O final do ano traz consigo um misto de sensações, principalmente para as crianças, do qual esperam ansiosamente pelas férias e o clima mágico natalino. É um período de muita alegria, brincadeira e imaginação, além disso, um momento de maior envolvimento familiar, já que a maioria dos pais se encontra de férias e tem mais tempo com seus filhos, podendo proporcionar momentos prazerosos.
Pensando neste cenário, Pedro Gigante, cofundador e CEO do SuperAutor, projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis, separou 3 atividades criativas de natal para educação infantil, que irá ajudar os pais a desenvolver com seus filhos neste fim de ano, e ainda por cima estimular a aprendizagem. Confira:
1- Decorando o panetone – Esta atividade envolve não só a criatividade, mas o contato das crianças com a culinária. Mesmo não sendo uma atividade que envolva cozinhar diretamente, as crianças se sentem muito autônomas e encorajadas quando estão fazendo algo que, na maioria das vezes, apenas os adultos fazem. Então, compre panetones prontos e deixe as crianças decorarem da forma que quiserem, usando coberturas, confetes e diversos enfeites comestíveis.
2- Árvore dos desejos – Natal é uma data comemorativa que traz uma série de sentimentos. Com isso, o sentimento de que os desejos podem ser realizados neste novo ano que está por vir é muito marcante. Por isso, nada melhor do que provocar este sentimento de esperança e renovação nas crianças, criando um lugar onde eles possam expressar seus desejos para o próximo ano. Faça uma árvore de natal como preferir. Ela pode ser feita de papel, desenhada, feita de garrafa pet ou até mesmo aquela tradicional, comprada pronta. O próximo passo é pedir para as crianças escreverem palavras que representem o que elas querem para o novo ano. O interessante desta atividade é incentivar a reflexão das crianças a respeito de coisas não materiais, como amor, paz e saúde.
3- Cartas para o novo ano – Ainda neste ritmo de reflexão sobre coisas não materiais, você pode propor às crianças que elas escrevam cartas para elas mesmas. A ideia é que eles escrevam no momento presente, mas tenham a meta de reler o que escreveram para elas mesmas na próxima virada de ano. Assim, você os ajudará a exercitar a gratidão, a reflexão sobre a evolução pessoal de cada um deles e o alcance de metas e sonhos.
“O ideal é que as crianças possam desenvolver as atividades com muita criatividade, alegria e imaginação, além disso, desenvolver uma autoexpressão e habilidades socioemocionais”, explica gigante.
Sobre o SuperAutor:
O SuperAutor é um projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis. Com isso, ajuda educadores a desenvolverem a capacidade criativa dos alunos por meio da escrita, transformando sonhos em realidade! Além da modalidade desenvolvida nas escolas, o projeto oferece um formato em que as crianças podem construir seus livros em casa, com acompanhamento de familiares.
O projeto foi fundado em 2019 e iniciou a operação de forma massiva em 2020, ano de declínio da educação no país por conta da pandemia. Atualmente, conta com mais de 1.250 escolas cadastradas nas cinco regiões brasileiras, produziu mais de 50 mil livros e estima finalizar o ano com mais de 200 mil produções. Além disso, o projeto terá cerca de 80 mil alunos transformados em autores neste ano.