O Sesc Bom Retiro realiza em novembro duas atividades que com intuito de fomentar, fortalecer e ampliar os diálogos sobre a condição social da população negra, parte do projeto “Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro”, ação institucional do Sesc São Paulo, que faz alusão aos marcos 13 de maio e ao 20 de novembro.
As ações são a oficina Movimento Quadril – Dança negra em mobilidade e consciência, em quatro dias durante duas semanas pela plataforma Zoom, e Kemetic Yoga, aula ao vivo com transmissão no Instagram do Sesc Bom Retiro.
Em Movimento Quadril, com a educadora do Sesc Bom Retiro Ana Carolina Toledo, os encontros com práticas de dança negra com foco no desenvolvimento da consciência corporal. “Aqui, a proposta é resgatar os sentidos ancestrais africanos deste movimentar-se, pensar a construção do quadril dentro da nossa corporeidade, desmontar estigmas e (re)significar a liberdade de movimento”, conta a educadora. “E, é claro, dançar muito, com didática gradual e acessível a todas as pessoas”, completa.
Em Kemetic Yoga, no dia 20/11, a educadora Lais Delbuque recebe a instrutora Sirlene de Jesus para uma aula de Yoga, prática ancestral de equilíbrio e cuidado do corpo com origem no norte da África.
DO 13 AO 20
A ação objetiva o fortalecimento e o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro, bem como o fomento à equidade, convivência e reconstrução simbólica no campo individual e coletivo, contribuindo para uma sociedade livre do racismo e de outras formas de dominação.
Desta forma, reiteramos os valores institucionais, corroboramos com o processo de ressignificação simbólica do Brasil como comunidade multiétnica e multicultural. Em diferentes formatos, linguagens e assuntos, a ação versa em análises críticas de apagamentos e anúncios da produção cultural negra, perpassando a educação, artes visuais, literatura, religiosidade, africanidades, turismo, cartografias, feminismo negro, entre outras possibilidades.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA
MOVIMENTO QUADRIL: DANÇA NEGRA EM MOBILIDADE E CONSCIÊNCIA
Com a educadora Ana Carolina Toledo
Ciclo de encontros, com práticas de dança negra, tem como foco o desenvolvimento da consciência corporal e a mobilidade do quadril. Eixo articular central em nossos corpos, fundamental em nosso movimentar, uma vez que suas amplitudes possibilitam a movimentação autônoma das partes do corpo, e por esta potencialidade, guarda importâncias funcionais e simbólicas dentro de diversas culturas de movimento. Intensidade: Moderada
Dias 3, 4, 10 e 12 de novembro. Quartas e Sextas, das 19h às 20h30.
16 anos
Inscrições a partir de 26/10, às 14h, em http://bit.ly/inscricoes-sescbomretiro
Encontros na plataforma Zoom.
KEMETIC YOGA
Com Sirlene de Jesus e a educadora do Sesc Bom Retiro Laís Delbuque
Prática ancestral de equilíbrio e cuidado do corpo com origem no norte da África. Incluem posturas, meditação, palavras de poder e sincronização da respiração com movimentos desacelerados para trazer um estado meditativo e de profunda auto percepção , além de fortalecer a identidade, história, resgate ancestral e milenar de uma prática espiritual e preta. Intensidade: Moderada.
Dia 20/10. Sábado, às 10h30.
Livre.
Ao vivo no Instagram (@sescbomretiro)
SOBRE AS EDUCADORAS E CONVIDADA
Ana Carolina Toledo – É educadora física, arte-educadora, dançarina e pesquisadora das intersecções entre dança, pedagogia, feminismos e cultura do corpo afro brasileira, com vista à educação para as relações étnico-racial e de gênero. Educadora de Atividades Físico Esportivas no Sesc SP. Integrante do corpo de dança do bloco afro e banda Ilu Obá de Min (SP). Especialista em ‘Corpo: dança, teatro e performance’ pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação. Mestranda no Instituto de Artes da UNESP (SP) com projeto de pesquisa intitulado “Movimento Quadril: das espirais do quadril feminino periférico à construção de subjetividade em contextos anti patriarcais”. Tem experiência pessoal e pesquisa em campo manifestações culturais de matriz afro.
Lais Delbuque – Graduada e licenciada em Educação Física pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), é educadora em atividade físico-esportivas do Sesc Bom Retiro dede 2017. Formada em Pilates aparelhos, solo e materaisi pela The Pilares FisioFitness e em Linguagem da Dança (Laban) pelo Instituto Caleidos. Atua com o treinamento personalizado feminino. É também dançarina, professora de jazz dance e de Ginástica Para Todos.
Sirlene Jesus – Baiana, arte-educadora, dançarina, mãe, Terapeuta Holística, estudante de Naturopatia, especializada em dança e consciência corporal, Instrutora de Kemetic Yoga certificada pela Yoga Skills Chicago/USA realizado pela Kasa de Maat Brasil. Pesquisa Corporeidade da Mulher Negra e Periférica. Nutridora da página ‘Cuidando de Si’ e integrante do Instituto Esperança Garcia – Quilombo da Parada Cultura no Quintal.
SERVIÇO
MOVIMENTO QUADRIL: DANÇA NEGRA EM MOBILIDADE E CONSCIÊNCIA
Com a educadora Ana Carolina Toledo
Dias 3, 4, 10 e 12 de novembro. Quartas e Sextas, das 19h às 20h30.
16 anos
Inscrições a partir de 26/10, às 14h, em http://bit.ly/inscricoes-sescbomretiro
Encontros na plataforma Zoom.
KEMETIC YOGA
Com Sirlene de Jesus e a educadora do Sesc Bom Retiro Laís Delbuque
Dia 20/10. Sábado, às 10h30.
Livre.
Ao vivo no Instagram (@sescbomretiro)