O Sesc Bom Retiro realiza até 23 de novembro o projeto Quem São Elas?, com a presença de influenciadoras digitais Leandrinha Du Art (Dia 5/10), Natália Lobo (Dia 19/10), Bell Rocha (Dia 9/11) e Ashley Malia (Dia 23/11), os encontros virtuais abordarão assuntos como Sexualidade, identidade de gênero, maternidade, carreira profissional, direitos reprodutivos e interseccionalidade, sempre às terças, às 19h.
“São muitas e complexas as questões presentes quando a pauta é a mulher e o feminino. Refletir, reconhecer e compartilhar trajetórias de mulheres que se tornaram referência para uma pessoa ou uma comunidade pode ser um caminho fértil para abrir horizontes e somar forças para traçar novos caminhos”, explica a curadoria do projeto parte do socioeducativo do Sesc Bom Retiro.
Pensando nisso, o Sesc Bom Retiro apresenta esta série de encontros em que comunicadoras das mídias sociais diversas falam sobre suas trajetórias e propõem reflexões ao grupo participante, perpassando por temas como direito à terra, luta antirracista, diversidade de corpos, pressões estéticas, violências de gênero, entre outros ativismos e protagonismos juvenis, criando assim um panorama diverso e atualizado que possa começar a responder quem são essas jovens mulheres.
Os Encontros
No primeiro encontro, Leandrinha Du Art compartilhou sua trajetória de nove anos como comunicadora, abordando questões que perpassaram a formação de sua identidade pessoal como gênero, sexualidade, religiosidade e corporeidade, e cujo posicionamento nas redes sociais tem contribuído para o fortalecimento e a visibilização do ativismo em prol de direitos nos movimentos PCD e Trans.
No segundo encontro com Natália Lobo vai compartilhar um pouco de sua trajetória e reflexões como mulher indígena não aldeada, sobre ancestralidade e identidade, passando por suas vivências e pesquisas de seus processos artísticos, e pelas experiências nas lutas coletivas contra as ausências e violências históricas sofridas pelos povos indígenas no Brasil, e as especificidades das mulheres indígenas neste contexto.
Próximos Encontros
No terceiro encontro, a modelo, criadora de conteúdos digitais e de uma marca de biquínis para todos os corpos, Bell Rocha, conta um pouco sobre sua trajetória na cena baiana e no ambiente digital, na quebra de paradigmas excludentes sobre beleza e saúde feminina em busca de um movimento por maior autoestima entre as mulheres em sua diversidade.
No último encontro, Ashley Malia, baiana, jornalista premiada e criadora de conteúdos digitais, que compartilhará um relato sobre sua trajetória, desde a graduação em jornalismo até sua experiência com mídias negras, e como esta foi atravessada pela sua relação com a literatura negra e por discussões de temas como o que é lugar de fala, formando-a profissionalmente e fazendo parte de sua identidade.
Convidadas
Ashley Malia – Mulher negra, baiana, formada em Jornalismo e influenciadora digital. Hoje atua como Community Manager do TikTok da Natura, e Produtora de Conteúdo na plataforma BATEKOO. Já passou pela redação do Jornal A TARDE, do Portal Correio Nagô e da AFRO.TV Brasil. Na internet fala sobre mulheres negras, autoestima e literatura, e em 2020 foi premiada pela Câmara Municipal de Salvador com o Prêmio Maria Felipa, que homenageia mulheres negras.
Bell Rocha – Criadora de conteúdo, Bell Rocha trabalha há 04 anos nas redes sociais inspirando pessoas através dos seus posts. Aborda temas como moda, autocuidado e empoderamento feminino. Bell também é dona da sua propia marca de biquínis.
Leandrinha Du Art – Tem 26 anos, é midiativista, escritora, colunista NINJA, militante LGBT & PCD. Graduanda em Teologia e pesquisadora de Filosofia. Nos últimos anos, tornou-se o rosto referência nas pautas sexualidade e gênero para pessoas com deficiência e LGBT’s, se conectando com pessoas do Brasil e do mundo todo.
Natália Lobo – Indígena Tupinambá, mora atualmente em Belém do Pará, é artista visual, arte educadora independente licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Suas pedagogias artísticas e poéticas visuais tem como objetivo discutir identidades na Amazônia, territorialidades, etnocídio e fortalecimento de indígenas em contexto urbano.
Mediadoras
- Jacqueline Novaes – Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes e pós graduada em Educação, Infância e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades no qual pesquisou sobre as desigualdades de gênero na infância. Desde 2010 atua como educadora em contextos de vulnerabilidades sociais. Trabalha nas equipes socioeducativas do Sesc SP desde 2013 e atualmente é educadora do Programa Juventudes do Sesc Bom Retiro.
- Jéssica Maciel – Graduada em Comunicação Social pela PUC-SP. Atuou por dez anos na formação de Educadores Sociais para o programa AABB Comunidade, presente em todo território nacional. Como educadora também realizou diversos projetos relacionados a democracia participativa e protagonismo juvenil pelo Núcleo de trabalhos comunitários da PUC-SP. Em 2018 passou a complementar a equipe socioeducativa do Sesc Bom Retiro, atuando diretamente no programa Curumim.
Inscrição
Para participar dos encontros é preciso fazer inscrição prévia no site sescsp.org.br/inscricoes. Os encontros são independentes e o público poderá participar de um ou de todos.
Quem são elas? Com Nathália Lobo
Dia 19/10. Terça, 19h.
Inscrições Abertas em sescsp.org.br/inscricoes
12 anos.
Quem são elas? Com Bell Rocha
Dia 9/11. Terça, 19h.
Inscrições gratuitas a partir de 19/10 em sescsp.org.br/inscricoes
12 anos.
Quem são elas? Com Ashley Malia
Dia 23/11. Terça, 19h
Inscrições gratuitas a partir 9/11 em sescsp.org.br/inscricoes
12 anos.
SESC BOM RETIRO
Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP
Redes Sociais
- Instagram.com/sescbomretiro
- Facebook.com/sescbomretiro
- Youtube.com/sescbomretiro
- Twitter.com/sescbomretiro
Site: sescsp.org.br/bomretiro