De olho em Paris: São Paulo sedia etapa de Mundial de Breaking e festival que celebra a cultura hip hop

red-bull

Entre os dias 29 e 31 de julho, a capital paulista recebe talentos e atletas do Brasil e do mundo, além da decisão nacional do Red Bull BC One

A apenas dois anos para a estreia do Breaking em Paris, o maior campeonato mundial da modalidade, Red Bull BC One 2022, volta ao Brasil. Depois de passar por Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Brasília (DF), a competição chega a São Paulo, no Streetopia, onde acontecem, de sexta (29) a domingo (31), a Cypher SP, que é a última seletiva regional; a Final Nacional, etapa decisiva que define quem serão os brasileiros a representar o país no mundial; e o Red Bull BC One Camp, uma imersão no mundo do breaking por meio de workshops, apresentações, oficinas de danças e batalhas de exibição.

Dando o pontapé inicial na programação paulista, na sexta-feira (29), o evento inicia com a Cypher São Paulo, a última seletiva regional do Brasil. De lá, sairão quatro finalistas (dois da categoria feminina e dois da masculina), que garantem vaga na Final Nacional do Red Bull BC One, que acontece no domingo (31). Os 32 melhores B-Boys e B-Girls do país se enfrentam para conseguir o título de Campeão e Campeã Nacional e ambos vencedores irão carimbar o passaporte para representar o Brasil em Nova Iorque na etapa mundial, que acontece no dia 12 de novembro e contará com transmissão ao vivo por meio do Youtube.com.br/RedBullBCOne.

Red Bull BC One Camp

Em paralelo às competições, durante os três dias de evento, acontece o Red Bull BC One Camp, um festival da cultura hip hop, com programações especiais que vão desde workshops, apresentações e oficinas de danças até batalhas de exibição, com grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade.

Entre as atrações, estão batalhas inusitadas, como a ‘Batalha do Chinelo’, em que os participantes não podem deixar o chinelo sair do pé enquanto dançam Breaking, e a ‘Passinho Tá em Casa’, uma mistura inédita entre passinho e house. Também ocorre uma batalha de exibição entre duas das mais renomadas crews do mundo, a Squadron Crew, diretamente do sul da Califórnia, e a brasileira Tsunami All Stars, que terá transmissão ao vivo pelo Youtube.com/RedBullBCOne; além de workshops ministrados por talentos internacionais e nacionais, como o DJ francês Kapela, a B-Girl francesa Sarah Bee, o B-Boy francês Lilou, o fotógrafo reconhecido no meio Breaking Little Shao, o capoeirista Arthur Fiu e outros grandes nomes.

Conhecida por fotografar a arte urbana de Nova Iorque desde a década de 70, quando a cultura hip hop nasceu nos subúrbios nova-iorquinos, Martha Cooper também é presença confirmada, após seis anos de sua última passagem pelo país. Em parceria com o artista visual catarinense Wagner WAGZ, as obras da fotógrafa farão parte de uma exposição durante os três dias de evento, em que estarão estampadas em jaquetas confeccionadas e pintadas artesanalmente por WAGZ.

Gratuito e aberto ao público, o Red Bull BC One Brasil 2022 é apoiado por Streetopia e Spotify. Os interessados em participar devem garantir seus ingressos antecipadamente e se inscrever para os workshops e batalhas através do link. Capacidade limitada.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (29)

10h às 18h – Red Bull BC One Cypher São Paulo: Qualificatória valendo quatro vagas para a Final Nacional da competição

15h às 16h30 – Workshop Afro em Foco: Com a professora, dançarina e modelo Raquel Cabaneco e com o DJ Love nas pickups, a programação vai desenvolver a força, resistência e amplitude de movimento.

18h às 19h30 – Workshop Open Mind: Com Sarah Bee, B-Girl francesa, que promete explorar as possibilidades do corpo e criatividade.

20h às 22h – Batalha do Chinelo: Criada pelo brasileiro B-Boy Pelezinho, os participantes deverão performar calçando os chinelos e com um grande desafio: não deixar que eles saiam dos pés.

Sábado (30)

11h às 12h30 – Workshop Capoeira e Power Moves: Ministrado por Arthur Fiu, que irá explorar movimentos de capoeira que inspiram alguns power moves do breaking.

11h30 às 12h30 – Eliminatórias Batalha Bonnie & Clyde: Batalhas mistas em dupla

13h30 às 15h30 – Pintura ao vivo com Wagner WAGZ: O artista visual pintará uma das fotografias de Martha Cooper em uma jaqueta jeans personalizada

14h às 15h30 – Workshop House: Uma jornada musical com Kapela, em que o aluno aprenderá as bases de house e a desenvolver o vocabulário através de diversos exercícios.

14h às 15h30 – Bate-Papo ‘Breaking – Um passo além da dança’: Dra. Fernanda Giachetta explicará como preparar o corpo para a dança, quais os riscos e cuidados que devem ser tomados, além de conceitos importantes para garantir o alto rendimento.

15h às 16h30 – Finais Batalha Bonnie & Clyde: Etapa decisiva das batalhas em dupla

17h às 18h30 – Workshop Attitude: Uma lição de como trazer atitude para sua dança, ministrado por Lilou.

20h às 20h30 – Squadron Crew vs Tsunami All Stars: Batalha de exibição entre duas das mais reconhecidas crews do mundo.

Domingo (31)

11h às 12h30 – Workshop ‘Passinho’: Com Celly I.D.D, referência feminina ativa, que contribuiu para a construção, formação e concepção estética da mulher no movimento passinho.

12h às 13h30 – Bate-Papo sobre fotografia e dança: Com os B-Boys Lilou, Allef e Little Shao – que, além de breaker, é um dos fotógrafos mais respeitados da cena mundial.

14h às 15h30 – Passinho Tá em Casa: Uma mistura de Passinho e House, ritmos tradicionais no Brasil, nunca feita antes, que terá Neguin no júri ao lado de Celly e Nenê.

16h às 17h30 – Pintura ao vivo com Wagner WAGZ: O artista visual pintará uma das fotografias de Martha Cooper em uma jaqueta jeans personalizada

19h às 22h – Final Nacional do Red Bull BC One 2022: A grande decisão que definirá o melhor B-Boy e a melhor B-Girl do Brasil.

SERVIÇO

Red Bull BC One – Cypher SP

Local: Streetopia – R. Luís Coelho, 323 – Consolação, São Paulo – SP, 01309-001

Data: 29/07

Horário: A partir das 10h

Ingresso: Gratuito – é necessário retirar com antecedência e se inscrever para workshops e batalhas através do link.

Red Bull BC One – Camp

Local: Streetopia – R. Luís Coelho, 323 – Consolação, São Paulo – SP, 01309-001

Data: 29, 30 e 31/07

Horário: A partir das 10h no dia 29 e a partir das 11h nos dias 30 e 31/07

Ingresso: Gratuito, com retirada de ingressos antecipados através do link.

Red Bull BC One – Final Nacional

Local: Streetopia – R. Luís Coelho, 323 – Consolação, São Paulo – SP, 01309-001

Data: 31/07/2022

Horário: 19h

Ingresso: Gratuito, com retirada de ingressos antecipados através do link.

Transmissão ao vivo: Pelo Youtube, https://www.youtube.com/c/RedBullBCOne, e pelo TikTok, https://www.tiktok.com/@redbullbr.

Conheça o Red Bull BC One:

O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre B-Boys e B-Girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores B-Boys e B-Girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em julho na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) carimbam o passaporte a Nova Iorque e disputam a Last Chance Cypher, antes de garantirem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 12 de novembro. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts

João Ventura em Contraponto

Pianista, cantor e compositor brasileiro que encantou Madonna, apresenta espetáculo no Teatro B32, fará a fusão da música erudita com a popular O pianista, cantor