Festival Dia Mundial da Criatividade divulga programação e libera inscrições atividades gratuitas em São Paulo

dia-da-criatividade-em-sp

Organizado na capital paulista pela plataforma A Vida no Centro, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo oferece uma intensa programação gratuita nos dias 20, 21 e 22 de abril;  O dia 21 é a data reconhecida pela ONU como o dia mundial da criatividade

 

São Paulo, abril de 2022 – O Dia Mundial da Criatividade/World Creativity Day (WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo, divulga sua programação para a cidade de São Paulo e libera as inscrições para as atividades, que serão todas gratuitas ao público. Para consulta à programação e inscrições, basta acessar o site https://www.worldcreativityday.com/brazil/sao-paulo/home. Para ver a programação global, acesse: https://www.worldcreativityday.com/en

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, 100 cidades em todo o Brasil e outras 30 cidades no mundo terão uma intensa programação aberta ao público como parte do World Creativity Day. Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento, que está em sua 5ª edição, vai realizar mais de 1,5 mil atividades gratuitas (presenciais e online). A data (21 de abril), que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

Em São Paulo, o Dia Mundial da Criatividade/ World Creativity Day tem como parceira e líder local A Vida no Centro, plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo criada pelos jornalistas e articuladores urbanos Denize Bacoccina e Clayton Melo.

“Cocriada colaborativamente, a programação do WCD São Paulo traz um mosaico muito rico da comunidade criativa de São Paulo, com atrações voltadas para a diferentes interesses. Da inovação corporativa e universo de startups ao futuro do trabalho, passando por economia circular, cinema expandido e discussões sobre ESG, entre outras coisas”, diz Clayton Melo, cofundador da plataforma A Vida no Centro, Cocurador e Líder Local do WCD São Paulo.

“Teremos uma programação variada, com atividades em vários locais da cidade, como Vila Madalena, Praça Roosevelt e Santa Cecília, focando cada dia num local, de forma que as pessoas possam aproveitar da melhor forma este momento de redescoberta da cidade”, diz Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro, Cocuradora e Líder Local do WCD São Paulo.

Com mais de 50 atrações, presenciais e online, a edição São Paulo conta com patrocínio da consultoria de inovação Kyvo, da incorporadora Magik JC e do Ecoe Coworking, espaço de coworking que fica no bairro da Santa Cecília.

O festival conta com o apoio do Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina, criado pela HSM e pela SingularityU Brazil, da agência de comunicação Fato Relevante, Cine Bijou, Café Via Roosevelt, SP Escola de Teatro e Fast Company Brasil.

Onde acontecem as atividades presenciais do festival em São Paulo

As atrações na capital paulista acontecerão em diferentes pontos do Centro de São Paulo e em um espaço na Vila Madalena. São eles:

Centro:

  • SP Escola de Teatro, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP). Praça Roosevelt, 210.
  • Café Via Roosevelt, espaço ao ar livre que fica na própria Praça Roosevelt.
  • Ecoe Coworking, na Rua Barão de Tatuí , 544, na Santa Cecília.
  • BemViver Praça Vila Buarque, na Rua General Jardim, 384.
  • Satyros Cine Bijou, histórico cinema de rua que, depois de muitos anos fechado, foi reaberto pelas mãos da Cia de Teatro Os Satyros. Praça Roosevelt, 172.

Vila Madalena:

  • Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina. Rua Harmonia, 1250.

Como a programação está distribuída e alguns destaques

O festival é colaborativo e realizado com a participação de voluntários e parceiros que ajudam a organizar e a montar a programação. As atividades se estruturam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade.

A programação conta com diferentes formatos, como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, exposição, workshops, tours, oficinas e feira de economia criativa, com destaque para brechós.

Dia 20 de abril – Learning Village – Vila Madalena

O WCD São Paulo 2022 começa no dia 20 de abril no Learning Village, que vai concentrar as atividades presenciais voltadas à inovação, tecnologia, futuro do trabalho, startups e design.

A programação do primeiro dia se inicia às 9h com a Jam criativa: construindo futuros para pessoas e empresas. Organizada pela Kyvo, a sessão vai trazer cases, insights e métodos para inovar e desenvolver a capacidade de desenhar futuros desejáveis e aprender a navegar num mundo mais complexo e instável. Entre os assuntos abordados estão a open talent economy e o novo mundo do trabalho, competências e habilidades para garantir o futuro profissional e as mudanças no ecossistema de inovação e criatividade pós-pandemia e em meio aos efeitos da crise geopolítica.  

À tarde, a programação começa às 14h com palestras sobre educação e competências e habilidades para o futuro voltadas a estudantes. Uma delas será ministrada por Leandro Mattosprofessor da Singularity e CEO na CogniSigns, health tech de impacto social apontada em 2020 nos Emirados Árabes como uma das cinco startups de saúde mais promissoras do mundo por utilizar neurociência e inteligência artificial. A outra será feita por Jotapê Malara, fundador e CEO da New School, edutech de impacto social que leva educação de qualidade na linguagem da quebrada para as periferias do Brasil.

No Learning Village também haverá, às 16h, a palestra “Metaverso, presente e futuro: como funciona e qual o impacto na sociedade”, com Rawlinson Terrabuio, filósofo e cofundador da Beenoculus, empresa do mercado de soluções para realidade virtual com atuação na América Latina. Às 17h30, é a vez do bate-papo “Bioimpressão 3D ao vivo: de órgãos a alimentos personalizados”, com explicação e demonstração prática das possibidades de uso da impressão 3D com Letícia Charelli, biotecnologista e especialista em biofabricação.

Consulte a programação completa do Learning Village aqui.

Dia 21 de abril – Praça Roosevelt, SP Escola de Teatro, Ecoe Coworking, BemViver Praça Vila Buarque e Vale do Anhangabaú

No feriado, a programação acontece no Centro de São Paulo.

Às 9h, partindo do Vale do Anhangabaú, tem a “Caminhada Assombrada pelo Centro de São Paulo”, conduzida por Thiago de Souza, compositor e criador do projeto “O que assombra?”, que investiga os mitos fundadores de São Paulo. O tour passará por locais com relatos de aparições fantasmagóricas ou sobrenaturais.

Já na Praça Roosevelt, também a partir das 9h e durante o dia todo, uma feira de economia circular, com brechós reunidos pela Garimpagi. Também na praça estão programadas as oficinas gratuitas “Aprenda a fazer uma composteira” (11h), “Arranjos de flores secas” (14h), com dicas de como começar um negócio fazendo locação de arranjos para festas e eventos; e “Como fazer cadernos artesanais e exercícios de escrita criativa” (15h)entre outras atividades. 

E na SP Escola de Teatro, também na Roosevelt, às 10h, haverá a palestra “O artista na era digital: os desafios da comunicação em rede”, ministrada por Miguel Arcanjo, crítico da APCA e coordenador de extensão cultural da SP Escola de Teatro. Às 15h, tem uma sessão de “Yoga do riso”, com exercícios de riso de respiração – presente em mais de 100 países, o Yoga do Riso é um conceito que começou na Índia, em 1995, que permite a qualquer pessoa praticá-lo por conta própria.  

Às 16h acontece a roda de conversa “Adoniran Barbosa no Carnaval 2022 – como é o processo de criativo de uma escola de samba”. No papo, o diretor de carnaval da Dragões da Real, Márcio Santana, e o compositor Thiago de Souza vão contar como foi o processo criativo e as pesquisas para a preparação da homenagem a Adoniran, tema do samba de enredo da escola para o desfile deste ano, no Anhembi.

No espaço BemViver Praça Vila Buarque, às 14h do dia 21, haverá uma oficina de jardinagem, com dicas sobre o cultivo de plantas dentro de casa e hortas. Na atividade, os participantes vão colocar a mão na terra, ou seja, aprender a montar o seu próprio vasinho da forma correta. A atividade é organizada pela Magik JC, primeira Empresa B do setor de habitação econômica do Brasil, com o apoio da Soul Verde, negócio de impacto socioambiental que procura contribuir positivamente com o meio ambiente e a sociedade.

Também no dia 21 o Ecoe Coworking recebe várias atividades, começando por aula de yoga, às 8h. Depois, às 10h, o espaço tem a palestra “ESG para negócios criativos“, ministrada por Regiane Konopka, mestre em Comunicação e Práticas do Consumo, mentora de empreendedores e professora da pós graduação da FAAP, e Marilia Carvalinha, consultora Estratégico-Financeira, Mentora de Empreendedores, Coordenadora de Pós-Graduações em Negócios de Moda da FAAP e Conselheira de Administração certificada pelo IBGC. Em seguida, às 11h, tem a apresentação “Gestores e criativos: identidades complementares?, com Beatriz Blandy, consultora em organizações e projetos de gestão, que vai falar como melhorar a relação entre criativos e gestores no cotidiano de agências e empresas e a intersecção entre esses perfis. E às 16h, um pocket curso de cool hunting ministrado pelo cool hunter Olavo Medeiros, que vai ensinar como identificar tendências de comportamento e consumo.

Às 17h30, o Cine Bijou exibe o curta-metragem Corpo Monumento, produzido pelos alunos da SP Escola de Teatro, seguido de bate-papo com os diretores. E às 19h haverá a exibição do filme Necro, do cineasta e artista visual Pedro Paulo Rocha, seguido de bate-papo com o diretor, que explicará o conceito de “cinema expandido”. Filho do cineasta Glauber Rocha, Pedro Paulo pesquisa e experimenta novas linguagens artísticas, misturando arte, tecnologia, atos performáticos e redes sociais.

Consulte a programação completa do dia 21 aqui.

Dia 22   

A programação da sexta-feira também é toda no Centro de São Paulo.

No último dia de festival, no Ecoe Coworking, na Santa Cecília, a programação começa com a aula de yoga, às 8h, e depois (10h) tem a roda de conversa “A arte ruderal e o Cerrado Infinito”, com o artista plástico Daniel Caballero, que propõe a ocupação de territórios pela cidade para um esvaziamento de sentidos e a recriação da paisagem nativa no meio urbano a partir do Cerrado Infinito. 

Às 10h30, o fotógrafo e estudante de biologia Tiago Queiroz conduz o tour “Em busca de sementes nativas pela metrópole paulista”, pelas ruas da Santa Cecília, para identificação das plantas nativas.

As atividades no Ecoe seguem com a palestra “Biomimética: design conectado com a natureza” (11h), com Paulo Alves, arquiteto e designer de móveis, que faz pesquisas na Amazônia e desenha e produz móveis pensando na sustentabilidade dos recursos naturais da floresta.

Às 14h, o Dr Sidarta Zuanon, neurocirurgião especialista em neurocirurgia funcional, dor, acupunturista e um estudioso da neurociência, vai falar sobre “Como usar a criatividade para criar a vida que você deseja”, uma palestra em ele que vai revelar os caminhos da criatividade trazendo o conhecimento, chaves mentais e dicas práticas para uma pessoa ser mais criativa e feliz no seu dia. Na sequência (15h), o jornalista e escritor Moacir Amâncio – autor de mais de 15 livros, dois deles finalistas do Prêmio Jabuti – conduz a roda de conversa “Lampião, cangaço e São Paulo”, a partir de histórias pesquisadas para seu livro Os homens que mataram o facínora. No mesmo horário, em outra sala do Ecoe, acontece a sessão “Pilulas de criatividade”, uma imersão criativa com exercícios para promover vivências criativas.

E às 16h tem a roda de conversa “A cozinha criativa do Paribar: a cidade como fonte de inspiração”, liderada pelo chef Luiz Campiglia, do Paribar, um dos restaurantes mais icônicos de São Paulo. No encontro, Luiz vai explicar como suas pesquisas sobre as origens da culinária paulista o inspiram na criação dos menus e como ele conecta a rica história do restaurante à cultura e à vida da cidade no século 21. Fundado em 1949, o Paribar era frequentado pela nata da intelectualidade política e cultural de São Paulo, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Marcos Rey, Paulo Mendes da Rocha e Jânio Quadros, entre outros. Depois de anos fechado, o local foi reaberto por Luiz, em 2005, que resgatou e valorizou a história do Paribar, hoje um dos principais pontos de encontro gastronomia no Centro de São Paulo.

Fechando a programação do dia no Ecoe, às 17h30, tem o lançamento do livro Economia + Criatividade = Economia Criativa, com um painel com a presença do autores e um pocket show com o músico Guga Machado.

E, às 18h, na SP Escola de Teatro, haverá o painel “A arte do roteiro: o processo criativo de filmes e séries”. O painel terá a participação do roteirista e professor Marcelo Starobinas, roteirista de filmes como Jean Charles e da série Pico da Neblina (HBO) e que atualmente se dedica à escrita de séries de ficção para a TV Globo, onde fez parte do time de autores de Carcereiros e Rio Connection. A mesa conta também com a participação das escritoras e roteiristas Keka Reis (ex-MTV e autora de livros como O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas e O dia em que minha vida mudou por causa do pneu furado em Santa Rita do Passa Quatroambos finalistas do Prêmio Jabuti e editados pela Companhia das Letras), e Índigo, autora de mais de 30 livros para crianças e adolescentes e que desde 2013 se dedica à escrita de roteiros, com trabalhos para diferentes séries infanto-juvenis e dois longas-metragens escritos (“Um pinguim tupiniquim” e “Gagá, memórias de uma mente pirilampa”).

Esses são alguns dos destaques do World Creativity Day São Paulo 2022.

Para ver a programação completa e inscrições, é só acessar o site do festival.   

Sobre o World Creativity Day

World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

Sobre a plataforma A Vida no Centro, Líder Local São Paulo do WCD 2022

https://avidanocentro.com.br

Plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo fundada em 2017 pelos jornalistas, empreendedores e articuladores urbanos Clayton Melo e Denize Bacoccina. Finalista do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020, uma das mais prestigiadas e importantes premiações do setor cultural, criada em 1950, A Vida no Centro é a principal referência em conteúdo para engajar a cidade e mostrar a face inovadora e criativa no coração da metrópole.

Atua por meio de um portal de informações, projetos de conteúdo para marcas (webséries, podcasts e newsletter, entre outros formatos), eventos (debates e culturais), palestras e workshops de inovação para empresas sobre comportamento urbano e experiências no Centro de São Paulo. É responsável pelo Festival A Vida no Centro, evento de inovação urbana e cultura com shows, tours históricos e arquitetônicos, feira criativa e debates (edições 2019 e 2020).

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts