AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DO CARTAZ E PARA A PREMIAÇÃO DE PRODUTOS E TRABALHOS ESCRITOS PODEM SER REALIZADAS PELO SITE DO MUSEU ATÉ 24 DE AGOSTO
O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, abre as inscrições para o 35º Prêmio Design MCB. Os interessados em concorrer nas categorias de Produtos (Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transportes, Utensílios) e/ou Trabalhos Escritos (Publicados e Não Publicados), assim como no Concurso do Cartaz, poderão se inscrever até o dia 24 de agosto de 2022 pelo site do MCB. Neste ano as inscrições serão gratuitas.
José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, acredita que a longevidade da premiação revela a importância que ela tem para a indústria e mercado brasileiros. “O Prêmio Design MCB ganha uma nova força em 2022, estimulado pela gratuidade das inscrições e com a volta da exposição presencial no final do ano, apresentando os premiados e selecionados pelas comissões julgadoras”, comenta.
“O prêmio design promovido pelo Museu é uma ação prospectiva e de análise continuada sobre a produção contemporânea de seus temas interesse, além de reconhecer a excelência do design brasileiro e incentivar seu fortalecimento e disseminação”, diz Giancarlo Latorraca, Diretor Técnico do MCB.
Para avaliar os trabalhos, o 35º Prêmio Design contará com três comissões julgadoras. Na categoria Produtos, Giorgio Giorgi Júnior é o coordenador pela terceira vez (2009, 2011 e 2022). Professor da FAU-USP desde 1989, graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie (1976), é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1985), doutor (1998) e livre-docente (2018) pela FAU-USP. A avaliação se dará em duas fases: na primeira, os concorrentes devem enviar pelo sistema de inscrição as imagens dos projetos, memorial descritivo e detalhamento técnico; aqueles selecionados pela comissão julgadora deverão entregar para a segunda fase um exemplar físico para sequência no processo de avaliação e que também poderá fazer parte da exposição.
Já a comissão julgadora de Trabalhos Escritos será coordenada por Myrna Nascimento, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente, é professora e pesquisadora do departamento de Projeto da FAU-USP, nos cursos de Arquitetura e Design, e do Centro Universitário Senac, onde também coordena o grupo de pesquisa em Comunicação, Arquitetura e Design. Os Trabalhos Escritos, cujo tema esteja relacionado ao campo do design, serão avaliados em uma única fase: após a leitura, os jurados se reunirão realizar a avaliação final. A modalidade de ‘Trabalhos Escritos Publicados’ analisará obras em formato livro impresso, em primeira edição, publicadas nos últimos 3 anos, obrigatoriamente com ISBN e Ficha Catalográfica, cujos direitos autorais pertençam ao participante ou que possuam devida autorização. Já ‘Trabalhos Escritos Não Publicados’ considerará trabalhos de pós-graduação stricto sensu (dissertações, teses e livre-docência) apresentados nos últimos 3 anos.
Para coordenar a comissão julgadora do Concurso do Cartaz, que este ano acontecerá simultaneamente com as categorias de Produtos e Trabalhos Escritos do 35º Prêmio Design MCB, Leopoldo Leal foi o convidado. Professor na pós-graduação do Senac, seu livro Processo de criação em design gráfico: Pandemonium, é fruto de sua tese de doutorado, premiada em 1º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira, Type Directors Club, Brasil Design Award, Latin American Design Awards e finalista no prêmio Jabuti 2021.
Os participantes do Concurso do Cartaz devem desenvolver um cartaz para o 35º Prêmio Design, enquanto peça gráfica autônoma, com força e linguagem próprias. O projeto gráfico deve apresentar um conceito visual dinâmico e refletir, com criatividade, a identidade do design brasileiro. Nesta edição, o tema sugerido para o desenvolvimento dos cartazes é: “Projeto, processo e percurso”. A avaliação do cartaz será exclusivamente digital e o participante deverá enviar, obrigatoriamente, uma imagem estática e poderá enviar também uma versão animada do cartaz e um documento que represente seu processo criativo.
Inscrições
O regulamento está disponível no site do MCB e as inscrições deverão ser feitas até o dia 24 de agosto, também pelo site. O participante poderá concorrer em quantas categorias desejar, com diferentes trabalhos. A autoria dos projetos pode ser individual ou coletiva, com a participação de até 15 pessoas.
Resultado e exposição
O resultado do Concurso do Cartaz será divulgado no dia 04 de outubro de 2022. Das demais categorias, o resultado será divulgado no site da instituição em dezembro. A exposição que apresentará os premiados e selecionados será aberta em 17 dezembro de 2022, com visitação até fevereiro de 2023.
SERVIÇO:
35º Prêmio Design MCB
Inscrições: até 24 de agosto pelo site do MCB
Participação gratuita
Resultado: pelo site do MCB
Realização: Fundação Padre Anchieta e MCB
Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação revela talentos e consagra profissionais e empresas. Entre julho e agosto, o MCB recebe criações nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos, além do Concurso do Cartaz. Os inscritos são analisados por três comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de Produto, outra para Trabalhos Escritos e a terceira para o Concurso do Cartaz. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações, contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin