Entre os dias 17 e 20 de fevereiro o Sesc 24 de Maio recebe parte da programação do Festival Refestália, que abrange nove unidades do Sesc e promove reflexões acerca dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Na unidade da 24 de Maio acontecem seis atividades, sendo elas as performances Pelo Bilro e pelo espinho (17/02 – 14h) com Jucélia Silva, Passeio Tropical (19/02 – 15h) com Sheyla Ayo e Cicatrizes (20/02 – 14h) com Lidia Lisboa. Além disso, o projeto recebe também o espetáculo de dança Corpos de Passagem (19/02 – 19h) com o GRUA – Gentlemen de Rua -, o show cênico-musical Jurema do Teatro – Música de Feitiçaria (20/02 – 15h) com o NITT – Núcleo Independente de Teatro Tecnorupestre – e duas apresentações com o cantor e compositor Tom Zé (17 e 18/02 – 20h) apresentando o show Bula Invasão na Bula da Fossa. Todas as atividades são gratuitas, exceto o show do Tom Zé que tem venda de ingressos a partir de 15/02, às 14h pela internet e dia 16/02, às 17h presencialmente (R$ 40 e R$20).
Performances na praça da exposição Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil
As performances desse conjunto representam a força e o dinamismo de três mulheres e suas produções, em uma tentativa de trazer respostas sobre os novos passos, caminhos e linhas em direção a um novo rumo nas artes visuais. Mulheres negras, tantas vezes representadas à sua revelia, aparecem aqui como agentes da arte, criadoras e pensadoras dos seus conceitos e de suas expressões.
As apresentações acontecem dentro do espaço expositivo da mostra Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil, que acontece de 16 de fevereiro até 7 de agosto. As performances presentes nesse conjunto partem da ideia do quadro Tropical, da artista modernista Anita Malfatti.
Pelo bilro e pelo espinho – com Jucélia Silva
Nesta performance a artista permanece sentada por três horas enquanto duas rendeiras tecem uma renda de bilros em sua cabeça, que serve de base, no lugar da característica almofada, até envolvê-la por completo em uma trama de fios de palha e longos espinhos de mandacaru.
Jucélia Silva – Nasceu em Pedra (PE) e foi criada no Grajaú, zona sul de São Paulo. Jucélia é graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP) e pela Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Transita por linguagens artísticas como o desenho, a performance e diferentes técnicas têxteis. No cerne de seus interesses estão os elementos têxteis e tudo que integra este universo.
Pelo Bilro e pelo espinho
Data: 17 de fevereiro. Quinta, das 14h às 17h.
Local: Praça da Exposição (5º andar) – Sesc 24 de Maio
Classificação: Livre
Gratuito
Passeio Tropical – com Sheyla Ayo
Nesta obra, a artista passeia e dança com roupas brancas entre os transeuntes, com uma peneira com frutas e flores. Um “tocador” de atabaques marca os passos dela, num ritmo orgânico, cadenciado. O corpo negro, contemporâneo, que conta sua história e é agente no espaço público. É a artista que produz a ação e a sua própria arte.
Sheyla Ayo é arte-educadora, fotógrafa, ilustradora. Possui formação acadêmica em Artes Visuais e formação cultural pelo Candomblé, sua pesquisa busca diálogos com a ancestralidade feminina e o refazimento das trajetórias da história negra, desenho, pintura e fotografia.
Passeio Tropical
Data: 19 de fevereiro. Sábado, das 15h às 16h.
Local: Praça da Exposição (5º andar) – Sesc 24 de Maio
Classificação: Livre
Gratuito
Cicatrizes – com Lidia Lisboa
Cada pedaço de retalho é uma história de cada mulher que apanha, que é machucada e violada em sua existência e em sua pele, mas que ressurge forte e plena para recomeçar. A artista caminha com o objeto trançado com retalhos, sob o corpo, em diálogo com as pessoas.
Lidia Lisboa é artista visual e de performance, tem formação em gravura em Metal pelo Museu Lasar Segall, escultura contemporânea e cerâmica pelo Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) e Liceu de Artes e Ofícios.
Cicatrizes
Data: 20 de fevereiro. Domingo, das 14h às 15h.
Local: Praça da Exposição (5º andar) – Sesc 24 de Maio
Classificação: Livre
Gratuito
Shows
Tom Zé – show Bula Invasão na Bula da Fossa
Nesta apresentação inédita do show Bula Invasão na Bula da Fossa, o músico Tom Zé vem acompanhado de sua banda composta por: Daniel Maia (guitarra); Jarbas Mariz (cavaquinho, viola de 12 cordas e percussão); Cristina Carneiro (teclados); Felipe Alves (baixo) e Fábio Alves (bateria). No repertório do show, canções que traçam um paralelo entre a contemporaneidade e a Semana de Arte Moderna de 1922.
Tom Zé estudou na Universidade Federal da Bahia e tornou-se membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia (música erudita), ao lado de Milton Gomes, Lindebergue Cardoso, Rinaldo Rossi, Nicolau Kokron e Ernst Widmer. Foi professor de Contraponto e Harmonia na Escola de Música da universidade Federal da Bahia. Integrou, como violoncelista, a Orquestra Sinfônica da UFBA e a Orquestra de Estudantes da mesma universidade. Possui mais de 20 discos lançados e é um dos maiores nomes da música brasileira.
Tom Zé
Datas: 17 e 18 de fevereiro. Quinta e sexta, das 20h às 22h
Local: Teatro (1º subsolo) – Sesc 24 de Maio
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (credencial plena, estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência). Ingressos à venda a partir de 15/02 às 14h no portal sescsp.org.br/24demaio e a partir de 16/02, às 17h nas bilheterias da rede Sesc SP.
Jurema do Teatro – Música de Feitiçaria – com NITT (Núcleo Independente de Teatro Tecnorupestre)
Jurema do Teatro é um espetáculo cênico-musical inspirado na experiência de fechamento de corpo que Mário de Andrade teve quando visitou um terreiro de Jurema no Rio Grande do Norte em 1927. Essa experiência, relatada no livro Música de Feitiçaria, é ponto de partida para adentrarem o universo dramatúrgico ainda inexplorado do Brasil, através da Jurema e seus mestres e mestras. A apresentação conta com as participações dos atores Pascoal da Conceição, Eduardo Silva e da cantora Mariana Moraes.
A peça é um desdobramento da pesquisa de Fredy Állan sobre essa religião primaz do Brasil, em continuidade com a pesquisa do NITT em torno da figura de Mário de Andrade. O espetáculo reproduz um terreiro de catimbó, utilizando muita tecnologia de áudio e vídeo para compor o ambiente eletroacústico da jurema do teatro.
O NITT é um núcleo de investigação teatral que faz crítica genética não só dos espetáculos que cria, mas também dos espetáculos de outras companhias. O Núcleo tem sua trajetória marcada por desenvolver essa pesquisa em duas frentes: uma aliada a outros grupos, realizando a Crítica de Processo nas criações de companhias e outra com trabalhos teatrais autorais.
Jurema do Teatro – Música de Feitiçaria
Data: 20 de fevereiro. Domingo, das 15h às 16h
Local: Hall de Esportes (8º andar) – Sesc 24 de Maio
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Gratuito
Dança
Corpos de passagem – com GRUA
Como o próprio nome já anuncia, “passagem”: ato ou efeito de passar, comunicação, local ou sítio por onde se passa ou transita. Os verbos “passar”, “comunicar” e os substantivos “lugar” e “corpo” são centrais nessa performance, que parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens que constituem esses espaços. O fazer artístico do Grua se estabelece através de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética outra, não habitual. Corpos de passagem, desde a sua estreia, adota o procedimento de agregar outros artistas e, para essa apresentação convidamos as artistas e performers, Taty Dell Campobello e Luisa Brunah, exercitando com elas a diversidade dos diálogos artísticos e a composição cênica em tempo real.
O Grua assume que não mais é possível atuar nos espaços públicos sem considerar sua instância sociopolítica. Para tanto, parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens que constituem esses espaços. O fazer artístico se estabelece através de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética outra, não habitual.
Corpos de passagem
Datas: 19 de fevereiro. Sábado, das 19h às 20h.
Local: Jardim da piscina (11º andar) – Sesc 24 de Maio
Classificação: Livre
Gratuito
Sesc 24 De Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
350 metros do metrô República
Fone: (11) 3350-6300