Agenda Tarsila apresenta uma semana movimentada para as artes em São Paulo

agenda-tarsila

Discussão sobre a semana de 22, exposição na FAAP, oficina cultural infantil e o Quarteto Osesp fazem parte da agenda desta semana

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 600 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. São Paulo recebe encontros que discutem a Semana de 22, no MAC USP, a exposição “Modernidades Atravessadas“, a oficina cultural “Uma Viagem Modernista“, além da homenagem aos 150 anos de Vaugham Williams.

Até o dia 28 de maio, o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo promove encontros com especialistas sobre a Semana de 1922 a partir do seu acervo. Haverá participação de Jorge Coli, Leticia Squeff, Agnaldo Farias e Ana Paula Simioni. Os encontros são presenciais e gratuitos.

Começa nesta segunda, dia 9 de maio, a exposição “Modernidades Atravessadas” no Museu de Arte Brasileira da FAAP. Com curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior, a mostra fala sobre as linguagens que não foram contempladas durante a Semana de Arte Moderna de 1922: fotografia, cinema e artes gráficas. Entre as fotografias, o público poderá conferir retratos de grandes nomes da Semana de Arte Moderna, como dos artistas Mário e Oswald de Andrade, ou de mecenas, como Olívia Penteado e família.

Já em Cinema e Artes Gráficas, será possível apreciar um filme inédito, doméstico e de época, feito pela família Silva Prado, que apoiou financeiramente a Semana de Arte Moderna, além de cartazes do cinema brasileiro que pertencem ao acervo da FAAP, como alguns do período inicial do cinema, dos anos 1920 e 1930; da Vera Cruz, de 1950; do Cinema Novo e, por fim, da Tropicália, nos anos 1960 e início dos anos 1970. Cartazes alemães e russos dos anos 1920 e 1930, que também são referência de modernidade para o Brasil, estarão em exposição.

Essa exposição fará conexão com a “Modernos“, em cartaz desde março também no MAB FAAP, com dois grandes núcleos: Antes e Depois de 1922. Com obras de Antônio Parreiras, Eliseu Visconti, Estevão Silva, Georg Grimm e João Batista Castagneto são exemplos que podem ser vistos no núcleo Antes de 1922. No segundo, serão obras de 121 artistas, como O Homem das Setes Cores, de Anita Malfatti, entre outras.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi terá uma atividade teatral para crianças. Em Uma Viagem Modernista, de 14 de maio a 25 de junho, haverá uma introdução a linguagem teatral para crianças a partir de sete anos, através de um olhar para a arte modernista brasileira. Idealizada pelo ator, produtor e arte educador, Alexandre Meirelles, o projeto pretende provocar uma relação entre os modernistas e suas respectivas obras a partir do universo teatral.

Será estimulado uma investigação artística através de multilinguagens, como literatura, música, artes plásticas e principalmente jogos teatrais como forma de expressão. As crianças transformarão grande parte destas obras em performances artísticas, visando contextualizar, revisitar e promover o diálogo na construção de novas releituras, aprendendo a expressar emoções e desenvolver a criatividade.

No próximo domingo, dia 15 de maio, a Sala São Paulo recebe o Quarteto Osesp para celebrar os 150 anos de Vaugham Williams ao tocar uma de suas peças mais famosas, The Lark Ascending (Ascensão da Cotovia). A programação ainda contará com dois Quarteto de Cordas nº 3, um do brasileiro Camargo Guarnieri e outro, em Fá maior, do russo Shostakovich.

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts