Expo Internacional da Consciência Negra conta com espaço infantil monitorado

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), realiza a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra entre os dias 20 e 22 de novembro no Anhembi, zona norte da cidade. Trata-se de uma ação concebida dentro da política pública São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural, parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais e de Educação para estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo estrutural. Com o objetivo de educar desde as primeiras idades, o evento também é direcionado para o público infantil e contará com espaço monitorado para crianças de três a 12 anos.

O ‘Quilombo do futuro’ ou ‘Quilombinho’ é um espaço focado nos grandes heróis, onde o público infantil poderá conhecer, brincando, a história de corajosos homens e mulheres que foram fundamentais para o Brasil e o mundo. De forma lúdica, interativa e cheia de projeções, a ideia é provar para as crianças que não existe diferença entre os heróis: eles podem ser de qualquer raça ou cor e, na hora de uma luta, todos se agigantam e vencem a batalha.

O ‘Quilombinho’ proporcionará a mesma viagem feita pela Expo com uma linguagem infantil. “Esperamos remeter à nossa continuidade que está em nossos mais jovens. Trazer uma narrativa dessa história não contada para as crianças”, explica a curadora da Expo e, também assessora especial da SMRI, Adriana Vasconcellos.

Em um tipo de “escape room”, um jogo em que uma equipe de jogadores descobre pistas para sair de um espaço, os participantes passarão por três ambientes, cada um deles com um monitor que fará parte da história e irá auxiliá-los até a saída. Quando saírem do túnel, as crianças vão encontrar roupas de heróis e heroínas e serão projetadas em uma parede na altura de 10 metros. O jogo terá um total de 15 minutos.

 

Farol de Combate ao Racismo

A política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural” é uma parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI) e de Educação (SME) e tem como objetivo combater o racismo estrutural na sociedade a partir da educação e incidir na formação das próximas gerações. Haverá formação de professores para a implantação da política pública, que envolverá ações em calendário crescente com todos os órgãos da administração municipal.

Segundo a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, os prefeitos Bruno Covas e Ricardo Nunes abraçaram a proposta e possibilitaram o lançamento do “Farol”. “É uma política de Estado. Se quisermos acabar com o racismo, o caminho será pela educação e pela conscientização”, afirma a secretária.

Quando: Aberta ao público de 20 a 22 de novembro

Onde: Pavilhão Oeste do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo)

Pandemia: De acordo com os protocolos sanitários estipulados na Resolução Estadual nº 166, de 4 de novembro de 2021, as pessoas com mais de 12 anos terão que apresentar comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. Aqueles que receberam apenas a primeira dose e menores de 12 anos deverão apresentar teste do tipo PCR negativo com até 48 horas de antecedência, ou antígeno realizado em até 24 horas antes do evento.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts