Nas últimas décadas vividas pela cerâmica muitas tendências vieram. Poucas permaneceram. A arquitetura evoluiu, assim como materiais e aplicações em design de interiores, que também se transformaram, sempre acompanhando padrões de comportamento, maneiras de morar e a relação das pessoas com os espaços que habitam.
Entre as muitas matérias-primas utilizadas para decorar a casa, a cerâmica atravessou séculos como uma constante nas casas brasileiras. Revestindo e decorando, os produtos cerâmicos foram ganhando mais protagonismo e outras formas de utilizações, graças aos avanços tecnológicos que agregaram mais resistência e beleza às peças, sem deixar de lado o toque artesanal, característico do feito à mão.
Dos pisos e paredes, os revestimentos chegaram ao mobiliário, criando a porcelanataria, nome dado à arte de esculpir móveis com peças em porcelanato, unindo as inovações desenvolvidas pela indústria e padrões naturais de rochas ornamentais.
Para celebrar a evolução do material tão presente nos lares do Brasil e característico da cultura do país, Eliane e Decortiles convidaram 10 renomados estúdios de design brasileiros para criarem móveis exclusivos com porcelanatos em grandes formatos das marcas, que estão sendo expostos na mostra Novos Tempos. A exposição, que foi idealizada como parte da 10ª edição do DW! São Paulo Design Weekend, maior festival urbano da América Latina, seguirá aberta até o dia 15 de novembro, na Casa Brasil Eliane, um dos endereços mais charmosos da Avenida Brasil, na capital paulista.
Guiados pela criatividade, os designers apresentam novas e surpreendentes possibilidades para o porcelanato, criando peças esculturais que se tornam protagonistas em diferentes estilos de décor.
Revestimentos Eliane, referência no segmento, dão vida às criações de Karol Suguikawa, que assina o Relógio XL, feito com Marmo Branco PO, e a chaise Tectônica, desenvolvida com Antracite. Já Pietro Oliveira utiliza Marmo Gris PO para compor a mesa Tropa. Micron Branco e Coral PO dão forma ao espelho Mosaico, da Plataforma4. Enquanto Micron Branco, Cinza, Preto e Coral NA compõem o aparador Módulo, do F.studio.
Sinônimo de exclusividade, produtos Decortiles materializam as criações poltrona Siza, feita com Petróleo AC, de Ronald Sasson; cadeira Camuflada em Puro 15 Oliva, de Rodrigo Almeida; banco Triângulo em Nero Antico PO e Petróleo AC, do estúdio Fahrer Design; mancebo Boas-Vindas, em Basco 12 PO, do emdoïsdesign; a mesa da Figueira, em Ágata Fendi NA e Puro Oliva 15 PO, do Estúdio Brunato; e as mesas Zaha, em Petróleo AC, Calacatta, Black Marmo e Resina Bege AC, de Aristeu Pires.
A exposição tem curadoria da jornalista Regina Galvão, direção técnica de Alexandre Brunato e apoio técnico de Andressa Sant’anna. As peças exclusivas poderão ser vistas na Casa Brasil Eliane.
SERVIÇO:
- Exposição Novos Tempos – Eliane e Decortiles
- Local: Casa Brasil Eliane
- Endereço: avenida Brasil, 526 – Jardim América – São Paulo/SP
- Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado: das 9h às 13h.
- Entrada gratuita
- Informações: 11 2122-7272