Unindo contação de histórias, palhaçaria e musicalidade, “Histórias do Mundão” propõe uma reflexão sobre o uso massivo dos eletrônicos na infância, e inspira as crianças a embarcarem no mundo da imaginação.
Coletivo baiano estreia temporada gratuita em São Paulo da peça infanto juvenil “Histórias do Mundão”
Pela primeira vez em São Paulo, de 13 de agosto a 04 de setembro de 2022, o Atelier Artístico Chegança – coletivo da Bahia – realiza uma temporada do premiado espetáculo infanto juvenil “Histórias do Mundão”, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, que fica na Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo – SP.
Com entrada gratuita e ingressos no sistema “pague quanto puder”, as apresentações acontecerão aos sábados e domingos, às 16h, com recomendação etária para crianças acima de 6 anos.
Unindo contação de histórias, palhaçaria e musicalidade, “Histórias do Mundão” narra as memórias das irmãs Tina e Kekeu, duas heroínas que estão em busca do diferente. Cansadas de só olhar o mundão através das telinhas, elas embarcam em uma aventura pela magia da leitura.
A montagem propõe uma reflexão sobre o uso massivo dos eletrônicos no período da infância, tornando o cotidiano das crianças, em sua maioria, com pouco estímulo à imaginação.
“O espetáculo leva para a criançada um jeitinho gostoso e divertido de conhecer o mundo através da leitura”, comenta o grupo que foi indicado com o espetáculo “Histórias do Mundão” ao 28º Prêmio Braskem de Teatro, que elegeu os destaques do ano de 2021 do teatro baiano, nas categorias “Melhor espetáculo infanto juvenil” e “Melhor Direção.
A pesquisa dramatúrgica, desenvolvida durante dois anos, manteve como foco as perspectivas das infâncias, tendo como livre inspiração as obras do escritor Daniel Munduruku e a escritora ativista Kiusam de Oliveira.
“As protagonistas dessa história são crianças com diferentes bases de formação, valorizando a cultura identitária brasileira, e resgatando o universo da memória ancestral e cultural dos seus povos, refletindo sobre as diferenças que regem as dinâmicas sociais”, finaliza o grupo.
A temporada faz parte da ocupação do coletivo no Teatro de Arena Eugênio Kusnet que inclui ações de fomento à arte, ao teatro, à literatura e à prática artístico-educacional, contribuindo para o fortalecimento da expressão artística e construção do pensamento crítico das crianças e jovens deste território.
Além das apresentações para o grande público, o Chegança realizará apresentações gratuitas aos sábados, fechadas para o público formado por crianças e adolescentes de instituições convidadas, visando a formação de plateia para a linguagem das artes cênicas e a democratização do acesso à cultura. E irá promover também a vivência teatral “Contando Histórias do Meu Mundão”. Uma ação gratuita para crianças de 07 a 12 anos de instituições parceiras do projeto que trabalham com a infância e juventude na região próxima ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet, na Vila Buarque.
As ações fazem parte do projeto “Ocupação Chegança (BA) no Teatro de Arena” que conta com o apoio cultural da Funarte, através do Edital de Credenciamento para realização de espetáculos de circo, dança, teatro e música na Funarte SP.
Sobre o Atelier Artístico Chegança
O Atelier Artístico Chegança é um coletivo de artes cênicas, fundado em 2018 pelas atrizes e produtoras Manu Santiago e Ana Tereza, em Salvador, na Bahia. O grupo tem desenvolvido sua pesquisa e prática inspiradas nas raízes culturais da literatura brasileira, dialogando com a dramaturgia infanto juvenil e adulta, explorando espaços alternativos de representação.
O Atelier Artístico Chegança associa a valorização artística às práticas socioeducativas. Por isso, as oficinas e vivências do coletivo visam difundir a relação arte e educação enquanto mecanismos de expressão e conhecimento no universo infantojuvenil e adulto, respectivamente.
Utilizando a contação de histórias como interlocutora da palavra e da corporeidade, os novos contadores embarcam numa aventura brincante pelo universo da literatura, desenvolvendo sua expressividade, a imaginação, a aprendizagem e a consciência do “estar presente”.
Mais informações: @ateliercheganca
Assista o teaser: www.youtube.com/watch?v=HVe34V5XTv8&feature=youtu.be
FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO: Idealização e realização: Atelier Artístico Chegança | Literatos: Daniel Arcades, Manu Santiago e Ana Tereza | Encenação: Manu Santiago e Rino Carvalho | Elenco: Ana Tereza e Manu Santiago | Direção Musical: Luciano Salvador Bahia | Trilha Original: Daniel Arcades, Luciano Bahia e Ana Tereza | Visualidade: Rino Carvalho e Lucimaureen Agra | Iluminação: Nathan Lemos |
FICHA TÉCNICA PROJETO: Gestão Administrativa e Financeira: Ana Tereza | Direção de Produção, Produção Executiva e Comunicação: Manu Santiago | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Programação Visual: Camilo Fróes e Ana Tereza | Fotografia: Alessandra Nohvais | Arte-educadoras: Ana Tereza e Manu Santiago | Técnica de Luz: Carolina Gracindo
SERVIÇO: “Histórias do Mundão”
Com Atelier Artístico Chegança
Sinopse: Cansadas de só olhar o mundão através das telinhas, as personagens Tina e Kekeu decidem que é hora de conhecer o diferente. Num mergulho sobre as palavras, a poesia e a musicalidade, as irmãs embarcam numa aventura mágica pelo mundo da leitura e da contação de histórias. Duração: 70 minutos
Classificação Livre – Recomendação a partir de 06 anos
Gênero: Teatro infanto juvenil
Quando: 13 de agosto a 04 de setembro de 2022 – Horários: sábado e domingos às 16h
Entrada Gratuita – Ingressos: pague quanto puder (contribuição voluntária)
Informações: https://www.sympla.com.br/historias-do-mundao—espetaculo-infantojuvenil__1643457
Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo – SP
É recomendado o uso de máscara e é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação
Vivência Teatral “Contando Histórias do Meu Mundão”
Oficina com 03 turmas com 15 vagas cada – Grátis
Período: 19 de agosto a 02 de setembro de 2022 – 1 vez por semana – Horário: 14h às 17h
Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Público alvo: crianças de 07 a 12 anos – de instituições que trabalham com a infância e juventude