O Sesc Bom Retiro realiza a 3ª edição do ‘Esporte, Corpo e Diversidade’, que trata da prática de atividades físicas e esportes e as pessoas com deficiência

Até o dia 10 de novembro de 2021 o Sesc Bom Retiro realiza a terceira edição do projeto Esporte, Corpo e Diversidade, que tem como tema as Atividades Físicas e esportivas para as pessoas com deficiências e a Interseccionalidade. Os encontros serão mediados por Leandra Caleidoscópica, jornalista e consultora em Inclusão e Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. A cada encontro atletas e especialistas discutem temas como mulheres no esporte, educação inclusiva, capacitismo, acessibilidade, esporte paralímpico, a vivência de profissionais de educação física inclusiva entre outros.

Os encontros serão exibidos ao vivo pelo Youtube.com/sescbomretiro e terão acessibilidade na comunicação com legenda, audiodescrição e Libras. “O tema deste ano, trata da participação social das pessoas com deficiências nas atividades físicas e esportivas como um direito humano, a partir da perspectiva da interseccionalidade, que considera marcadores sociais importantes, como raça, gênero, sexualidades e condição sócio-econômica, dentro das questões cotidianas, vivenciadas pela pessoa com deficiência em nossa sociedade” explica Cátia Rocha, monitora de Esportes do Sesc Bom Retiro e curadora do projeto.

Criado em 2018 como uma atividade do Sesc Verão, o Esporte, Corpo e Diversidade ganhou projeção, em 2019 já como curso independente abordou o tema ‘Gênero e Sexualidades: o esporte e a atividade física como um direito humano de todos’ e em 2020 abordou o tema ‘Combate ao Racismo nas práticas esportivas, esta segunda edição completamente online e disponível no Canal de Youtube do Sesc Bom Retiro (youtube.com/sescbomretiro).

O Esporte, Corpo e Diversidade tem como objetivo apontar caminhos e perspectivas sobre direitos humanos e refletir sobre ações educativas que podem transformar o ambiente da Educação Física e do Esporte em espaços de luta, acolhimento, inclusão e de transformação social, valorizando a diversidade como elemento essencial para o desenvolvimento humano, os encontros receberão atletas e especialistas em inclusão e atividade física.

 

Os Encontros

O primeiro encontro, realizado no dia 6 de outubro, contou com a presença de Joana Neves e Desiree Helissa Casale abordando O que é ser mulher com deficiência dentro e fora do ambiente esportivo.

No segundo encontro, na quarta (14), recebemos a atleta paralímpica de atletismo Terezinha Guilhermina e a professora Doutora em Educação Física, Graciele Massoli Rodrigues em Esporte paralímpico e a formação do profissional de Educação Física Inclusiva. Os encontros são mediados por Leandra Caleidoscópica.

 

Próximos Encontros

A atividade física e esportiva para as pessoas com deficiências e a Interseccionalidade: com a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), representada pela Eliane Miada e Isaias José dos Santos (atleta participante dos programas esportivos da ADD). Dia 20/10

Educação para Inclusão: precisamos aprender!: com a atleta paralímpica de bocha Evelyn Oliveira. Dia 27/10

Capacitismo e Acessibilidade: com o atleta paralímpico do Futebol de 5, Maurício Tchope Dumbo e Rodrigo Hübner Mendes (Superintendente do Instituto Rodrigo Mendes). Dia 03/11

Educação Física Inclusiva: reflexões sobre as práticas na sociedade: com a educadora física do Sesc Bom Retiro, Juliana Evangelista Pereira, e a professora Doutora Andresa Caravage de Andrade, do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP(CPF). Dia 10/11

 

Mediadora

Leandra Caleidoscópica – poeta, escritora e jornalista com deficiência física. Consultora em Inclusão e Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência desde 1998. Atual Fundadora da Coletiva de Escrita Girassol (Protagonismo das Escritoras com Deficiência) e Mediadora Cultural no Museu Vozes Diversas. Também é Colunista na Revista Feminista AzMina e no Portal Sem Barreiras.

 

Convidadas E Convidados

Desiree Helissa Casale: Mulher com deficiência física, atuante em práticas artísticas e educativas há 10 anos, fundadora do Coletivo Filomena, integrante do Coletivo Feminista Helen Keller de mulheres com deficiência, produtora do programa EntreTecer pelo Portal Fruta Preta e integrante da Yoga Para todes Brasil.

Joana Neves: Nasceu com acondroplasia, um tipo de nanismo. Sua mãe ouvia que a filha não viveria além dos 15 anos. Mas, aos 33, ela foi eleita a melhor nadadora paralímpica da década. Durante nove anos, teve que competir com atletas de muito mais mobilidade, devido a um erro de classificação. Nunca desanimou, apesar da dificuldade financeira. Hoje, mãe de uma menina, é dona de quatro medalhas paralímpicas. O esporte a fez perder a vergonha do corpo. Com seu 1,23 m, é uma gigante. Num país que lidera o ranking mundial de cirurgias estéticas, Joana Peixinha ressignificou sua diferença. Participou das Paralímpiadas de Toquio 2020 e ganhou a medalha de bronze no Revezamento 4×50 metros livre misto.

Terezinha Guilhermina: Reconhecida, como uma das maiores atletas da história do paralimpismo mundial. Está presente no “Guiness book”, edição 2013/2014 como a “atleta cega mais rápida do mundo”. Detentora de oito  medalhas paralímpicas, 15 medalhas em mundiais, 17 medalhas em jogos parapanamericanos. Atual recordista mundial da prova dos 400 metros. Também, os prêmios de melhor atleta dos anos de 2006,  2008, 2011,  2012 e de 2014. Também, foi indicada para o prêmio Laureus, que é considerado o principal prêmio no esporte mundial. Fora eleita em 2011 como a primeira atleta brasileira, representante dos atletas das Américas, para o quadriênio 2012 a 2015.

Graciele Massoli Rodrigues: Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física para Pessoas com Deficiência (Universidade Federal de Uberlândia – 1994), possui Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e (2002).

Rodrigo Hübner Mendes: Mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas e atua como professor e pesquisador na área da educação inclusiva. Em 1994, fundou o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos cuja missão é garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade na escola comum. O Instituto desenvolve programas de pesquisa, formação continuada e advocacy. Ao longo de sua trajetória, o Instituto atendeu mais de 100.000 educadores de todos os estados brasileiros e impactou cerca de 1 milhão de estudantes. Seu portal sobre educação inclusiva, DIVERSA, oferece uma vasta biblioteca com referências práticas sobre como acolher as diferenças humanas nas escolas e recebe visitas de várias partes do mundo. Rodrigo é empreendedor social Ashoka e membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Desde 2015, trabalha como consultor para a UNESCO e para o Governo de Angola. É autor dos livros “Artes visuais na educação inclusiva” e “Educação Inclusiva na prática”.

Mauricio Tchope Dumbo: Nascido numa Angola marcada pela guerra civil, veio ao Brasil para se libertar. Aos cinco anos, havia ficado cego, culpa de um sarampo tratado de forma caseira, diante da falta de médico. Aqui, formou-se advogado e descobriu o esporte, que lhe rendeu medalha de ouro na Paralimpíada Rio 2016.

Andresa Caravage de Andrade: Doutora e Mestre em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharel em Ciência da Atividade Física pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa políticas públicas, direito e participação social no âmbito do esporte. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (CPF).

Juliana Evangelista Pereira: Educadora Física do Sesc Bom Retiro e professora de Educação Física na Prefeitura de Carapicuíba.

Acessibilidade

Os encontros serão realizados na plataforma digital Microsoft Teams com transmissão ao vivo pelo Youtube.com/SescBomRetiro com Legendas, Audiodescrição e Libras e os inscritos receberão certificados de participação.

Inscrições

As inscrições para o Esporte, Corpo e Diversidade – estão abertas em sescsp.org.br/inscricoes.

 

Serviço

Esporte, Corpo e Diversidade – Atividades Físicas e esportivas para as pessoas com deficiências e a Interseccionalidade

De 6/10 a 10/11. Quartas, às 19h30.

Inscrições gratuitas em sescsp.org.br/inscricoes

16 anos.

 

SESC BOM RETIRO

Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP

 

Redes Sociais

Site: sescsp.org.br/bomretiro

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts