Com a proximidade do Dia Nacional da Mata Atlântica, veja locais em São Paulo onde é possível ter contato com esse incrível bioma

Quem mora ou está de passagem por São Paulo tem o privilégio de ter um contato próximo com a Mata Atlântica. Cerca de 30% do território da maior cidade do país é coberto pelo bioma, que além de embelezar as paisagens com a sua fauna e flora, contribui para a qualidade de vida da população ao ajudar, por exemplo, no equilíbrio climático e na preservação dos mananciais hídricos. Dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estimam que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

No Brasil, temos o Dia Nacional da Mata Atlântica, data celebrada em 27 de maio e que tem por objetivo promover ações de conscientização e preservação desse bioma e da sua biodiversidade. Que tal aproveitar a ocasião para conhecer ou visitar atrativos que preservam áreas da Mata Atlântica? Confira:

Parque Estadual do Jaraguá

No Parque Estadual do Jaraguá, localizado na zona Oeste de São Paulo, os visitantes podem aproveitar um pedacinho da Mata Atlântica para realizar atividades ao ar livre ou simplesmente vivenciar a calma e a tranquilidade trazidas pela mãe natureza. Além de quadras, playgrounds e academias ao livre, o parque também oferece trilhas, inclusive aquela que leva ao Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de São Paulo. 

Praça do Pôr do Sol

Situada em um dos pontos mais altos da Vila Madalena, a Praça Coronel Custódio, ou mais conhecida como Praça do Pôr do Sol, conta com 31.000m² de árvores remanescentes da Mata Atlântica. Lá, diversos grupos e famílias aproveitam a tranquilidade da praça para estender a toalha e curtir o enquadramento perfeito do pôr do sol. Em seu entorno encontram-se diversos bares e restaurantes, e também está próximo de outros pontos turísticos da região, como o Beco do Batman e o Instituto Tomie Ohtake .

Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira, na zona Norte, é composto por quatro núcleos, e neles os visitantes encontram trilhas diversas, espaços para piqueniques e para práticas esportivas e até cachoeiras. O verde abundante em todas as áreas é um convite para explorar a riqueza da fauna e da flora remanescente da Mata Atlântica e conferir de perto exemplares de árvores nativas como Cabuçu, Jequitibá, Juçara, Cedro, Xaxim e Bromélia.

Jardim Botânico de São Paulo

Com 360 mil metros quadrados de área preservada da  Mata Atlântica, o Jardim Botânico de São Paulo é um dos passeios obrigatórios para quem quer estar em contato com a natureza. Fundado em 1938, abriga 380 espécies de árvores e muitos atrativos para aprofundar os conhecimentos em botânica, como a grande Estufa de plantas, que deu início ao que hoje é o Jardim Botânico, e o Jardim dos Sentidos, que oferece uma experiência sensorial a partir de uma coleção de plantas aromáticas. 

  • Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3031 – Água Funda, São Paulo/SP
  • Telefone: 11 5067-6000 / 11 5073-3678
  • Informações sobre visitas: https://jardimbotanico.sp.gov.br/

Parque Burle Marx

Conhecido pelo pátio-jardim de diferentes níveis projetado pelo arquiteto Roberto Burle Marx, o Parque Burle Marx é um verdadeiro tesouro paisagístico da cidade de São Paulo que guarda em seu interior áreas de reserva ambiental. Dispõe de trilhas em meio a mata fechada, que possibilitam contemplar a natureza remanescente da Mata Atlântica, horta comunitária, além de uma pequena nascente e dois lagos. 

  • Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade, São Paulo/SP
  • Telefone: 11 3746-7631 / 11 93115-1247
  • Informações sobre visitas: http://parqueburlemarx.com.br/visitas
Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts