Promovido pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, o projeto reúne botequins clássicos de São Paulo e atrações culturais em cinco encontros entre abril e junho de 2022; o primeiro evento acontece no dia 30/04, no Morumbi Town Shopping, com oito dos melhores bares da cidade, shows musicais e DJs
Seja para uma tarde inteira de prosa à mesa ou para uma petiscada rápida na beira do balcão, os botequins estão entre as instituições gastronômicas mais autênticas de São Paulo. E foi pensando em tudo o que eles têm a oferecer que a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), sob comando do jornalista Miguel Icassatti, idealizou em 2016 o Festival Cultura de Boteco, que chega à sua quinta temporada. Este ano, o projeto acontece em parceria com a Muda Cultural e patrocínio da Ticket, marca de restaurante e alimentação da Edenred Brasil, entre os meses de abril e junho, em quatro pontos importantes da cidade. Os dois primeiros grandes encontros estão marcados para 30/04 e 01/05, no Morumbi Town Shopping, e reúnem oito dos melhores bares da cidade, além de quatro atrações musicais para toda a família. A entrada é gratuita.
Num espaço preparado para receber até mil pessoas ao longo de cada dia, o Festival Cultura de Boteco no Morumbi Town Shopping conecta o público com autênticos botecos de todas as regiões de São Paulo, que levam para um mesmo lugar petiscos de destaque em seus cardápios. Estão presentes nos dias 30/04 e 01/05 o premiado Bar do Luiz Fernandes, que conta com mais de meio século de história na Zona Norte; o Família Kariri, com suas especialidades do Nordeste; o Rota do Acarajé, conhecido pela qualidade de seu bolinho que dá nome à casa; o Academia da Gula, cantinho acolhedor na Vila Mariana que oferece receitas tradicionais portuguesas; o Hilda Botequim, especialista em receitas regionais; o Carlinhos Restaurante, com seu inimitável arais de carne e de queijo; o Dr. Costela, famoso por seus assados; e o Boteco do Carmo, conhecido por suas bem executadas empadas de frango e palmito.
Como música de qualidade e botecagem sempre caminham juntos, DJs e quatro atrações ao vivo completam a programação do fim de semana. Entre os confirmados, apresentam-se no sábado a banda Mustache e os Apaches, tocando seu folk e bluegrass, e a cantora e compositora Carla Ponsi, que solta a voz em canções nacionais. No domingo, interagem com o público o grupo JazzClown, composto por músicos e um palhaço, e o experiente trompetista Chico Oliveira, que por anos integrou o quinteto do Programa do Jô Soares.
“Os festivais são muito bem recebidos pelos nossos clientes e, pensando nisso, receberemos o Cultura de Boteco, com a gastronomia clássica de São Paulo e música de alta qualidade. Nós sabemos o quanto é importante trazer uma programação diferenciada e especial, que agreguem ao final de semana, com um clima agradável e seguro. Temos certeza que será um sucesso”, diz Pedro Sanches, coordenador de marketing do Morumbi Town Shopping.
A temporada 2022 do Festival Cultura de Boteco foi viabilizada por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac). Os próximos eventos devem acontecer, com outros convidados, nos dias 21/05, no rooftop do Shopping Light, 18/06, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, e 25/06, no Museu do Futebol.
Sobre a Sociedade Paulista Cultura de Boteco
Fundada em 2015, a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (@spculturadeboteco) é um projeto de conteúdo e eventos gastronômicos idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti. No pilar de conteúdo, Icassatti criou em 2007 o blog Boteclando, atualmente hospedado no portal UOL. Desde 2016, o jornalista é titular da coluna Cultura de Boteco, na rádio BandNews FM, e iniciou a trajetória com eventos em que os botecos vendem seus petiscos e receitas a preço acessível, sem abrir mão da qualidade. Lollapalooza, Festa da Diretoria – Sambódromo, Virada Cultural de São Paulo, Festa Junina do Club Athletico Paulistano e Mondial De La Bière são alguns eventos em que a @spculturadeboteco esteve presente.
Sobre a Muda
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite: http://mudacultural.com.br/.
Sobre o Morumbi Town Shopping
Uma cidade de experiências. Com um conceito diferenciado, o Morumbi Town Shopping oferece um mundo de possibilidades que envolvem toda a família, integrando inovação, entretenimento, diversão, conveniência, gastronomia e compras de forma única para todos os momentos. O empreendimento possui marcas renomadas, de diversos segmentos e conta com grandes nomes e operações importantes do País.O Shopping conta com o novo conceito da NBA Store, a terceira maior loja da liga no mundo e a primeira com quadra oficial da franquia no Brasil. Além disso, também conta com o Sampa Beach, uma praia no meio da cidade para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de praia.
O Morumbi Town Shopping fica localizado na Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Vila Andrade, Zona Sul de SP.
Sobre a Ticket
A Ticket é pioneira no setor de refeição-convênio, presente no Brasil desde 1976, mesmo ano de lançamento do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. A marca criou o primeiro benefício de alimentação ao trabalhador no Brasil, o Ticket Restaurante, e, desde então, é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e versáteis nos segmentos de Alimentação, Refeição, Transporte, Cultura, Incentivos, Recompensas, Antecipação Salarial e Saúde, sempre com o propósito de multiplicar benefícios a todos os seus públicos. Atualmente, seu amplo portfólio de soluções no Brasil atende às necessidades de mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas-clientes e 455 mil comerciantes credenciados.
A Ticket é uma marca da Edenred, empresa global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas-clientes, em 46 países, administrando transações que equivalem a mais de 1,5 bilhões de refeições servidas a trabalhadores, anualmente.
SERVIÇO
Festival Cultura de Boteco
30/04 e 01/05: Morumbi Town Shopping – Varanda (2º piso, ao lado do cinema)
Horário: sábado (30/04), das 12h às 22h. Domingo (01/05), das 12h às 20h.
Av. Giovanni Gronchi, 5930, Vila Andrade. Telefone: 3740-6946.
Entrada gratuita.
@spculturadeboteco
Projeto viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac)
Apresentado por Ticket: uma marca Edenred
Apoio: Shopping Morumbi Town, Movida e punto.
Realização: Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, Muda Cultural e Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo Capital da Cultura