Mesa Brasil – Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos.
Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado – na capital, interior e litoral – operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio. Saiba+ sescsp.org.br/mesabrasil
____________________________________
Serviço
Vamos Falar de Quê?
Com Ana Luiza Bruno, Juliana Notari, Vivian Parreira, Ana Lívia Castro, Melina Sanchez e Educadores do Sesc São Paulo.
De 11/9 a 16/10, sábados
Das 14h às 15h30 (grupo de 7 a 9 anos)
Das 16h30 às 18h (grupo de 10 a 12 anos)
Inscrições:
7 a 9 anos – https://bit.ly/7_9anos
10 a 12 anos – https://bit.ly/10_12anos
Retirada dos kits: dias 8 a 10/9 na Central de Atendimento
Taxas: R$ 9,00 (credencial plena); R$ 15,00 (estudantes)
Plataforma: Zoom®
Classificação: livre
Sesc Vila Mariana | Informações
Endereço: Rua Pelotas, 141, Vila Mariana – São Paulo
Central de Atendimento (Piso Superior – Torre A): terça a sexta, das 10h às 19h30; sábados, das 10h às 17h30; domingos e feriados, das 10h às 14h30 (obs.: atendimento mediante a agendamento).
Estacionamento: R$ 5,50 a primeira hora + R$ 2,00 a hora adicional (Credencial Plena: trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). R$ 12 a primeira hora + R$ 3,00 a hora adicional (outros). 111 vagas.
Informações: 5080-3000