CPT_SESC abre inscrição para Ciclo de Encontros “Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator”

De 26 a 29 de outubro, às 19h, o CPT_SESC, em parceria com a Fundação das Artes de São Caetano (FASCS), realiza o Ciclo de Encontros “Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator”, a terceira temporada em continuação à série de podcasts sobre a formação dos profissionais de artes cênicas no Brasil.

Em novo formato, trata-se de uma série de debates on-line, que conta com a participação de 12 grupos de teatro, incluindo coletivos de fora do eixo Rio-São Paulo, com o intuito de ser um espaço plural, fomentando a diversidade na formação e criando uma rede de apoio e intercâmbio de experiências.

Durante os quatros dias, os representantes desses grupos dialogam sobre seus processos de formação no desenvolvimento de experimentações, pesquisas e dinâmicas de produção das companhias teatrais que se diferem dos centros formativos. A mediação é de Sérgio de Azevedo, artista-gestor-educador na FASCS e Celso Correia Lopes, diretor, dramaturgo e ator, também educador da FASCS.

Participam do Ciclo de Encontro a Cia do Nó, Clowns de Shakespeare, Grupo Magiluth, Teatro Experimental de Alta Floresta, Teatro Negro e Atitude, Trupe Olho da Rua, Cia. de Teatro de Heliópolis, Coletivo Estopô Balaio, Grupo XIX de Teatro, Barracão Teatro, Grupo Galpão e Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

 

Inscrições gratuitas 

 

A atividade é gratuita e aberta ao público. Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição em sescsp.org.br/cptsesc, entre os dias 19 e 22 de outubro. Será possível optar por participar de um ou mais dias do Ciclo de Encontros. Saiba mais sobre cada dia:

 

Programação

26/10 – Janelas para o mundo: o teatro de grupo como entrada para a formação teatral

Neste primeiro encontro, a proposta é debater os percursos formativos apresentados pelos grupos e constituídos por meio de suas trajetórias próprias e singulares, que são engendradas a partir de escolhas, possibilidades diferentes e, muitas vezes, complementares àqueles observados nos centros de formação.

 

27/10 – Entornos e contornos: interconexões entre grupos, agentes e territórios

A proposta deste segundo encontro é de debater a formação do ator no âmbito das interconexões geradas pelas experiências continuadas de grupos de teatro realizadas em diferentes territórios e com trajetórias e perspectivas de ação múltiplas e diversas.

 

28/10 – Trocas de saberes: pesquisas partilhadas como disparadoras de ações formativas

A proposta deste terceiro encontro é refletir sobre o que o teatro ensina a quem ensina teatro, esmiuçando propostas pedagógicas permanentes, próprias, singulares, criadas por grupos a partir de seus projetos poéticos e das pesquisas e inquietações de seus integrantes que são partilhadas em oficinas, cursos e outras ações formativas.

29/10 – Experiências ampliadas e permanentes de formação

A proposta deste quarto encontro é debruçar-se sobre outra perspectiva de coletivos com atuação longeva: a ação permanente na formação do ator e estabelecer intersecções com experiências formativas ampliadas, que adentraram o território e mostraram que a formação pode se dar além dos espaços dos próprios grupos.

 

Temporadas anteriores

A série, em podcast, debateu sobre as experiências dos centros de formação, principalmente, escolas e universidades, e contemplou oito escolas de teatro de São Paulo e oito instituições de outros estados, e apresentou um episódio especial dedicado ao CPT_SESC.

Os episódios estão disponíveis na plataforma Sesc Digital e nos principais tocadores – Spotify, Apple Music e Google Podcasts

Ciclo De Encontros

Aproximações Pedagógicas - A Formação Do Ator

Convidados de companhias e grupos brasileiros falam sobre seus processos de formação no desenvolvimento de suas experimentações e pesquisas.  

 

Janelas para o mundo: o teatro de grupo como entrada para a formação teatral   

Com Cia. do Nó, Clowns de Shakespeare e Grupo Magiluth

Mediação: Sérgio de Azevedo, artista-gestor-educador na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS)

Plataforma Zoom

26/10 (terça-feira), das 19h às 21h

 

Entornos e contornos: interconexões entre grupos, agentes e territórios   

Com Teatro Experimental de Alta Floresta, Teatro Negro e Atitude e Trupe Olho da Rua

Mediação: Celso Correia Lopes, diretor, dramaturgo e ator

Plataforma Zoom

27/10 (quarta-feira), das 19h às 21h

 

Trocas de saberes: pesquisas partilhadas como disparadoras de ações formativas   

Com Cia. de Teatro de Heliópolis, Coletivo Estopô Balaio e Grupo XIX de Teatro

Mediação: Celso Correia Lopes, diretor, dramaturgo e ator

Plataforma Zoom

28/10 (quinta-feira), das 19h às 21h

 

Experiências ampliadas e permanentes de formação   

Com Barracão Teatro, Grupo Galpão e Tribo de Atuadores Ói Nois Aqui Traveiz

Mediação: Sérgio de Azevedo, artista-gestor-educador na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS)

Plataforma Zoom

29/10 (sexta-feira), das 19h às 21h

 

Inscrições
De 19 a 22 de outubro no site: www.sescsp.org.br/cpt

Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis

 

Sobre os Grupos 

Mini bio e fotos (clique aqui)

 

Correalização e Mediação 

Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS)

http://www.fascs.com.br/ 

Mediador: Celso Correia

Diretor, dramaturgo e ator. Diretor orientador do Projeto Espetáculo das Fábricas de Cultura

Mediador: Sérgio de Azevedo

Artista-gestor-educador com doutorado em educação pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP. Coordenador Adjunto dos Cursos de Formação Inicial e Continuada da Fundação das Artes

 

Convidados 

Barracão de Teatro (Campinas – SP)

https://www.barracaoteatro.com.br/ 

Representante: Tiche Vianna

Atriz, diretora e pesquisadora de teatro. Sócia-fundadora do Barracão do Teatro. Doutora em Artes Cênicas pela Unicamp.

 

Cia do Nó (Santo André – SP) 

http://ciadono.com.br/ 

Representante: Renata Moré

Professora, arte-educadora de teatro e gestora de projetos culturais.

 

Clows de Shakespeare (Natal – RN)

https://www.clowns.com.br/o-grupo/ 

Representante: Paula Queiroz

Atriz, diretora de teatro, arte-educadora. Membro do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e do Laboratório da Cena Clowns de Shakespeare.

 

Estopô Balaio (São Paulo – SP) 

https://coletivoestopobalaio.com.br/ 

Representante: Ana Carolina Marinho

Artista e trabalha com cinema e teatro. Membro-fundadora do Coletivo Estopô Balaio.

 

Companhia de Teatro Heliópolis (São Paulo – SP) 

https://ciadeteatroheliopolis.com/  

Representante: Miguel Rocha

Diretor e Produtor Cultural. Sócio-fundador da Companhia de Teatro Heliópolis.

 

Grupão Galpão (Belo Horizonte – MG) 

https://www.grupogalpao.com.br/ 

Representante: Chico Pelúcio

Ator, diretor de teatro e cinema e escritor. Membro do Grupo Galpão.

 

Grupo Magiluth (Recife – PE) 

https://www.facebook.com/magiluth/ 

Representante: Lucas Torres

Ator e Arte-educador. Membro-fundador do Grupo Magiluth.

 

Grupo XIX (São Paulo – SP) 

https://www.instagram.com/grupoxixdeteatro

Representante: Ronaldo Serruya

Ator, dramaturgo. Fundador do Teatro Kunyn.

 

Ói Nois (Porto Alegre – RS)  

https://www.oinoisaquitraveiz.com.br/ 

Representante: Paulo Flores

Ator pesquisador, diretor, iluminador, cenógrafo e professor de teatro.

 

Teatro Negro e Atitude (Belo Horizonte – MG) 

https://www.teatronegroeatitude.com/ 

Representante: Marcus Carvalho

Ator, arte-educador, músico, compositor, curador, produtor e agente cultural, diretor artístico e presidente do grupo Teatro Negro e Atitude.

 

Trupe Olho da Rua (Santos – SP)  

http://trupeolhodarua.blogspot.com/

Representante: Caio Martinez Pacheco

Diretor, ator e produtor. Membro da Trupe Olho da Rua, do Espaço de Ocupação Vila do Teatro e da Cooperativa Paulista de Teatro.

Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator –  Podcasts

 

1ª e 2ª Temporadas

Disponíveis em: https://sesc.digital, Spotify, Deezer, Apple Music e Google Podcasts

 

Sobre o CPT_SESC

 

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.

A programação, disposta em cinco eixos temáticos – Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa – apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.

 

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

facebook.com/cptsesc
instagram.com/cptsesc

twitter.com/cptsesc
youtube.com/cptsesc

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts