O SHOW ACONTECE NO DIA 21 DE AGOSTO, ÀS 11H, E CONTARÁ COM OBRAS COMO ‘GENTE HUMILDE’ E ‘SÃO PAULO QUATROCENTÃO’
No dia 21 de agosto, domingo, às 11h, o projeto Música no MCB, do Museu da Casa Brasileira – instituição gerida pela Fundação Padre Anchieta – apresenta, em parceria com a Borandá Produções e o Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o concerto “Garoto” do violonista Paulo Bellinati. Ele é um dos principais intérpretes e estudiosos do legado de Aníbal Augusto Sardinha – o célebre violonista Garoto, considerado por muitos músicos e especialistas como o pai do violão moderno no Brasil.
Para o concerto, Paulo Bellinati remonta o trio de violões que Garoto tinha com seus parceiros Petit e Aymoré, convidando os músicos Swami Jr., no violão de 7 cordas, e o jovem talento Daniel Murray, no violão clássico de 6 cordas.
No programa estão peças do álbum “Garoto”, de 1986, relançado pelo Selo Sesc em 2019. Entre as obras arranjadas por Paulo Bellinati para solo, duo e trio de violões, estão a famosa “Gente humilde”, “São Paulo quatrocentão”, “Quando dói uma saudade”, “Enigma”, entre outras. O repertório também visita contemporâneos de Garoto, como Laurindo de Almeida (Braziliance) e Tom Jobim (Meu amigo Radamés).
Sobre Paulo Bellinati
Violonista, compositor e arranjador. Estudou violão clássico com Isaias Sávio. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. De 1975 a 1980, viveu na Suíça, onde continuou seus estudos em Genebra e lecionou no Conservatório de Lausanne. Sua atuação tem reconhecimento em âmbito internacional. Foi um dos representantes brasileiros, ao lado de Cristina Azuma, Gabriel Improta e a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música, do evento “Panorama Internacional do Violão”, que ocupou a Sala Cecília Meireles (RJ), em 2000, com recitais e masterclasses.
Sua discografia inclui discos com o grupo Pau Brasil e álbuns de releituras que promovem um resgate histórico da música brasileira como “Garoto”, “Violões do Brasil”, “The Guitar Works of Garoto”, “Serenata – Choros & Waltzes of Brazil”, “Afro-Sambas”, com a cantora Mônica Salmaso, “Lira Brasileira” e “Paulo Bellinati Plays Antonio Carlos Jobim”.
SERVIÇO:
Concerto Garoto com Paulo Bellinati
Data: 21 de agosto, domingo, às 11h.
Local: terraço do Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2.705 — Jardim Paulistano — SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Entrada: R$ 20,00 | Meia-entrada: R$10,00
Realização: PROAC, MCB e Borandá Produções
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.