PianOrquestra apresenta o novo álbum “COLLECTIVA”

PianOrquestra

SESC 24 de Maio – 26 de julho às 19h
Rua 24 de Maio, 109 – República – Centro – São Paulo / SP

SESC Vila Mariana – 27 de julho às 19h
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo / SP

SESC Guarulhos – 28 de julho às 19h
R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo – Guarulhos / SP

SESC Ribeirão Preto – 30 de julho às 17h
Rua Tibiriçá, 50 – Centro – Ribeirão Preto / SP

 

O álbum “Collectiva” traz novas reflexões e realizações na divisão do espaço, compartilhamento do teclado, soma de individualidades e virtuosismo, explorando as sonoridades do piano em todos os seus limites e extensões, contribuindo com inovações para a literatura do Piano.

Collectiva representa pluralidade, (base etimológica de “coletivo”), reflete a busca da experiência do grupo em novas possibilidades do pensamento pianístico coletivo, alternando entre performance solo e em grupo, integradas aos elementos de preparação, proporcionando uma vivência única do piano preparado e compartilhado.

O PianOrquestra buscou se renovar em meio a pandemia gravando esse novo trabalho, explorando o conceito de coletivo de individualidades, o caráter coletivo no desenvolvimento das competências individuais, demonstrando a soma das vivências e interpretações pessoais, como superação dos tempos pandêmicos que vivenciamos.

 

“O formato remoto trouxe novos desafios, pensando o coletivo com um olhar diferente, pois agora mesmo que de longe, precisávamos criar, pesquisar e nos aprimorar individualmente, diferente do formato que conhecíamos.  Tivemos que nos adaptar, explorar novas possibilidades e sobretudo desenvolver as individualidades dentro do coletivo.”

 

O grupo conquistou um novo feito em termos de inovação em arranjo para piano, realizando um quinteto de cordas (dentro do piano), harmonizando a música: Trilhos Urbanos, de Caetano Veloso. Nesse mesmo arranjo conseguiu agregar as técnicas de piano preparado de Cage somando a técnica próprias, conferindo originalidade a obra. Para atingir essa conquista, foram necessárias muitas pesquisas, que começaram dentro do ambiente universitário da UniRio, através do projeto de pesquisa e extensão: Pianofonia, e depois trabalhado e lapidado pelo grupo PianOrquestra.

Contamos ainda com a estréia mundial de uma obra de Itiberê Zwarg, a Suíte Keops Mikerinos, criação online, escrita e desenvolvida no projeto de extensão Pianofonia e depois adaptada para o grupo PianOrquestra.

O Projeto de Pesquisa e Extensão Pianofonia é um laboratório dedicado a pesquisas sonoras e a novas formas de explorar o piano no século XXI, é administrado pelo professor Claudio Dauelsberg e teve participação ativa de seus alunos como Matheus Kern (que hoje integra o grupo PianOrquestra) e Thomas Lenny.

As pesquisas realizadas pelo projeto Pianofonia e o grupo PianOrquestra possibilitam apresentar novos arranjos e novas formas de tocar o piano. Tudo isso reforça ainda mais o sentido de trabalho em rede, de “COLLECTIVA” (título do álbum).

 

“Hoje temos um acervo e volume de pesquisas considerável, fruto de muito trabalho ao longo dos últimos 20 anos, colocando o Brasil como referência sobre inovação na área de pesquisas sonoras do piano”, diz Dauelsberg

O repertório do novo álbum ressalta importantes compositores que construíram a literatura do piano brasileiro como, Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Pixinguinha, priorizando uma linha do tempo do Piano Brasileiro, com os Nacionalistas de Primeira e Segunda Geração até compositores contemporâneos. Essas obras sendo apresentadas pelo Coletivo de Pianistas do PianOrquestra: Claudio Dauelsberg, Marina Spoladore, Priscilla Azevedo, Verónica Fernandes, Amanda Kohn, Nathália Martins e Matheus Kern (Pianistas), com percussões da japonesa Mako nas performances em grupo e participação especial de Robertinho Silva em Ciranda.

 

 

Sobre o PianOrquestra

O PianOrquestra destaca-se pela originalidade e pela qualidade musical. Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, a PianOrquestra explora infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzida pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.

Desde 2003, as 10 mãos e 1 piano se apresentou em importantes palcos internacionais e também uma extensa turnê pela Europa em 2018, onde passou por importantes teatros de sete países. Foram dois anos de preparação e o resultado surpreendeu, com lotação em teatros da Estônia e da Letônia. PianOrquestra também fez show no moderno e recém-inaugurado teatro Elbphilharmonie, em Hamburgo, na Alemanha, com lotação esgotada. A turnê ainda teve apresentações pela França, Suíça, Portugal e Espanha.

Considerado um dos “10 Melhores Concertos do Ano” pelo jornal “O Globo”, o grupo recebeu, em 2016, a maior pontuação das três Américas para participar do showcase “Classical Next”, na Holanda.

O grupo já tem dois DVDs lançados com grande sucesso e reconhecimento do público e da mídia, lotando teatros por todo o Brasil.

 

Repertório:

Alma Brasileira – Villa-Lobos (Intérprete: Marina Spoladore)

Festa no Sertão – Villa-Lobos (Intérprete: Priscila Azevedo)

Ciranda – Claudio Dauelsberg & Claudio Castelo Branco (Intérprete: PianOrquestra – Participação Especial: Robertinho Silva)

Prelúdio nº 2 – Claudio Santoro (Intérprete:  Amanda Kohn)

Paulistana nº 1 – Claudio Santoro (Intérprete:  Amanda Kohn)

Valsa da Dor – Villa-Lobos (Intérprete: Verónica Fernandes)

Um a Zero – Pixinguinha & Benedito Lacerda (Arranjo e Intérprete: PianOrquestra)

Frevo – Egberto Gismonti (Intérprete:  Claudio Dauelsberg)

Dansa do Indio Branco – Villa-Lobos (Intérprete: Nathália Martins)

Forró Brasil – Hermeto Pascoal (Música Incidental: Repente – Claudio Dauelsberg) (Intérprete: PianOrquestra)

Cenas Rupestres – Amaral Vieira (Intérprete: Matheus Kern)

Tango – Marlos Nobre (Intérprete:  Amanda Kohn)

Trilhos Urbanos – Caetano Veloso (Música Incidental: Tacho – Hermeto Pascoal) (Arranjo: Pianofonia – Intérpretes: Thomas Lenny, Matheus Kern e Claudio Dauelsberg)

Suíte Keops Mikerinos – Itiberê Zwarg (Intérprete: PianOrquestra) – Ao Vivo

Escadaria – Pedro Raymundo (Arranjo: Verónica Fernandes – Intérprete: PianOrquestra) – Ao Vivo

 

Ficha Técnica PianOrquestra

Diretor Artístico: Claudio Dauelsberg

Diretor de Produção: Carlos Fausto

Assistentes de Produção: Camille Dias, Cristhine Rodrigues e Luiza Pion

Músicos PianOrquestra:

Claudio Dauelsberg

Verónica Fernandes

Nathália Martins

Matheus Kern

Mako

Músicos Convidados:

Amanda Kohn

Anne Amberget

Marina Spoladore

Patrícia Mol

Priscilla Azevedo

Verónica Bonfim

 

Técnico de Som: Rafael Duarte

Técnico de Luz e Projeção: Carlos Fausto

Direção de Movimento: Laura de Castro

Conteúdo Visual: Alexandre Andrada e Carlos Fausto

 

Ficha Técnica CD Collectiva 

Produção Executiva: Carlos Fausto

Direção Musical: Cláudio Dauelsberg

Produção Fonográfica: Carlos Fausto & Carlos Mills

Músicos PianOrquestra:

Claudio Dauelsberg

Verónica Fernandes

Nathália Martins

Matheus Kern

Mako

 

SERVIÇO

Show – PianOrquestra apresenta o novo álbum “COLLECTIVA”

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

SESC 24 de Maio – 26 de julho às 19h
Rua 24 de Maio, 109 – República – Centro – São Paulo / SP

SESC Vila Mariana – 27 de julho às 19h
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo / SP

SESC Guarulhos – 28 de julho às 19h
R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo – Guarulhos / SP

SESC Ribeirão Preto – 30 de julho às 17h
Rua Tibiriçá, 50 – Centro – Ribeirão Preto / SP

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts